TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Projeto

Exames: Analise De Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE PROPOSTA

QUESTÕES:

1. Quais são os possíveis caminhos para a Olympikus não enfrentar as marcas internacionais?

É um grande desafio para qualquer marca brasileira se destacar sobre as marcas internacionais, e para não enfrentar as marcas internacionais, a Olímpicos deve conhecer os seus concorrentes, principalmente os seus diferencias, se aproximando da qualidade, modelos, identificar o que faz os produtos internacionais serem tão requisitados e desenvolver uma identidade atraente. Além disso, é importante que o preço esteja compatível ao público alvo que a empresa quer conquistar.

Atualmente, os consumidores buscam se identificar com o produto que usam, principalmente se esse produto faz parte de seu vestuário, e as empresas, por sua vez, para estarem presente na realidade do consumidor, estando atualizadas as constantes mudanças da moda, devem ser capazes de identificar as necessidades e desejos de seus consumidores, respeitando os seus limites financeiros, como por exemplo, os brasileiros, que em sua maioria pertencem às classes C e D e é um público que tem o anseio em usar marcas relevantes ao mercado, com preços acessíveis.

De acordo com a seguinte citação: “Independente do tipo de organização, o ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou no insucesso das organizações. Cabe aos administradores monitorarem e analisarem o ambiente organizacional para detectarem potenciais oportunidades e ameaças para a suas organizações” (Filipe Sobral e Alketa Peci, p.72, 2008), portanto, quando a Azaléia S.A. decidiu retirar a marca Olimpikus do mercado em meados da década de 80, foi uma atitude ousada, que poderia ter dado certo, ou ter colocado a marca no esquecimento, pois estavam chegando marcas de grande porte ao Brasil. No entanto, a empresa buscou profissionais que estudaram a concorrência e a viabilidade do mercado, além de entender qual era a imagem que o público desejava, e assim, a Olímpikus desenhou sua identidade, que conquistou o público brasileiro, além de ter o seu reconhecimento internacional através dos patrocínios de jogos de grande visibilidade mundial.

O caminho é olhar para a sua própria trajetória que foi de buscar novas tecnologias, investir em equipamentos e profissionais que tiveram condições de trazer novidades colocando a marca em pé de igualdade com os concorrentes externos, fazendo com que o produto tivesse qualidade, porem, com preço inferior a concorrência e este caminho deve continuar, porque se parar de estudar a concorrência e também de buscar profissionais que possam fazer a diferença com certeza a empresa ficará para trás. Como aconteceu por exemplo coma Olivetti que parou no tempo e depois não se recuperou mais.

2. É possível replicar a estratégia da Olympikus em outros produtos de consumo com concorrentes globais?

A Olimpikus buscou identificar o que os concorrentes internacionais faziam para despertar o interesse de seus consumidores, ou seja, o foco principal da Olimpikus foi o consumidor, no qual identificou seus interesses e necessidades através do benchmark. Portanto, qualquer empresa que tem o objetivo em buscar superar as expectativas de seus clientes, desenvolvendo seus produtos com a mesma qualidade dos concorrentes, ou até melhor, além de investir em campanhas de marketing que tenha repercussão mundial, com o objetivo de construir uma identidade que desperta o interesse de seu público alvo, acredito que será tão bem sucedida quanto à marca Olimpikus. Acreditamos que sim,mesmo porque independentemente do segmento, todos tem que estar de olho na concorrência, buscando novas tecnologias, novos profissionais que atuem com bastante criatividade desenvolvendo produtos de qualidade.

3. Caso você fosse empresário do setor calçadista, qual caminho seguiria: desenvolver marca própria ou produzir tênis com marca de terceiros?

Produziria com marcas de terceiros, pois terei a oportunidade qualificar e desenvolver mais produtos do mesmo segmento, com o objetivo de criar identidade e impulsionar a marca, poderei ter a oportunidade em desenvolver uma loja segmentada utilizando a marca, como por exemplo, as lojas da Adidas, Reebock, que tem suas lojas conceito e outlets, e são empresas do mesmo grupo e segmento.

As marcas de terceiros já tem o conhecimento do processo e característica do produto, então, o retorno financeiro é mais rápido se investir em qualidade e desenvolvimento da marca, porem, nada impede que depois da empresa consolidada no mercado utilizando marcas de terceiros, possa haver uma busca por uma marca própria. Afinal de contas, para que estas marcas de hoje estejam no mercado com sucesso, alguém pensou e acreditou que era possível e trabalhou para que os projetos deixassem o papel e se tornassem realidade.

4. É possível ter uma marca de Tênis brasileira com atuação global, como propõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com