TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Muitas Facetas Da Alfabetização

Monografias: As Muitas Facetas Da Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

AS MUITAS FACETAS DA ALFABETIZAÇÃO

Falar de conceito de alfabetização e letramento ao longo de duas décadas identifica-se neste período um movimento progressista uma invenção de conceito letramento e a desinvenção da alfabetização entendido como uma perda de especificidade desse processo, o que vem tendo como consequência uma nova modalidade que seria o fracasso escolar.

Há quarenta anos que não mais de 50% das crianças brasileiras conseguem romper a barreira da 1ª série, ou seja, conseguem aprender a ler ou escrever.

Em 1963 apenas 449 das crianças passaram a 2ª serie, passado, portanto dez anos de cada mil crianças que ingressaram na 1ª serie, apenas 438 chegaram a 2ª série, em 1975.

Na década de 40 séculos XX nesta época intensifica-se a democratização da educação, a escola passou a receber um numero de alunos muitos mais numerosos e heterogêneos.

Nenhum progresso, nas ultimas décadas, pode-se dizer que, no século XXI, o problema permanece a diferença é apenas que hoje o ciclo, que substitui a 1ª série como etapa de alfabetização que seria a progressão continuada, passa ao ciclo seguinte ainda não alfabetizada.

Muito tem estudado pela causa do fracasso na alfabetização de quem seria a culpa, busca-se uma explicação será que o problema seria o aluno, seria o contexto escolar, ora no professor, procura-se uma explicação. São muitos os problemas relacionados a alfabetização, a formação inadequada do docente, método ineficiente, material inadequado.

Essa articulação e conciliação de resultados vêm acontecendo a partir da última década do século passado, com o surgimento do conceito de letramento e os estudos e pesquisas que vêm sendo desenvolvido orientado por esse novo conceito.

Na verdade de certa forma, a aprendizagem da língua materna, quer escrita, quer oral, é um processo permanente nunca interrompido.

Na ultima década do século passado, com o surgimento do conceito letramento e os estudos e pesquisas que vêm sendo desenvolvido orientado por esse novo conceito.

Embora correndo o risco de uma excessiva simplificação essas facetas são aqui apresentadas sob. Três categorias: o conceito de alfabetização a natureza do processo de alfabetização e os condicionantes do processo de alfabetização. Pode-se dizer que a língua materna quer seja escrita, quer oral é um processo permanente nunca interrompido, mas a alfabetização designe tanto o processo de aquisição da língua escrita quanto o de seu desenvolvimento, o termo alfabetização não ultrapassa o significado de “levar á aquisição do alfabeto”, ou seja, ensinar o código da língua escrita e suas habilidades, ler, escrever pedagogicamente atribuir um significado muito mais amplo no processo de alfabetização.

Nos anos de 1985 a diferenciação entre aquisição e desenvolvimento da língua oral e escrita foi-se tornando cada vez mais clara, concretizando-se hoje na distinção entre a alfabetização e o letramento.

Recentemente, o foco da análise psicológico da alfabetização voltou-se para abordagem cognitiva, sobretudo no quadro da psicologia genética de Piaget.

A expressão nos últimos anos refere-se á primeira metade dos anos 80 do século XX; os trabalhos aqui citados estão entre os poucos que, á época, fundamenta-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com