TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Tese: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 5

(...) não somos humanos apenas porque somos racionais ou simbólicos. Somos humanos porque somos seres aprendentes. Os animais pertencem ao primado do condicionamento genético, da instrução, do treinamento, do adestramento, e esses são os limites de seu aprendizado. Nós, os humanos, somos seres disso tudo também. (...) Somos seres de algo bem mais complexo. Algo que ao longo da história foi recebendo nomes como capacitação, educação, formação humana. Afinal, os animais sabem e sentem. E nós sabemos e sentimos. Mas a diferença está em que nós sabemos que sabemos, e nos sabemos (ou não sabendo); e nos sentimos sabendo e nos sabemos sentindo.

(BRANDÃO apud ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra P. Antropologia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009)

O parágrafo acima tem como objetivo principal a elaboração de uma reflexão sobre as diferenças entre seres humanos e animais irracionais. Assinale a alternativa que melhor traduz essa DIFERENÇA:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

O homem pode reconhecer e compreender seus sentimentos e sensações, ao passo que os animais irracionais apenas expressam sentimentos e sensações.

Resposta Correta: a.

O homem pode reconhecer e compreender seus sentimentos e sensações, ao passo que os animais irracionais apenas expressam sentimentos e sensações.

Feedback da resposta: O parágrafo embasa a afirmativa que empreende uma reflexão de que o homem, além de sentir e expressar seus sentimentos e sensações, reconhece sentimentos e sensações e pode compreendê-los.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A base da Etnografia é a “observação participante” efetuada pelo pesquisador-antropólogo. No entanto, pode ser produzida também a prática denominada “participação observante”.

Julgue as opções a seguir no que se refere ao termo “participação observante”:

I. É quando o etnógrafo assume a postura de porta voz da cultura estudada.

II. É quando ocorre uma confusão ética entre etnógrafo e etnografia estudada.

III. É quando os resultados da pesquisa etnográfica são considerados apenas subjetivos e não objetivos.

IV. É quando o etnógrafo produz resultados de pesquisa de campo com distanciamento avaliativo da realidade estudada.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

IV

Resposta Correta: c.

IV

Feedback da resposta: A alternativa a ser assinalada é a alternativa incorreta: “O etnógrafo produziria resultados de pesquisa de campo com distanciamento avaliativo da realidade estudada”. Segundo a antropóloga Ruth Cardoso, o antropólogo deve valorizar a “observação participante” para que esta prática não se transforme em “participação observante”, pois dessa maneira o pesquisador deixaria de lado seu compromisso profissional/ ético e se colocaria apenas como um “porta voz” da cultura estudada. O pesquisador-antropólogo não pode ser um porta voz da cultura, pois precisa analisá-la com procedimentos e formas objetivas, apesar de que pode ocorrer formas subjetivas na pesquisa.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

(...) a floresta amazônica não passa para o antropólogo – desprovido de um razoável conhecimento de botânica – de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial. Ao invés de dizer como nós: “encontro-lhe na esquina junto ao edifício X”, eles frequentemente usam determinadas árvores como ponto de referência. Assim, ao contrário da visão de um mundo vegetal amorfo, a floresta é vista como um conjunto ordenado, constituído de formas vegetais bem definidas.

(LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio d Janeiro: Jorge Zahar, 2006)

Pode-se dizer que a premissa do parágrafo acima apresenta argumentação que embasa a seguinte afirmativa:

I. Os indígenas apresentam valores que são considerados inferiores, à medida que não compreendem a realidade da cidade grande.

II. Os indígenas compreendem apenas os valores e significados de sua cultura, pois apresentam limitações cognitivas.

III. Todos os grupos sociais são condicionados pelo aprendizado de sua cultura.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

III

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com