TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aniversário Da Elza

Exames: Aniversário Da Elza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

SOBRE AS BONECAS

Boneca é um dos brinquedos mais antigos e populares do mundo. Reproduz as formas humanas, predominando a feminina e a infantil. Não são conhecidas bonecas datadas da pré-história. Da civilização babilônica conhece-se uma boneca com braços articulados em alabastro.

A época de maior esplendor na fabricação de bonecas aconteceu no século 19 até o inicio do século 20. Naquela época as bonecas eram feitas principalmente para os adultos, pois reproduziam fielmente as figuras da corte e da sociedade. As peças eram feitas de madeira com rosto de porcelana, e vestidas com trajes da época. Como era um produto voltado para as classes mais abastadas não tardaram a surgir roupas feitas por grandes costureiros.

Novidades surgem a partir de 1855 quando foi criada a boneca com membros articulados. A evolução continuou com o passar do tempo, os olhos passaram a ser fixados no interior da cabeça, o pescoço ganhou movimento, e é claro que hoje estas bonecas são consideradas verdadeiras relíquias.

As marcas destas bonecas estão geralmente na nuca, debaixo do cabelo e atrás dos ombros. Estes sinais permitem aos colecionadores identificar os fabricantes, a origem e o número do modelo. Os cabelos das bonecas antigas eram sempre humanos.

A Elza e a Yarí foram fabricadas pela Casa Simon & Halbig fundada em 1839. Ela fez bonecas de 1839 até 1920 na Alemanha.

A Simon & Halbig foi responsável por grandes inovações na indústria de bonecas. Por exemplo, ela foi a primeira a usar cílios naturais e criar cabeças de boca aberta.

Na verdade, a boneca é mais que um brinquedo, possui uma aura através da qual ela ganha tanto afeto do filho que se preserva como um objeto de fantasia para o adulto. Nesta época de profundas mudanças de toda a vida humana, com seu exacerbado progresso tecnológico, ganhou um significado especial como um refúgio dos sentimentos de bem-querer em um mundo cada vez mais frio e insensível.

HISTÓRIA DA ELZA

Aos seis anos de idade a menina Dagmar foi presenteada por Dr. Antonino Freire com uma boneca a quem deu o nome de Elza. O nome surgiu quando ela visitou uma amiga de sua mãe Adelaide – Sra. Maria Luiza Beleza – que havia poucos dias dado luz a uma menina chamada Elza. A pequena Dagmar ficou encantada com o nome.

Dagmar aprendeu e sempre dizia que a boneca tinha sido comprada na loja do Sr. Juvêncio Carvalho, situada na antiga Rua Bela (atualmente Rua Senador Teodoro Pacheco) esquina com a Rua Rui Barbosa, onde hoje funciona a farmácia Pague Menos.

Elza era muito cuidada. Tinha roupas da moda: marinheiro, melindrosa, camisolas e outros modelos da atualidade. Dagmar já adulta só deixava as filhas brincarem com ela quando estavam doentes. As sobrinhas também recebiam a visita da Elza quando estavam acamadas.

O irmão da Elza chama-se Mauro e é muito mimado. No Natal ela é vestida de anjo e colocada ao lado do presépio encantando a todos com a sua beleza. Ainda hoje, as crianças de outrora aqui comparecem com filhos, netos e até bisnetos para visitar o presépio, ou melhor, ver a Elza vestida de anjo.

Estamos comemorando com a família, amigos e os freqüentadores do presépio desde criança, o centenário da Elza e também da Yarí, boneca da menina Clarice que lhe foi presenteada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com