TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Dos Negocios No Rasil

Trabalho acadêmico: Ambiente Dos Negocios No Rasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.679 Palavras (23 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

1 AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS 4

2.1.1DIVISÃO DO ESTUDO ECONOMICO 6

2.1.1.1A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL 7

2.1.1.1.1OSBENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA 7

2.1.1.1.1.1PRINCÍPAIS CAUSAS DA MORTALIDADE NAS EMPRESAS 7

2.2 CLASSIFICAÇÃO DOS FATORES CONTRIBUINTES 9

2.3 FATORES EXTERNOS 10

2.4FATORES INTERNOS 10

4CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

APÊNDICES 14

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 14

1 AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

O alto nível de burocracia que emperra o ambiente de negócios no Brasil ainda está presente em praticamente todos os níveis e setores, comandado pela administração publica, que é o pior. Em linhas gerais, a burocracia e o emaranhado de processos são grandes obstáculos à transparência, simplificação e integração de processos.

Se o ambiente de negócios melhora longo surge empresas e empregos novos; torna simples o encerramento de industriais com fraco desempenho; quem está no setor informal é incentivado a ir para o formal, onde os direitos são respeitados, há proteção social e acesso ao credito. A melhoria do ambiente de negócios ajuda a melhorar a pobreza.

O estudo da teoria econômica divide-se em duas partes: a microeconomia e a macroeconomia. No mundo todo, a era das reformas macroeconômicas já passou. A inflação foi contida e os governos passaram a gastar com mis responsabilidades.

Os ganhos das mudanças na microeconomia são muitos: incentivo a livre iniciativa a capacidade empreendedora e uma delas.

De acordo com pesquisa do SEBRAE (2004), a taxa de mortalidade das empresas está relacionada principalmente com as funções administrativas de planejamento e controle. A principal causa diz respeito à falta gerencial; a falha no planejamento inicial faz com que as empresas enfrentem problemas financeiros, e o controle está relacionado com a atividade de comparar o planejamento com a situação atual.

2 DESENVOLVIMENTO

Apesar da política econômica no nosso país não funcionar com deveria em comparação a outros países muita leis tem sido feita para a melhora da nossa economia.

A melhoria do ambiente de negócios permite o surgimento de novas empresas e empregos; facilita o fechamento de indústrias com fraco desempenho (esse fechamento faz crescer a produtividade da economia); quem está no setor informal é estimulado a transitar para o formal, no qual os direitos são respeitados, há proteção social e acesso ao credito. Traduzida ao fundo pelo império da lei, a melhoria do ambiente de negócios ajuda a combater a pobreza.

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS

O excesso de burocracia e a falta de transparência nos serviços prestados pela administração pública aos cidadãos; pessoas físicas e jurídicas desenvolvem grandes perdas que afetam diretamente a competitividade brasileira. Ao longo dos últimos anos, foram criados instrumentos para reduzir processos, aumentar a transparência e melhorar o atendimento ao público, que representaram um importante avanço no processo de desburocratização.

A busca pela diminuição da burocracia no Brasil remete aos anos 1960, quando foi instituído o Decreto lei 200, primeiro grande avanço no processo de desburocratização da administração pública brasileira, que permitiu a descentralização administrativa, extinta alguns anos depois. O Brasil, só volta a progredir realmente na agenda de desburocratização, a partir da Reforma Gerencial, iniciada em 1995, com a criação do MARE- Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, depois reunida ao Ministério de Planejamento e Gestão. Após um período de poucos avanços práticos, na ultima década foram tomadas várias providências para facilitar a vida dos cidadãos e melhorar o ambiente de negócios.

O Decreto Federal nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, estabeleceu o Programa Nacional de Gestão Publica e Desburocratização- GesPública, com o objetivo de ajudar para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da rivalidade do país. A criação da GesPública foi um marco, pois significou o reinício da pauta da desburocratização no Brasil, cabendo ao programa a atribuição de esclarecer planos e implementar medidas nesse sentido. Sua atuação se da em diversas frentes, através da promoção de períodos de debates sobre gestão pública, da defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos, do estabelecimento de uma agenda de gestão pública e da promoção do prêmio nacional da Gestão Pública, entre outras opções.

Um dos primeiros resultados da GesPública foi o Decreto Federal nº 6.932, de 11 de agosto de 2009, que determina a redução do atendimento prestado pelos órgãos e entidades do Poder Executivo ao público. Entre as suas principais normas está à instituição da Carta de Serviços aos Cidadãos e da Pesquisa de Satisfação do Cliente, necessário para aumentar a transparência de informações e melhorar a qualidade do atendimento publico.

Outra importante melhoria inclui a lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, também conhecida como a Lei de Acesso à Informação, criada com o objetivo de autorizar acesso transparente a informação pública. Esta lei dispõe sobre as ações que deverão ser adotadas pelos órgãos e entidades em nível federal, estadual e municipal, para ampla publicação através de endereço eletrônico, autorizando o acesso de forma objetiva, transparente e clara.

Mais um passo essencial no processo de desburocratização foi a criação da Lei Federal nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007, que criou a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios- REDESIM, tornando firme normas e ações a serem estudadas pelos órgãos e entidades, nas esferas federal , estadual e municipal, em relação ao processo de registro e autenticação de empresas, tornando fácil, desburocratizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com