TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Consequências da Pandemia na Evasão Escolar

Por:   •  3/10/2023  •  Dissertação  •  5.092 Palavras (21 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 21

AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA GERANDO A EVASÃO ESCOLAR[1]

MARALANE DE PAULA SOUZA[2] 

RESUMO

O objetivo do presente estudo é despertar uma reflexão a respeito dos processos de evasão escolar durante o período de pandemia e demonstrar que as instituições particulares, de ensino profissionalizantes, precisam se aperfeiçoar. Pois  mesmo com seus alunos em situações financeiras melhores em relação a outras realidades da cidade de Manaus, essas escolas, não estavam preparadas para enfrentar esse momento tão desafiador, como o que está sendo esse período. Salientando algumas leis da  constituição federal,  detalha que a educação deve  ser universal e oferecida a todos os indivíduos e ela deve oferecer a cidadania, a formação profissional e o pleno desenvolvimento do indivíduo, mesmo em situações atípicas e inesperadas, como é esse novo o cenário. Neste artigo propomos, que haja de fato uma adequação a esse novo  momento de pandemia e é indispensável que os professores procurem capacitação, aprimoramento e formação continuada, a fim de conduzir a mediação com capacidade para estimular o aluno a não desistir e continuar estudando, para que obtenha transformação através da educação mesmo estudando de forma online ou EAD.

Para tanto, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica narrativa e qualitativa, através da qual se compreende a importância dos desafios que estão sendo enfrentados nesse momento pandêmico, contribuindo com os professores no processo de ensino-aprendizagem, respeitando um ensino a distância e para que docentes consigam manter a motivação e atenção de seus alunos que estudam de forma remota.

PALAVRAS-CHAVE

Evasão, Pandemia, Ensino Remoto.

1. INTRODUÇÃO

Encontrar-se nessa década de amplas modificações e hoje isso, já faz parte deste grande assunto global de transformações. Essa é a grande aparição que nasce no panorama educacional atual: os docentes necessitam conduzir as alterações, em vez de serem levados por elas. Quem sabe aonde quer chegar pode colaborar mais no processo ensino-aprendizagem.

        

Embora e igualmente inquietante é o conjunto da disparidade social. Se as desigualdades de performance, entre alunos já era enorme - e essa crítica pode ser feita ainda analisando a diferença de renda estrutural - as interrupções escolares acrescentarão os espaços já viventes e além disso, poderão levar um amplo número de alunos a abandonar a educação do ensino técnico, exacerbando ainda mais o desequilíbrio para obtenção de um certificado do curso técnico de formação profissional.

Mas lamentável ainda existe uma confusão no contexto de se diferenciar abono escolar com evasão escolar. Porque os leigos tendem a confundir os dois significados, que precisam ser bem identificados, quanto a esses dois conceitos.

“O abandono escolar acontece quando um estudante deixa de ir às aulas durante o ano letivo, por qualquer motivo que seja. O efeito direto é a reprovação ou baixo desempenho acadêmico. Mas quando o aluno, após abandonar a escola, não retorna e não se matricula no ano letivo seguinte, consideramos o caso como evasão escolar. Esses jovens, reprovados ou não, desistem de continuar os estudos e entram na vida adulta sem concluir o ensino básico (Dutra, 2021 p. n. p).”

A evasão e o abandono escolar são multicausais e incidem por múltiplos fatores, que suplantam os muros da instituição das escolas particulares. Depois de registrados, os docentes ainda encaram desafios para ter garantidos o seu direito de conservar-se no colégio, progredir nos estudos e finalizar todo o seu ensino técnico profissionalizante, ao qual eles contrataram. Os empecilhos podem ser socioculturais e econômicas e estar ligado à concessão educacional ou até mesmo ter como parte disso assuntos políticos, financeiros e técnicos.

E, de modo óbvio, essas discrepâncias impactam na capitalização de um povo, como podemos ver na analogia, por exemplo, entre a diferença de escolaridade da população e a renda entre as cidades brasileiras.

“Em comunidades mais pobres, a evasão escolar está muito ligada à necessidade de ajudar na renda familiar, com jovens que começam a trabalhar cedo, e com a gravidez precoce, no caso das meninas.                  Compreender a realidade na qual a escola está inserida e promover ações de informação que ajudem a aumentar o entendimento sobre a importância da educação podem ser formas de contribuir para a redução da evasão nas escolas. Esse processo deve ser acompanhado pela gestão escolar, aproximando-se das famílias dos alunos e entendendo os motivos que levam a redução da frequência escolar. (Dutra, 2021p. n. p )”

Os elementos referentes à diversidade escolar foram obtidos durante o encerramento das escolas. Os estragos a longo prazo em causa desse fato, ainda são de difícil mensuração, mas com certeza expressivos, já que os alunos com melhores qualidades financeiras prosseguiram recebendo aulas on-line e os estudantes em circunstância crítica tiveram as aulas inteiramente suspensas.

Neste contexto vamos focar nos estudantes do ensino técnico profissionalizante que puderam de um certo modo migrar da educação presencial para a catequização a distância, mas com suas limitações, para que pudessem continuar sua formação. Consecutivamente avaliando que o aprendizado “perdido” durante o fechamento das escolas modifica-se de acordo com o acesso ao aprendizado remoto, a característica da instrução, o apoio doméstico e o grau de envolvimento tanto familiar quanto individual.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

        

        Para ampliar o entendimento sobre a temática, apresentaremos uma exposição teórica sobre AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA GERANDO A EVASÃO ESCOLAR a partir de três tópicos de conteúdos teóricos, para sustentação desta pesquisa. São eles: QUANDO OCORRE A EVASÃO ESCOLAR; POR QUE A EVASÃO ESCOLAR NA PANDEMIA FOI TÃO ACENTUADA: e pôr fim a DIMINUIÇÃO DE RENDA.

2.1         Quando Ocorre a Evasão Escolar.

Muitas evidências apontam que as interrupções motivadas pela pandemia COVID-19 podem acentuar as cavidades já viventes no ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com