TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Condiçoes De Trabalho

Dissertações: As Condiçoes De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

As condições de trabalho vêm se transformando com passar dos anos. Porém ainda existem empresas que mesmo com as novas tecnologias atuam de maneira pouco aceitáveis, exigindo de seus funcionários trabalhos insalubres, como altos índices de horas trabalhadas, sem descanso devido, sem que o mesmo possa expressar seus ideais, vivendo em um ambiente de trabalho desagradável.

Os profissionais de hoje estão submetidos à pressão, competitividade, busca de resultados, elevadas exigências, complexidade das atividades em meio a instabilidade de trabalho, decorrente das rápidas mudanças na economia mundial.

Com isso surgiram métodos para administrar os recursos humanos das organizações, dentre esses métodos destaca-se a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, que tenta deixar o ambiente de trabalho favorável ao bem estar de todos e humanizar o trabalho dentro das organizações.

Os programas que visam melhoram o desenvolvimento dos funcionários, vem sendo parte importante nos resultados das empresas, uma vez visto que esses programas proporcionam bem estar e satisfação ao funcionário. Dessa forma, buscamos avaliar o benefício da Ginástica Laboral, conjunto de exercícios físicos realizados dentro do ambiente de trabalho, causando relaxamento e disposição para efetuar seu trabalho diário.

1. HISTÓRICO DA QUALIDADE DE VIDA

Na década de 1940, antes da Revolução Industrial, havia poucos relatos sobre doenças ou acidente de trabalho, pois antes o trabalho era escravo ou manual. Após a Revolução Industrial, o trabalhador passou a viver em um ambiente mais agressivo e sob pressão, devido à expectativa do lucro imediato, levando o trabalhador a condições de trabalho desfavoráveis e debilitando sua saúde física e mental.

Com essas mudanças, a indústria passou a obter lucros crescentes, mas também aumentou a miséria e muitos trabalhadores começaram a adoecer. O trabalhador passou a exercer excessiva jornada de trabalho, e condições de trabalho precárias.

Diante dessas mudanças, os funcionários reagiram através de movimentos sociais, influenciando políticos e legisladores a criarem medidas legais. Em 1833, foi criada a “Lei das Fábricas” que passou a proibir o trabalho noturno para menores de 18 anos e limitou a jornada de trabalho para 69 horas semanais, e após 35 anos essas Leis chegaram ao Brasil.

A criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) criada pelo Tratado de Versailles deu início às normas de Proteção à saúde e integridade física do trabalhador, o que fez com que o número de doenças e prevenção de acidentes do trabalho começasse a ter força.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »