TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo cientifico Projeto de sinalização da Av. Paulista

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade anhembi morumbi

Jenifer de A. Ribeiro

Matheus Brandão

projeto interdisciplinar: sinalização DA AVENIDA Paulista– ESPORTE,

LAZER & ÁREAS VERDES

São Paulo

2014


Jenifer de A. Ribeiro

Matheus Brandão

projeto interdisciplinar: ARTIGO CIENTÍFICO – sinalização DA AVENIDA Paulista

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Projeto Interdisciplinar, do curso Design Gráfico da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof Claudio Ferlauto.

São Paulo

2014


Índice

05   Resumo

05   Abstract

06   Pesquisa Referencial

08 Objeto de Estudo

09   Conceito e Estratégia de comunicação

09  Conclusão

10  Referências Bibliográficas

Resumo

A Avenida Paulista representa o coração comercial da cidade de São Paulo, ela reúne todos os dias centenas de pessoas com diferentes objetivos, dos mais diferentes públicos, desde os trabalhadores e moradores da avenida até os turistas. A Avenida é também palco de manifestações populares, culturais e religiosas, como a parada gay, a marcha para Jesus, a corrida de São Silvestre e as grandes manifestações populares que segundo a imprensa paulistana somaram aproximadamente Quatro milhões de manifestantes na Avenida Paulista. Ou seja, é um ponto referência para as massas.

            A Sinalização atual da Avenida Paulista foi criada por Cauduro Martino Arq. Associados, a mais de 30 anos atrás. O sistema que foi elaborado e implantado em menos de quatro meses (tempo recorde), é constituído basicamente pelo uso dos postes múltiplos, que contém várias informações, porém é voltado para os motoristas, já a sinalização para pedestres é praticamente inexistente.

           

Abstract

Um ícone da cidade de São Paulo como a Avenida Paulista que recebe centenas de pessoas todos os dias entre eles moradores e turistas, requer uma atenção especial na sinalização para o público. Atualmente a densidade do fluxo de pessoas e o sistema de informação atual dificulta a transmissão e recepção das informações para o público. Um projeto de um novo sistema de sinalização que tem como foco dividir e direcionar o público para seu respectivo destino mais rapidamente  diminuiria o acúmulo de pessoas em busca de informação, e consequentemente aliviaria a densidade do fluxo de pessoas.

          O principal objetivo desse projeto é otimizar o tempo do usuário da avenida minimizando o tempo por busca de informações, e por sua vez estimulando a população a explorarem o que a avenida tem de melhor para oferecer.

          Para isso dividimos os possíveis destinos em três setores, o setor de esportes, o setor de lazer, e o setor de áreas verdes. Cada um com sua respectiva cor, para que haja uma rápida e fácil diferenciação dos destinos.

Pesquisa Referencial

        A Avenida Paulista é um dos bairros mais importantes da cidade  de São Paulo, com 2.700 m, ela tem início na praça Oswaldo Cruz e termina na praça Marechal Cordeiro de Farias  . Está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste, e é em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão Paulista

             Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento. Devido à grande quantidade de sedes de empresas,bancos, consulados, hotéis, hospitais, como o tradicional Hospital Santa Catarina e instituições científicas, como o Instituto Pasteur, culturais, como o MASP e educacionais, como os tradicionais Colégio São Luís e a Escola Estadual Rodrigues Alves. Movimentam-se diariamente pela avenida Paulista milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela. Além disso,a avenida é um importante eixo viário da cidade ligando importantes avenidas como a Dr. Arnaldo, a Rebouças, a 9 de Julho, a Brigadeiro Luís Antônio, a 23 de Maio, a rua da Consolação e a Avenida Angélica.

           Quando foi inaugurada, em 8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulista não tinha ainda uma única construção. Era a avenida mais larga e imponente da cidade e a primeira inteiramente planejada e destinada a um fim específico: ser elegante. E mantém esta qualidade até os dias de hoje.

             A criação da Paulista partiu da ideia de se formar um eixo sofisticado, voltado para a burguesia endinheirada da cidade, capaz de enfrentar os altos preços dos terrenos e das construções. São Paulo já contava com cem mil habitantes.  O idealizador foi Joaquim Eugênio de Lima, um uruguaio, formado em agronomia na Alemanha, residente em São Paulo e casado com uma brasileira. O lugar escolhido foi o chamado espigão central, que corre na direção do morro do Jaraguá, e com boa parte recoberta por mata virgem, o Caaguaçú.

após sua implantação, o projeto de identidade da Avenida Paulista continua moderno e elegante,claro e objetivo, mesmo após a instalação da nova iluminação que quase não conversa com o projeto de identidade original

‘’Na avenida Paulista, havia a idéia de fazer um suporte que pudesse conter, ordenados, todos esses elementos. Disso surgiu o poste de uso múltiplo. Esse poste tem 7,20 metros de altura. Até 2,50 metros há informações para pedestres; entre 2,50 e 3,50 metros, as informações para média distância. Acima disso, estão as de longa distância. No caso da Paulista, era a primeira vez que se fazia uma pista única de ônibus, removendo toda a área de estacionamento. Por isso era muito importante dar informação a média e longa distância. A escrita vertical nesses postes possibilita mais informações no mínimo de espaço.’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com