TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises De Investimentos

Exames: Analises De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

As Considerações Financeiras

Estas considerações levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financeiros, pois não faz sentido analisar investimentos sem recursos disponíveis

As Considerações do Ambiente Empresarial

São considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são as mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários, contudo são de fundamental importância já que influenciam a viabilidade de um investimento.

A análise no contexto estratégico das organizações

Toda empresa possui um plano estratégico, de como atingir os seus objetivos, esse plano pode ser formalizado em documentos e está ligada á analise dos investimentos necessários a sua realização.

Muitas empresas fazem do planejamento ferramentas nos quais se projetam receitas custos e despesas, estimando os resultados futuros. Essas ferramentas só tem validade quando vinculada a uma analise de investimentos adequada a qual determinara a viabilidade desses planos futuros traçados pala organização.

O Mercado Financeiro e a Analise de Investimentos

Podemos chamar de mercado financeiro ou bancário o conjunto de instituições e operações ocupadas com o fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos.

O equilíbrio do mercado significa que o volume total que as pessoas desejam emprestar deve ser igual ao volume total que as pessoas desejam tomar emprestado,

Portando o mercado precisa encontrar a taxa de juros de equilíbrio, isto é a taxa que os em prestadores desejam fornecer precisa ser exatamente igual á taxa que os tomadores desejam captar.

Essa intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada com base nas subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro:

 Mercado monetário

 Mercado de crédito

 Mercado de câmbio

 Mercado de capitais

 Outros mercados

O mercado financeiro apresenta uma referencia comum para as diversas negociações financeiras, a taxa de juros entendida como a moeda de trocas desses mercados.

Mercado monetário é especificamente para financiamentos e aplicações de curto prazo, no qual instrumentos financeiros de curto prazo como bilhetes do tesouro, papel comercial ou financiamentos inter-bancários são negociados. O mercado monetário consiste essencialmente em instituições financeiras e brokers, que por sua vez podem intermediar os instrumentos de curto prazo por conta de outras instituições não-financeiras. Os prazos de financiamento e aplicações neste mercado são tipicamente abaixo de 13 meses.

Mercado de crédito são classificados neste mercado todas as operações de financiamento e empréstimo de curto e médio prazo, com o objetivo de aquisição de bens de consumo corrente e de bens duráveis, e também com intuito de utilização para o capital de giro das empresas.

Mercado de câmbio: Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes.

Mercado de capitais: Esse mercado financeiro apresenta possibilidades de investimentos a pessoas jurídicas ou físicas as chamadas aplicações financeiras.

Principais Aplicações Financeiras no Brasil

As principais aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

 CDB

 Caderneta de popança

 Debêntures

 Ações de investimentos

 Fundos de investimentos

 Títulos públicos

Esses investimentos podem ser classificados como de renda fixa ou de renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável.

Renda fixa

A renda fixa são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente. Ao contrário do que se pensa, os juros nem sempre são fixos, podendo podendo ser pré ou pós- fixados:

Títulos Pré-fixados

São aqueles cuja remuneração é determinada no momento da aplicação. Você sabe o que significa quando o gerente do seu banco lhe oferece um CDB pré-fixado de 360 dias rendendo 18%?

Isto significa que você já sabe o quanto receberá dentro de um ano - o valor investido mais juros pelo período (360 dias) em que o dinheiro foi investido.

Títulos Pós Fixados

Os títulos pós-fixados funcionam de forma diferente. Quando você investe em um pós-fixado, você saberá o quanto irá receber somente no final da aplicação. Isso ocorre porque o rendimento é determinado pela variação de um certo índice mais uma taxa de juros determinada no início..

Taxa Selic: taxa básica de juros da economia, determinada pelo Banco Central periodicamente nas chamadas reuniões do COPOM ( Comitê de Política Monetária);

A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Trata-se de um sistema computadorizado, cujo responsável é o Banco Central, ao quais apenas instituições financeiras tem acesso.

O Selic é o depositário central dos títulos da dívida pública federal interna. Ele registra todas as transações com duração de um dia útil (chamadas de over-night, no jargão financeiro) entre bancos, lastreadas exclusivamente em títulos públicos. Esses papéis são comercializados diariamente entre os bancos, com a adição de um custo que representa os juros.

CDI – Certificado de Deposito Interfinanceiro: taxa com valor próximo ao da Selic, é utilizada para empréstimos entre instituições financeiras a curto prazo.

Renda variável

O mercado de renda variável compreende todas as operações realizadas nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, bem como as operações com ouro, ativo financeiro, realizadas fora de bolsas, com a interveniência de instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional (bancos, corretoras e distribuidoras), ressalvadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com