TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Trabalho Universitário: Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa Nº 1

Aula Tema: Os Tipos de Investimentos

Passo 1:

Pesquisa e análise sobre os Tipos de Investimentos.

Investimentos

Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem grande importância para as organizações. O investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

Essa é a característica comum a alguns exemplos citados de diversas situações que são igualmente citadas, de forma genérica de investimentos: comprar uma casa, comprar um carro, fazer uma aplicação financeira, guardar dinheiro na caderneta de poupança, abrir uma empresa, construir uma fábrica, cursar uma faculdade, estudar Inglês...

Dessa forma, abrir uma empresa e cursar uma faculdade, atos aparentemente sem relação nenhuma, podem ser entendidos como investimentos, uma vez que neles, renuncia-se a recursos do presente em prol de mais recursos no futuro.

Generalizando de forma simples, então, investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.

Tipos básicos de investimentos:

a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos: construçãode moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obras deinfraestrutura como estradas, hospitais, escolas, dentre outros.

b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privados, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, entre outros.

c) Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Exemplos: Petrobrás e Banco do Brasil.

A importância dos investimentos

Considerando o momento econômico mundial que atravessamos, no qual percebemos a luta das empresas pela sobrevivência e perpetuação no mercado, falar da necessidade de investimentos que propiciem crescimento pode parecer, a princípio, contradição e utopia. No entanto, destacamos o fato de que se não houver a preocupação de crescer, quando do direcionamento das ações operacionais e estratégicas em qualquer empreendimento, podemos sacramentar a falta de condições para continuar existindo e competindo em algum nicho de mercado.

Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios referentes ao aumento de concorrência no segmento, diferenciais no atendimento das vendas e pós-vendas, inovações tecnológicas de produtos ou serviços, guerra de preços etc. Os Investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações à longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:

1 - Expansão das organizações: as organizações, principalmente as privadas tem como objetivos crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar retorno para o investidor. Caso contrário nenhum investidor irá se interessar em investir na empresa.

2 - Reposição de capital: a organizações, mesmo que não estejam em expansão, precisam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas máquinas e equipamentos. Caso não for feito essa reposição, as máquinas e equipamentos não serão, mas tão eficientes, e o terá como consequência produtos mais caros e de baixa qualidade, que poderá afetar a sobrevivência da empresa.

Análise de Investimentos

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções. Para isso, ele faz três considerações que influenciam a decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.

A Análise de Investimento no Contexto Estratégico das Organizações

Toda organização possui um plano estratégico, ou seja, uma estratégia formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir seus objetivos. Por exemplos, muitas empresas fazem orçamentos empresariais, que são ferramentas de planejamento e controle nas quais se projetam receitas, custos e despesas, estimando os resultados futuros da organização.

Principais Aplicações Financeiras no Brasil

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte de receita para a empresa.

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

* CDB: Certificado de deposito bancário (emitidos para renda fixa com taxas pré e pós-fixadas). Pré-fixada (curto prazo); pós-fixada (Selic; CDI).

* Caderneta de poupança: Misto de rentabilidade entre taxa pré-fixada e TR (taxa referencial).

* Debêntures: Títulos médios e longo prazo (3 a 5 anos)

* Ações de empresas: Títulos de renda variável – Recebimento de dividendos; ganhos de capital.

* Fundo de investimentos: Títulos negociados por administradores (CNPJ)- Conservadores: CDBs, debentures, títulos Públicos. - Agressivos: Ações, moeda estrangeiras, derivativas.

* Títulos públicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com