TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antigo Prédio de Referência em Guarulhos

Por:   •  15/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Sanatório Padre Bento de Guarulhos

[pic 1]

[pic 2]

 

Antigo prédio de referência em Guarulhos

São Paulo adota nos anos 30 o isolamento em massa como método de evitar a propagação de pessoas com lepra e tuberculose, as pessoas eram capturadas em suas casas e internadas à força, São Paulo foi o único Estado no Brasil que adotou o isolamento em grande escala, investindo muito na construção de asilos, a partir da década de 20.

O primeiro asilo-colônia foi construído em Guapira no Jaçanã (SP), hoje hospital São Luiz Gonzaga.”Descumprindo decreto em 1963,  que proibia a internação compulsória São Paulo continuou prendendo durante mais cinco anos, portadores da doença a mão armada.”

Além do isolamento do mundo devido à distância, censura de correspondências, muros e cercas, o portador da doença vivia em dupla separação, também dentro de asilos: os doentes dos não doentes.. O trabalho de enfermagem era feito pelos próprios pacientes. Os técnicos em enfermagem começaram a aparecer somente nos anos 60. E nos palatários- locais específicos de visitação-  os hansenianos eram separados por cercas de arame num corredor de aproximadamente, um metro e meio de distância de suas famílias,

O Complexo Hospitalar São Paulo, inaugurado no dia 5 de Junho de 1931, foi uma casa de saúde para  doentes mentais.

Adquirido pelo Governo do Estado no mesmo ano, transformou-se em Sanatório Padre Bento, entre os bairros Jardim Tranquilidade  e Gopoúva,  na zona Oeste de Gurarulhos, onde moradores da região acreditavam que o lugar é mal assombrado.

Havia muita injustiça e principalmente; preconceito por parte dos próprios médicos que abriam as portas do local a chutes, para não tocarem nas maçanetas com medo de contágio,  pois na época ainda não havia cura para a doença.

O teatro existe a mais de 70 anos, construído  nas dependências do Sanatório, foi projetado pelo engenheiro Francisco Palma Travassos, que apresentou o projeto aos pacientes que também  trabalharam na construção do prédio e funcionou exclusivamente para todos os internos. Foi usado como cinema , teatro amador , ambiente para festas e atividades de cultura e lazer. Recentemente restaurado pela Prefeitura  de Guarulhos,  era mantida por meio de contribuições e donativos  dos próprios internos e de seus familiares, além de empresas e da sociedade paulista.

Com o fim do Sanatório o Teatro Padre Bento foi incorporado à  cidade de Guarulhos, transformando-se em cinema dos bairros Gopoúva e Jardim Tranquilidade . O local foi de grande influência para a convivência e humanização daquelas pessoas, que encontravam uma alternativa de reinventar novas formas de viver.

 

[pic 3]

Hoje o Sanatório Padre Bento não existe mais. Deu lugar ao Complexo Hospitalar Padre Bento que na década de 80 ampliou seu atendimento para outras doenças, como hospital Geral- e como todo hospital público enfrenta problemas com a falta de verba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (95.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com