TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Novas Conquistas da Radiologia

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências da Saúde - ICS

Tecnologia em Radiologia

PIM

Projeto Integrado Multidisciplinar

As Novas Conquistas da Radiologia

Orientador (a): Professora Fernanda Oliveira

        

Trabalho apresentado junto Curso de Tecnologia em Radiologia do ICS como parte da nota das disciplinas cursadas no semestre.

Brasília/DF

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências da Saúde - ICS

Tecnologia em Radiologia

Banca Examinadora do Projeto Integrado Multidisciplinar “As novas conquistas da radiologia” apresentado ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista, em 30/05/2014, avaliado conforme relação abaixo:

Nota do trabalho escrito (Artigo): _________

Samara Alves Lima                 R.A: C2717H-0                         Nota: ___

Taynara Alves de Souza         R.A: C205DJ-8                        Nota: ___

BANCA EXAMINADORA:

_____________________________________

Orientador (a) Professora Fernanda Oliveira

Universidade Paulista – UNIP

_________________________________

Prof.                                                  .

Universidade Paulista – UNIP

_________________________________

Prof.                                                  .

Universidade Paulista – UNIP

RESUMO

No dia 8 de novembro de 1895 o físico Roentgen descobriu os raios x enquanto eram realizadas outras pesquisas. Usando a mão de sua esposa como teste foi gerado a primeira radiografia impressa. Desde dessa época surgiram vários outros meios de equipamentos para a visualização das estruturas e órgãos dos seres vivos, buscando melhorar o captura das imagens e minimizando os efeitos da radiação. O principal objetivo deste trabalho é comparar e diferenciar os aparelhos de radiologia. Também abordar sobre a segurança, a proteção que o individuo e o paciente necessita para se proteger da radiação. Pode ser analisado que a estratégia deste presente trabalho consiste em esclarecer duvidas sobre equipamentos e proteção, com a realização de uma entrevista sobre o assunto a ser abordando.


PALAVRAS CHAVES: Roentgen; raios X; descoberta; tecnologia; equipamento.


  1. INTRODUÇÃO

         Este presente trabalho é sobre as novas descobertas dos raios x. Os Raios X surgiram em 8 de novembro do ano 1895 pelo físico Wilhelm Conrad Roentgen. Enquanto Roentgen trabalhava em seu laboratório ele observou que através de uma película colocada próxima ao tubo de raios catódicos que estava envolvido por uma caixa de cartão negra, diante disso foi observado que essa mesma emitia luz suficiente para projetar os ossos de seu próprio corpo, mas somente em ambiente escuro que se projetava as imagens. Percebendo que a luz era luminescência com raio invisível, Roentgen não sabia que tipo de raios era aquele, sendo assim ele denominou como “X”.
        Logo após sua descoberta, Roentgen utilizou várias matérias para realizar novos tipos de teste, sua esposa também contribuiu em sua pesquisa, ajudado a realizar sua primeira radiografia, a mesma foi feita de sua mão. Profundando-se mais em seu estudo ele substituiu a tela luminescência por uma tela fluorescente. Depois de algum tempo foi realizado uma publicação sobre a descoberta do Roentgen.

         Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia os equipamentos e materiais ganharam novas formas e mais eficiência, melhorando as imagens que são captadas pelos tubos de Raios X. Portanto, fica evidente que os Raios X contribuíram para evolução da medicina.

         No decorrer do tempo não havia tanta preocupação com os danos que podiam ser causados pela emissão da radiação ionizante. Assim surgiram novos estudos voltados à proteção radiologia, podendo ser coletiva e individual.

        A metodologia utilizada neste trabalho foi em meios de pesquisa e entrevista. Diante do exposto fica evidente que o trabalho informa a novas descobertas e avanços dos equipamentos de raios x.  

         O trabalho consiste nas novas descobertas dos raios x e tem como o objetivo esclarecer a história dos raios x e seus avanços com o passar do tempo. Trazendo especificamente tais temas como: os aparelhos antigos, modernos, e também abordando questões da radioproteção.

  1. AS NOVAS CONQUISTAS DA RADIOLOGIA

         Em meados de 1894 mais precisamente em 8 de novembro, o físico Wilhelm Conrad Roentgen descobriu acidentalmente os raios x, por não saber do que se tratava aquela radiação que eram emitidas, denominou como x, nomeando assim como raios x. Esta tal descoberta foi realizada em um laboratório na universidade de Wuzbug, localizado na Alemanha.

         Pode-se analisar a descoberta dos raios x através de um tubo de raios catódicos que ao se aproximar de uma película aonde era envolvida por uma caixa de cartão negra, todavia foi observado que a mesma emitia uma luz suficiente para projetar os ossos de sua própria mão. A primeira radiografia executada foi a da mão esquerda da Anna Bertha, esposa de Roentgen, esta radiografia foi efetuada no dia 22 de dezembro de 1895.

         Ao desenvolver a primeira radiografia Roentgen utilizou um chassi, como filme fotográfico, fazendo assim refletir a radiação oriunda do tubo de raios catódicos. Esta radiografia demorou cerca de 15 minutos para ser revelada. É possível perceber os ossos porque eles são mais densos que o tecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com