TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anti-sépticos e desinfetantes: atividade, ação e resistência

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.575 Palavras (23 Páginas)  •  1.698 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

        Apesar do avanço na compreensão dos mecanismos de ação antibacteriana de anti-sépticos e desinfetantes os estudos sobre os modos de ação contra fungos, vírus e protozoários, ainda deixa mutio a desejar.
       Ainda que haja uma diversidade de células microbianas, a sequencia de ações, eventos, de um anti-séptico ou desinfectante nessas células pode ser previsto. A ação desses agentes pode ser na superfície da célula e produzir efeito significativo , mas a maioria dos agentes antimicrobianos parece estar ativo intracelular. É portanto uma constatação de que pouco se sabe sobre a passagem destes agentes antimicrobianos nos diferentes tipos de microrganismos.
       Variadas  técnicas estão disponíveis para estudar a atuação de anti sépticos e desinfetantes em microorganismos,como fungos e especialmente bactérias. Efeitos dos mesmos na membrana celular, inibição de enzimas, ação intracelular, entre outros. Os estudos sobre a porosidade da parede celular são úteis para proporcionar informações  sobre a entrada intracelular de desinfetantes e anti-sépticos.
       Os mecanismos de ação contra protozoários não tem sido muito estudados devido à dificuldade de cultura de certos protozoários em laboratório, como exemplo, Cryptosporidium. A vida em diferentes estágios não fornecem um material de estudo suficiente para evolução dos estudos.
        Índices de viabilidade,vazamento, captação, e microscopia eletrônica  são usados como ferramentas experimentais. para estudar efeitos sobre o vírus e fungos por exemplo, a absorção de células inteiras e componentes virais ou de fungos, os efeitos sobre os ácidos nucleicos e proteínas, e microscopia eletrônica.

       Álcoois

        Embora vários álcoois sejam eficazes como antimicrobianos,
agindo  contra bactérias vegetativas (Incluindo microbactérias), vírus e fungos, eles não são esporicidas. Por causa da falta de atividade esporicida, álcoois não são recomendados para a esterilização, mas são amplamente utilizados para desinfecção de superfície dura e anti-sepsia da pele. As concentrações mais baixas podem também ser utilizados como conservantes e para potenciar
a atividade de outros biocidas.

 

Aldeídos

        O glutaraldeído é um dialdeído importante
utilizado como desinfectante e esterilizante,
para a desinfecção de baixa temperatura e a esterilização de endoscópios
e equipamento cirúrgico e como um fixador em eletrônica.
       O glutaraldeído tem grande atividade contra as bactérias e os seus esporos, fungos e vírus. Estudos demonstraram a ação do glutaraldeído como bactericida e esporicida  para camadas exteriores de organismos tais como
E. coli e Staphylococcus aureus.
 O glutaraldeído é mais ativo em meio alcalino do que em  pHs ácidos. Sua atividade é devida a alquilação de grupos sulfidrila, hidroxila, carboxila e amino dos microrganismos alterando seu DNA, RNA e síntese de proteínas. A atividade esporicida se deve ao fato do glutaraldeído reagir com a superfície do esporo, provocando o endurecimento das camadas externas e morte do esporo. O glutaraldeído é um potente agente viricida.
       
Formaldeído é um monoaldeído que existe na forma de um gás solúvel em água livremente. A sua utilização clínica é geralmente como um desinfectante e esterilizante no estado líquido ou em combinação com vapor de baixa temperatura. Formaldeído é bactericida, esporicida, e viricida, mas funciona mais lentamente do que o glutaraldeído. O formaldeído  interage com a proteína  de ADN , e ARN in vitro.Tem  capacidade para penetrar no interior bacteriano.
O-Ftalaldeído: OPA é um novo tipo de desinfetante com ação bactericida potente e atividade esporicida. Tem sido sugerido como um substituto para o glutaraldeído em desinfecção do endoscópio. O mecanismo da sua ação antimicrobiana  tem sido pouco estudada, mas evidências  sugerem uma acção semelhante à do glutaraldeído.

Anilidas


       As anilidas foram investigados para serem usadas ​​como
anti-sépticos, mas  raramente são usadas ​​na clínica. Usadas principalmente em sabões e desodorantes. São particularmente ativas contra bactérias gram-positivas, mas significativamente menos ativas contra bactérias gram-negativas e                     fungos.   As anilidas são pensadas ​​para agir  e destruir o caráter semi-permeável da membrana citoplasmática, levando a morte celular .

Biguanidas

Clorexidina

        A clorexidina é provavelmente o bactericida mais usado ​​em produtos anti-sépticos, em especial na lavagem das mãos e produtos orais, mas também como um desinfectante e conservante. Isto é devido, em especial, à sua eficácia de amplo espectro, substantividade para a pele, e baixa irritação. Apesar das vantagens de clorexidina, a sua atividade é dependente do pH e é muito reduzida na presença de compostos orgânicos.
       A clorexidina é um agente bactericida. Estudos recentes, usando gluconato de clorexidina, a captação por bactérias  e leveduras  mostrou ser extremamente rápida.  Os danos para as camadas exteriores da célula, não são suficientes para induzir a lise ou a morte celular, mas  o agente, em seguida, atravessa a parede celular ou da membrana exterior,  por difusão passiva, e, subsequentemente, ataca a célula bacteriana provoca danos
para a membrana semi-permeável e seguido por vazamento de constituintes intracelulares, que podem ser medidos por técnicas apropriadas. Vazamento não é, por si só responsável pela inativação celular, mas é uma consequência da morte celular.
       Os efeitos da clorexidina em células de levedura são provavelmente similares aos descritos anteriormente para as bactérias. As micobactérias são geralmente altamente resistentes a clorexidina. Pouco se sabe sobre a absorção de clorexidina, outros anti-sépticos e desinfectantes por micobactérias, e sobre mudanças bioquímicas que ocorrem nas células tratadas.
       A clorexidina não é esporicida. Mesmo concentrações elevadas da bisguanida não afeta a viabilidade dos esporos de Bacillus, a temperaturas ambientes. A cloroexidina tem pouco efeito sobre a germinação de esporos, mas inibe a excrescência.
       A atividade antiviral da clorexidina é variável. Nem sempre é considerado um antiviral particularmente eficaz, e a sua atividade é restrita para os vírus com invólucro lipídico. A clorexidina não inativa vírus tais como rotavírus , HAV, ou polivírus.
        Alexidina:  Alexidina difere quimicamente da clorexidina por
possuir grupos terminais etilhexilo. Alexidina é um bactericida mais eficiente e produz uma alteração significativamente mais rápida em permeabilidade bactericida. Ao contrário da clorexidina, alexidina produz a separação de fase lipídica.
        Biguanidas poliméricas: Vantocil é uma mistura heterodispersa de polihexametileno biguanidas. Biguanidas poliméricas têm utilização encontrados como agentes de desinfecção gerais na indústria de alimentos e, com muito sucesso, para a desinfecção de piscinas.
       Vantocil é ativa contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, embora P. aeruginosa e Proteus vulgaris são menos sensíveis. Vantocil não é esporicida. A integridade da membrana externa é prejudicada. Ocorre, com um aumento em permeabilidade da membrana interna, e a perda completa da função da membrana segue, com precipitação de constituintes intracelulares e um efeito bactericida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com