TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Casos: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2 INTERDISCIPLINARIDADE..................................................................................5

3 PLANO DE AULA..................................................................................................7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................9

5 REFERÊNCIAS...................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

O princípio da interdisciplinaridade é buscar o entrosamento entre as disciplinas para uma maior percepção, introduz a idéia de relação dinâmica entre saberes e a outras áreas disciplinares aprendizagem e conhecimento. A inserção do ser humano em sociedade inicia-se na infância, decorre de uma série de fatores relacionados aos valores sociais e culturais. A educação através da arte constitui um importante meio para o desenvolvimento da criatividade e a escola se empenha em estimular nos alunos a conquista. A organização da aula é importante para conhecer os alunos e saber como está acontecendo seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. O professor deve dispor de procedimentos e técnicas de aprendizagem para organizar a gestão da aprendizagem, do tempo e do espaço na escola neste sentido, o educando precisam ampliar seu mundo de ação e de reflexão, ultrapassando os limites da sala de aula, transcendendo para um espaço de analise do sentido político, cultural e econômico, cujo contexto se insere a partir dessa tomada de consciência surge á necessidade de aspiração à emancipação que se interpreta como a construção das conexões entre a realização da pratica profissional e o contexto social amplo em transformação. A importância e o valor dos usos da linguagem são determinados desde a antiguidade segundo as necessidades sociais de cada momento. Para o trabalho pedagógico do educador é preciso que este entenda que a oralidade é o ponto de partida para que a criança entenda o funcionamento do sistema da escrita. Devemos nos lembrar de que a aquisição da linguagem acontece naturalmente pelo contexto social e cultural. Estratégias para buscar os conhecimentos prévios devem ser consideradas intencionalmente no planejamento do professor. A forma de inserção e abordagem das disciplinas num currículo escolar é em si mesma indicadora de uma opção pedagógica de propiciar ao aluno a construção de um conhecimento significativo. Seja o pedagogo o eterno mediador de conhecimento e do aprender.

2. INTERDISCIPLINARIDADE

No desenvolvimento apresento a síntese reflexiva do eixo e o seu caráter interdisciplinar entre as disciplinas estudadas neste semestre, sendo elas Ensino da Natureza e Sociedade, Ensino da Matemática na educação infantil, Ensino e Alfabetização ll, Ensino das Artes e da Música. Que é um processo contínuo de tomada de decisões, que deve contemplar o educar, o cuidar/brinca o lúdico, contribuindo para a autonomia das crianças, o conhecimento do seu corpo, a expressão artística, a linguagem oral, entre outros.

O trabalho com interdisciplinaridade na escola começa já nas séries iniciais. O meio em que vivemos é rico em possibilidades de exploração, como visto no texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, por isso devemos sempre colocar a realidade concreta, como ponto de partida para a criança entender melhor o seu mundo, o seu espaço, e a sua história. Conversar com os alunos de forma que percebam que a ciência tem uma história, assim como o país, o estado, ou a comunidade

Na história “As Tranças de Bintou” e o texto a um processo de relação de autoconhecimento aonde a criança se reconhece e reconhece o mundo no qual esta inserida. Ela encontra uma forma de se relacionar sem as grandes tensões causadas pelas frustrações. De acordo com Magalhães “a interação no contexto social depende da construção de identidade. Promover avanços com a produção de novos conhecimentos.

Poderemos trabalhar com essa história em todas as áreas das disciplinas em um processo de troca interdisciplinar, com a exploração de todas as potencialidades naturais; cognitivas; lúdicas; espaciais; corporais e outros. Busca-se uma intercomunicação entre as disciplinas, tratando efetivamente de um tema comum, mas através de projetos que integrem as diversas disciplinas. Acredita-se que a interdisciplinaridade promove a recuperação de uma característica da primeira infância do ser humano, podemos ver bem claro no vídeo assistido “As Tranças de Bintou”, no qual poderíamos iniciar um trabalho com as crianças através de painéis com fotos das mesmas e de seus membros familiares, usando um titulo “Somos Todos Diferentes”. Para que as crianças possam reconhecer e valorizar as diferenças. Não existe interdisciplinaridade sem disciplina. Através de eixos temáticos são desenvolvidas atividades que se integram entre as disciplinas, equilibrar a desigualdade entre os saberes escolares e a realidade social oferecendo aos educando uma visão mais globalizada e ampla do conhecimento.

Segundo Ponte, Brocardo e Oliveira (2001, p.28) “O professor precisa conhecer bem os alunos e estabelecer com eles um bom ambiente de aprendizagem para que as investigações possam ser realizadas com sucesso”.

Entender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicos distintos, que possuem cultura e história próprias de identidade valorizar a oralidade, memória, dança, cores, ritmos, canções, tradições e crenças religiosas. A fim de compreender e comunicar-se com as crianças e os adultos.

Assim sendo o educador precisam ter em mente estes objetivos, a fim de avaliar as atividades que ele planeja e as suas próprias atitudes, observando se elas proporcionam ás crianças meio de alcançar estes objetivos. Deve também, atuar de maneira extremamente próximo ás crianças, sendo um mediador para que elas alcancem os objetivos propostos. E, também, deve avaliar o desenvolvimento do grupo onde atua e de cada aluno, em particular, sem, porém, jamais compará-la um ás outras, compreendendo que cada uma delas carrega histórias de vida e ritmos de desenvolvimento próprios.

Um ambiente sócio-afetivo é muito importante na vida das crianças, pois quando a vovó de Bintou lhe presenteou com enfeites para seu cabelo ela pode vivenciar diversas experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com