TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiental

Artigos Científicos: Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

CONCEITO: Conforme bem conceitua, no artigo 1º da Lei nº 9795/1999 diz:

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Para Sorrentino, et all, Educação ambiental como política pública, 2005:

“A Educação Ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores céticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza. Ela deve, portanto, ser direcionada para a cidadania ativa considerando seu sentido de pertencimento e co-responsabilidade que, por meio da ação coletiva e organizada, busca a compreensão e a superação das causas estruturais e conjunturais dos problemas ambientais.”

✓ HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

Várias são as discussões sobre a educação ambiental não só no Estado de Rondônia, mas no mundo contemporâneo, com uma busca incansável para uma sociedade que vem a buscar por políticas públicas para amenizar os impactos ambientais que sofremos, podendo ter resultados catastróficos para as futuras gerações.

Desde a chamada revolução industrial a atividade humana vem degradando o meio ambiente, com sua atividade inventora e transformadora com relação a natureza, tornando cada vez mais degradante sua ação, causando graves a até mesmo irreparáveis prejuízos, tanto de forma direta ou indireta.

A década de 1960 pode ser considerada como uma referência com relação a origem das preocupações com as perdas da qualidade ambiental.

O ano de 1972 foi histórico para o movimento ambientalista mundial, quando as discussões sobre o tema culminaram na primeira conferência mundial do meio ambiente humano em Estocolmo, convocada pela Organização das Nações Unidas sobre o grande impacto causado pelo relatório do clube de Roma sobre o uso dos recursos naturais disponíveis no planeta. Nessa Conferência foi discutido a educação ambiental dos indivíduos para um uso mais equilibrado.

No seminário de Belgrado discutiu-se a necessidade de se desenvolverem programas de educação ambiental em todos os países membros da ONU.A principal preocupação, naquele momento, foi divulgar a importância de uma política de uma educação ambiental de abrangência regional e internacional. A carta de Belgrado define a estrutura e os princípios básicos da educação ambiental, identificando o crescimento econômico com o controle ambiental como conteúdo da nova ética global.

Outro documento internacional de extrema importância é o Tratado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com