TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amanda M R S

Trabalho Escolar: Amanda M R S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias de processo da motivação

As teorias que englobam a perspectiva de explicar o porquê da motivação, destacando o modo de comportamento que os indivíduos têm em relação as suas necessidades, são representadas por outras três teorias para explicar essas perspectivas.

Citação

Teoria da expectativa, atribuída a Victor Vroom, diz que o esforço que o indivíduo irá fazer para atingir algum nível de desempenho dependerá da expectativa que ele tem sobre o resultado que esse esforço proporcionará.

“A teoria da expectativa representa uma tentativa de explicação da motivação do colaborador em termos de retribuição. O modelo supõe que pessoas tomam decisões racionais com base na realidade econômica.” (VECCHIO, 2009, p. 79).

Dentro desta teoria há três tipos de expectativas que a representa. A expectativa de empenho-desempenho, que diz respeito ao comportamento que o indivíduo terá em relação ao grau de dificuldade do desempenho que ele terá realizando algo.

Os colaboradores, ao decidirem por um rumo de ação, considerarão se seu desempenho resultará no sucesso desejado. Se os obstáculos forem de tal natureza, que não lhes permitam ter a expectativa razoável de desempenho, sua motivação ficara diminuída. (VECCHIO, 2009, p. 79).

Outra expectativa é a desempenho-resultado, ela afirma que de acordo com o bom desempenho do individuo, ele possa alcançar os objetivos desejados.

Uma outra consideração é se um determinado nível de desempenho resultará na obtenção de um resultado particular. Quanto mais firmemente um colaborador acreditar que o desempenho conduzirá a um resultado positivo (ou evitará um negativo), mais provavelmente será que ele se motiva a alcançar maiores níveis de desempenho. (VECCHIO, 2009, p. 79).

E também há a valência (atratividade do resultado), também chamado de valorização, diz que o comportamento tem o poder de motivar de diferentes formas os indivíduos.

A valorização que um indivíduo associa a um resultado é um assunto pessoal, que não pode ser previsto de modo preciso por outras pessoas. Torna-se essencial, portanto, a indagar um determinado colaborador que valorização ele relaciona a resultados previstos. (VECCHIO, 2009, p. 79).

A teoria da equidade, desenvolvida por Stacey Adams, se baseia na sensação de justiça que o indivíduo tem em relação à recompensa obtida após alcançar determinado objetivo.

“A teoria da equidade é uma teoria da motivação que se concentra na percepção das pessoas sobre a justiça dos resultados obtidos em seus trabalhos em relação a (ou proporcionalmente a) suas contribuições.” (JONES; GEORGE, 2011, p. 285).

Quando os indivíduos avaliam o jeito como são tratados na organização, eles consideram dois pontos, as recompensas e os insumos. As recompensas são o que o funcionário recebe pelo trabalho prestado, e os insumos são os esforços oferecidos pelo indivíduo para realizar algo pela organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com