TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Trabalho Escolar: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  2.789 Palavras (12 Páginas)  •  1.571 Visualizações

Página 1 de 12

Etimologicamente, o termo antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto:

a-) Ciência Social - propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.

b-) Ciência Humana - volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, iilosofia, linguagem etc.

c-) Ciência Natural - interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.

Relaciona-se, assim, com as chamadas ciências biológicas e culturais; as primeiras visando o ser físico e as segundas o ser cultural.

1.1 Conceituação

Hoebel e Frost (1981:3) definem a antropologia como "a ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística".

A Antropologia tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando se empenha em responder à indagação: o que é o homem?

Apesar da diversidade dos seus campos de interesse, constitui-se em uma ciência polarizadora, que necessita da colaboração de outras áreas do saber, mas conserva sua unidade, uma vez que seu foco de interesse é o homem e a cultura.

Pode-se afirmar que há puu,:u mais de cem anos a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características humanas físicas. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do ser vivo.

A Antropologia visa ao conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituação mais ampla a define como a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. O seu interesse está no homem como um todo - ser biológico e ser cultural -, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender a existência humana em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, partindo do princípio da estrutura biopsíquica. Busca também a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.

1.2 Objeto de estudo

A Antropologia como ciência do biológico e do cultural tem seu objeto de estudo definido: o homem e suas obras.

Segundo Beals e Hoijer (1968:5), "seus problemas se centram, por um lado, no homem como membro do reino animal, e por outro, no comportamento do homem como membro de uma sociedade". O objeto da antropologia engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. Interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra. Atribui-se ao antropólogo a tarefa de proceder a generalizações, formulando princípios explicativos da formação e desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.

Exemplo - O estudo do homem fóssil, ~~zas mudanças evolutivas, sua anatomia e suas produções culturais.

Toda investigação antropológica vale-se do método comparativo em busca de respostas a uma infinidade de porquês, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos.

Exemplos - Brancos e negros; línguas diversificadas; a indumentária do índio e do não-índio; o culto ao Sol e a presença da pirâmide no Egito e nas civilizações pré-colombianas, duas regiões muito distanciadas geograficamente.

Na ausência de um laboratório experimental, o antropólogo lança mão da pesquisa de campo, que lhe fornece os dados desejados e permite testar as hipóteses levantadas na observação de situações peculiares. Daí a importância da contribuição dos antropólogos de campo, fornecendo o maior número possível de estudos sobre grupos humanos, uma vez que cada um deles é o produto de uma experiência cultural particular.

Exemplos - Os Apinajé, estudados por Curt Nimuendajú; os Guarani, estudados por Egon Schaden; os Esquimós, pesquisados por Franz Boas; e os Samoanos, investigados por Margaret Mead*.

* A grafia dos nomes tribais obedece às Resoluções da 1 Reunião Brasileira de Antropologia, publicada na Revista de Antropologia. São Paulo, 2(3): 150, 1954, e São Paulo, 2(3): 123, 1955, ou seja, devem ser escritos com letra maiúscula e no singular.

1.3 Objetivo da Antropologia

Hoebel e Frost ( 1981:3-4) afirmam que a "antropologia fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo..." e nenhuma outra ciência pesquisa sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana de maneira tão unificada.

É um objetivo extremamente amplo, visando o homem como expressão global - biopsicocultural -, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existência humana.

1.4 Divisões e campo da Antropologia

A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos e todas as populações socialmente organizadas.

Divide-se em dois grandes campos de estudo, com objetivos deimidos e interesses teóricos próprios: Antropologia Física ou Biológica e Antropologia Cultural.

1.4.1 Antropologia física

A Antropologia Física ou Biológica estuda a natureza física do homem, procurando conhecer suas origens e evolução, sua estrutura anatômica, seus processos fisiológicos e as diferentes características raciais das populações humanas, antigas e modernas. Vincula-se assim às Ciências Biológicas e Naturais, aproximando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com