TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo científico atividade física idosos

Por:   •  9/3/2022  •  Artigo  •  3.136 Palavras (13 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 13

EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL DE IDOSOS

INTRODUÇÃO

O presente relato tem como objetivo principal traçar uma relação entre o exercício da força, a pressão arterial e a relação entre a pressão arterial nos idosos e o exercício da força.

Ao longo das pesquisas encontradas no trabalho, é possível verificar que não há uma quantidade significativa e abrangente de estudos para uma precisa conclusão acerca da aplicação dos exercícios da força no grupo etário dos idosos. Porém algumas informações importantes serão abordadas, como a necessidade de não se aplicar um exercício de alta intensidade em um idoso que não esteja com o condicionamento físico adequado para tal e, de certo modo, o mais importante acaba por ser manter repetições a fim de que se alcance o condicionamento devido para a aplicação de atividades específicas, direcionadas e que contemplem o perfil físico e metabólico do mesmo.

No que diz respeito à pressão arterial, deve-se entender que a atividade física tem um importante papel em reverter e até meso amenizar os problemas de hipertensão da sociedade como um todo, visto que sua prática gera benefícios fisiológicos como o aumento do calibre dos vasos, uma melhor circulação sanguínea e também a estabilização da pressão arterial, bem como a grande necessidade, em uma população que vem sendo cada vez mais longeva, de uma mudança de hábitos de saúde, como hábitos alimentares, tabagismo e o consumo excessivo e medicamentos, por exemplo.

É fundamental que toda e qualquer atividade física que envolva o uso da força seja direcionada por um profissional capacitado, sendo que para cada indivíduo – dentro de seu grupo etário, fisiológico e até mesmo em relação às comorbidades – é preciso fazer um direcionamento específico. A quantidade de lesões causadas por exercícios físicos inadequados é incontável, podendo gerar danos irreparáveis.

Os idosos, como parte da população com a expectativa de vida aumentada, devem praticar atividades físicas regularmente e os benefícios de suas práticas são não apenas físicos, mas também psicológicos e psicossociais, tendo em vista que a socialização faz parte também da cultura humana, sendo a comunicação uma necessidade fundamental para o bom funcionamento cerebral, por exemplo.

Este relato possui um conteúdo que abrange questões como o processo circulatório, a diferenciação entre os tipos de pressão cardíacas, por exemplo. Além de inúmeras referências quanto à aplicabilidade específica de atividades físicas.

A vantagem fundamental da prática de atividades físicas em qualquer grupo etário dentro de suas indicações específicas e respeitando todas as questões individuais, metabólicas e de comorbidades, por exemplo, é a capacidade que o exercício físico possui de diminuir os valores de pressão arterial, melhorar a circulação e a contração cardíaca.

A prática regular, supervisionada e adequada de atividades física, tem como objetivo a promoção do equilíbrio dos níveis hormonais, também reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter o peso corporal adequado para a idade e estatura. Deste modo, acaba por, inclusive, melhoras dores – que em alguns casos são advindas do sedentarismo e da baixa mobilidade, condicionamento físico, qualidade do sono, controle do estresse e até mesmo do desempenho cognitivo em pacientes de terceira idade.

DESENVOLVIMENTO

- EXERCÍCIO DA FORÇA

O que pode ser entendido como exercício de força o treino pelo qual se busca a aptidão músculo esquelética que é entendida pela união de componentes motores, os quais aliam a força e a flexibilidade, sendo então caracterizados como moduladores do sistema músculo esquelético. Quando se fala em força, entende-se pela capacidade tensão muscular. A Força refere-se à capacidade dos músculos de exercer tensão. É necessário mencionar a flexibilidade, parte fundamental da execução da força, sendo necessário o adequado condicionamento e a amplitude locomotora de quaisquer articulações. O exercício da força também gera melhoria da saúde, visto que o corpo humano necessita de estímulos motores para a não atrofia muscular a longo prazo. Isso gera aptidão física e, principalmente, aumento da expectativa de vida por meio da melhora de sua qualidade.

Logo, é possível verificar que a força e/ou resistência está ligada à produtividade e eficiência muscular – inclusive de um grupo de músculos. Por meio do exercício da força e resistência, o músculo torna-se capaz de manter contrações contantes e recorrentes sem que haja perdas, danos ou interrupções, por meio da musculação, por exemplo, pode-se manter o nível de flexibilidade corporal e até mesmo aumentá-la. É inevitável mencionar que existe uma expressão que se refere a “resistência da força”, sendo definida pela capacidade de resistir à fadiga fisiologicamente, seja em caso de uma atividade de extensa duração ou até mesmo a própria repetição de movimentos em um espaço longo de tempo e até mesmo de ter um grau de tensão contínuo durante também um período estendido.
O exercício da força é também a junção entre resistência e flexibilidade, entendendo que os moduladores do sistema esquelético são força e flexibilidade, sendo extremamente necessário o condicionamento adequado para que não haja problemas decorrentes de lesões.

É importante que se faça também uma diferenciação, entre a força e a resistência, apesar de sua junção culminar para o sistema muscular conseguir suportar um esforço em um período de tempo mais longo que as atividades convencionais e breves, o que acaba por chegar a uma amoldagem da função oxidativa das fibras contráteis rápida e lenta, podendo então ser aperfeiçoadas com adequações de exercícios direcionados, cuja resistência, na prática, é representada por pesos.

A força muscular é, então, a capacidade que o músculo tem para propiciar tensão para suplantar ou se impugnar a uma resistência, sendo parte fundamental para inúmeras aptidões e competências, tendo influência direta na resistência, potência e também no movimento.

Já a resistência muscular refere-se ao fato de produtividade e eficiência muscular para exercer repetidamente a força contra a resistência, logo, a realização repetida e múltipla de um exercício é considerada como de resistência muscular – se há mais de uma contração, isso já é considerado como um movimento que necessita da resistência muscular.

- PRESSÃO ARTERIAL

Para entender sobre pressão arterial é necessário partir de um conceito básico: o que é entendido como pressão arterial é a pressão/tensão que o sangue desempenha contra a superfície das artérias por meio do bombeamento do músculo contrátil chamado, também  conhecido como: coração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com