TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arranjo Fisico

Ensaios: Arranjo Fisico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 7

Arranjo Físico

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre Arranjo Físico, sendo o mesmo a forma pela qual todos os objetos são dispostos em determinada instalação, atendendo necessidades específicas que podem influenciar o trabalho neste local.

Tendo por objetivo atender todas as necessidades do processo de modo organizar (equipe, máquina, etc.) a instalação e melhorar o fluxo sem se preocupar com aspecto visual, e ainda melhorar produtividade e maximinizar a economia.

O Arranjo Físico possibilita a utilização eficaz de pessoas e equipamentos, utilização de espaço e energia, instalações adaptáveis, instalações de fácil manutenção, segurança no Trabalho e qualidade de Vida. [Material de aula – Kelly Allonso].

Figura 2.1: Arranjo Físico Celular. Fonte UNAMA. Fonte:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe-FwAD/arranjo-fisico

Os problemas gerados com a falta de Arranjo Físico são vários, desde a demora excessiva com perda de tempo no deslocamento, o fluxo confuso de trabalho, excesso de fluxo secundário, consultas desnecessárias por proximidade, excessiva acumulação de pessoas e documentos, acumulação desnecessária na unidade e projetos deficientes de locais de trabalho.

A reorganização deste local deve atender normas de segurança e saúde no trabalho, segurança patrimonial, prevenção de incêndios, conservação de energia, introdução de novos produtos e inclusão de pessoas com necessidades especiais.

1. ABORDAGENS DE PLANEJAMENTO DE ESPAÇO

Os tipos de abordagens de planejamentos de espaço são:

• Abordagem baseada na experiência;

• Abordagem centrada na construção;

• Abordagem da clonagem;

• Abordagem sistemática;

• Abordagem Fac Plan.

1.1 Abordagem Baseada na Experiência

Baseada na experiência, instinto e bom senso. Valoriza a experiência de membros seniores no que refere ao que funcionou ou não no passado, mas esta pode apresentar obsolescência devido a novas tecnologias e formas de organização. Geralmente desorganizada e resultante da memória de poucos que podem ter vivido experiências contraditórias ou diferentes.

1.2 Abordagem Centrada na Construção

Possui foco em prédios e construções, sendo uma forma legítima de propaganda. O produto final tem por objetivo ostentar poder e na maioria das vezes não satisfaz as necessidades operacionais da empresa.

Figura 2. 2: Abordagem Centrada na Construção. Fonte:

https://www.google.com.br

1.3 Abordagem da Clonagem

Baseada na copia de uma instalação já existente ou parte dela. Apesar de ser uma abordagem rápida tem seu uso limitado no que diz respeito a processos, pessoas e locais diferentes.

Figura 2. 3: Abordagem da Clonagem. Fonte:

https://www.google.com.br

1.4 Abordagem Sistemática (Sistema SLP)

O planejamento sistemático de layout utiliza procedimentos, convenções e fases. Proporciona economia de tempo e esforço, ainda auxilia o que fazer em cada etapa do projeto. Existe a versão simplificada e a versão completa do método SLP.

1.4.1 Abordagem Sistemática do Layout (Muther)

Não considera níveis hierárquicos, estratégia de produção e infraestrutura de suporte a produção.

Figura 2. 4: Abordagem Sistemática. Fonte:

http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/393_seq_1_rc.pdf

1.5 Abordagem Fac Plan

Baseada em vários aspectos de outras abordagens, usa uma hierarquia de níveis detalhada. Modelos de projetos são utilizados para orientar e estruturar um planejamento. Diagramas de fluxo de procedimentos orientam o projetista através de cada tarefa e auxiliam no processo decisório

2. NÍVEIS DE PLANEJAMENTO DO LOCAL (NPL)

Baseada em vários aspectos de outras abordagens, usa uma hierarquia de níveis detalhada. Modelos de projetos são utilizados para orientar e estruturar um planejamento. Diagramas de fluxo de procedimentos orientam o projetista através de cada tarefa e auxiliam no processo decisório.

Figura 2. 5: Projeto Modelo. Fonte:

Material de aula da Kelly- Aula 1-2 pag 18

Figura 2. 6: Projeto Modelo. Fonte:

Material de aula da Kelly- Aula 1-2 pag 19

Segundo Lee apud Luzzi (2004) o método Fac Plan propõe que o planejamento de layout pode ser dividido em cinco níveis: global, supra, macro espaço, micro e sub-micro. Para este autor o planejamento do macro espaço é o mais importante, pois, estabelece a organização fundamental da planta de produção e os padrões de fluxo de materiais, proporcionando, a longo prazo, ganhos de produtividade e lucratividade.

Figura 2. 7: Níveis de Planejamento do Local. Fonte:

Material de aula da Kelly- Aula 1-2 pag 22

Obtido através de um ambiente de trabalho mais apropriado, economia de espaço, flexibilidade às mudanças, maior produção em menor tempo e melhor supervisão. O resultado de um bom layout é um arranjo mais efetivo que ao mesmo tempo dê segurança e satisfação ao colaborado.

2.1 Nível 1 – Localização Global

Sendo o primeiro nível, neste a empresa decide onde localizar suas instalações em um nível global, ou seja, em qual continente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com