TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropolodia Origeme Conceito

Dissertações: Antropolodia Origeme Conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 6

ANTROPOLOGIA: ORIGEM E CONCEITO

Desde a Antiguidade, o homem já se preocupava em saber sobre a existência da vida humana. Porém, o pensamento ficou vinculado a outras áreas de conhecimento e apenas no século XVIII é que a ciência da humanidade começa a se configurar, refletindo os próprios avanços da mente humana. O aprendizado e a assimilação de conceitos de outras áreas do conhecimento foram imprescindíveis para essa evolução. Não havia até então a resposta às diferenças entre o homem e o animal.

“Uma das maneiras mais proveitosas de se dar a conhecer uma área do conhecimento é traçar-lhe a história, mostrando como foi variando o seu colorido através dos tempos, como deitou ramificações novas que alteraram seu tema de base ampliando-o.” ¹

Considerada a ciência da humanidade e da cultura, a antropologia no nosso estudo precisa ser entendida com uma chave para a compreensão do homem. A Filosofia e a Sociologia foram fundamentais para que se configurasse o campo social-cultural e humano da antropologia. E junto aos avanços na Medicina, Biologia e outras ciências naturais as áreas que desvendam a evolução física e corporal do ser humana.

“A partir do século XVI o mundo descobre e explora espaços até então desconhecidos e tem um discurso selvagem sobre os habitantes que povoam esses espaços. Após um parêntese no século XVII, esse discurso se organiza no século XVIII: ele é "iluminado" à luz dos filósofos, e a viagem se torna "viagem filosófica". Mas a primeira { a grande { tentativa de unificação, isto é, de instauração de redes entre esses espaços, e de reconstituição de temporalidades é incontestavelmente obra

do século XIX” ²

A disciplina somente avançou com o desenvolvimento de outras ciências. A evolução física e corporal e os aspectos sócio-culturais são observados e analisados criteriosamente por diversas áreas, o que faz com que antropólogos, captem nesses estudos sobre as origens, evolução, desenvolvimento físico, material e cultural, fisiologia, psicologia, características raciais, costumes sociais, crenças, normas e valores dos homens e das sociedades. Olhando por essa perspectiva observaremos que a apesar dos diversos campos de interesse, a disciplina conserva sua unidade focando seu interesse no homem e a na cultura.

São aspectos da convivência do homem com o outro (alteridade), com a sociedade e com o Estado. Hábitos e costumes que variam por fatores biológicos, ambientais e culturais. A antropologia enquanto disciplina autônoma não ignora dimensões técnicas, econômicas, políticas, religiosas, lingüísticas e psicológicas. E é dessa maneira que Hoebel e Frost acabam por definir antropologia:

“A ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística”. ³

MÉTODOS, TÉCNICAS E OBJETIVO

Método Comparativo

É o mais utilizado pelos antropólogos em geral, tanto pelos físicos quanto pelos culturais. Tudo isso para melhor compreensão das diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos. Também chamado de método etnológico quando utilizado pelo antropólogo cultural.

- Método Histórico

-

Método Estatístico

- Método Etnográfico

- Método Comparativo ou Etnológico

- Método Monográfico ou Estudo de Caso

- Método Genealógico

- Método Funcionalista

Técnicas de Pesquisa

- Observação

a) Sistemática

b) Participante

- Entrevista

a) Dirigida

b) Não dirigida ou livre

- Formulário

“É um objetivo bastante amplo, visando ao homem como expressão global – biopsicocultural – isto é, o homem como ser biológico pensante, assim, à compreensão da existência humana.”

CAMPOS OU DIMENSÕES DA ANTROPOLOGIA:

FÍSICA OU BIOLÓGICA:

Seus estudos são associados à anatomia, fisiologia, zoologia, serologia, medicina. Essa área natural do conhecimento tem nas pesquisas antropológicas, total autonomia, conceitos, métodos e técnicas. A partir dos estudos do livro Antropologia Uma Introdução de Maria de Andrade Marconi e Zelia Maria Neves Presotto vamos subdividi-las em:

- Paleontologia Humana ou Paleoantropologia

- Somatologia

- Raciologia

- Antropometria

-Estudos comparativos do crescimento

SOCIAL, CULTURAL E HUMANA:

“O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo. Em todas as sociedades existiram homens que observavam homens. Houve até alguns que eram teóricos e forjaram, como diz Levi-Strauss, modelos elaborados "em casa". A reflexão do homem sobre o homem e sua sociedade, e a elaboração de um saber são, portanto, tão antigos quanto a humanidade, e se deram tanto na Ásia como na África, na América, na Oceania ou na Europa. Mas o projeto de fundar uma ciência do homem - uma antropologia - é, ao contrário, muito recente. De fato, apenas no final do século XVIII e que começa a se constituir

um saber cientifico (ou pretensamente cientifico) que toma o homem como objeto de conhecimento, e não mais a natureza; apenas nessa época é que o espírito científico pensa, pela primeira vez, em aplicar ao próprio homem os métodos até então utilizados na área física ou da biologia.”

Nesse trecho da obra de Fraçois Laplatine podemos perceber que embora a ciência recém-formada tratasse da existência humana nas suas mais diversas produções, ainda assim, isso era algo inovador e vinha ocupar um espaço que muito contribui com os avanços das ciências que se aproximam. Nesse campo do estudo, as ciências sociais, humanas e a própria cultura – um conceito complexo e que muitas vezes requer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com