TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argumento sobre a “Cultura da Aprovação”

Artigo: Argumento sobre a “Cultura da Aprovação”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Argumento sobre a “Cultura da Aprovação”

Somos a favor da aprovação ou a favor da reprovação de um aluno?

Visto que a aprovação é forma mais correta ao aluno, pois o que é imposto ao aluno na sala de aula e os vários problemas que ele deve passar na sua formação escolar, como por exemplo, a raiva de um professor sobre a sua pessoa, tendem a fazer com que a sua repetência leve a uma desistência ou que no ano seguinte, quando ele for pagar o ano em que ele repetiu, não se terá uma certeza de que ele vai se dedicar a aprender tudo àquilo que ele aprendeu no ano anterior.

A maioria das respostas dos professores em relação à reprovação de um aluno é que ele não se esforçou para alcançar o objetivo final, que é a aprovação, mas nem o professor e a escola se perguntam se o problema foi com eles e não com o aluno.

De acordo com a professora Maria do Rosário Mortatti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o alto índice de repetência precisa ser avaliado não apenas do ponto de vista pedagógico, mas também do social. “A motivação tem importância relativa. É fator externo às atividades humanas de ensinar e aprender. A motivação de não ser reprovado pode ser útil para o aluno, para a escola e para os sistemas de ensino, quando se almejam resultados demandados por políticas públicas e suas metas de melhora de desempenho do País em rankings internacionais. Mais importante e mais difícil, porém, é buscar compreender por que estudar não tem feito sentido para os estudantes, assim como para a maioria dos cidadãos brasileiros”, sustenta.

Por isso, impor ao aluno a reprovação não é tão correto, pelo fato que através dessa decisão podem vir respostas negativas e raramente alguma positiva e o que podemos fazer é conversar com o aluno para dar interesse a ele no ano seguinte para ter motivação e dedicação para os seus estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com