TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Ensaios: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O trabalho interdisciplinar vem trazendo grandes e significativas recompensas no que diz respeito ao processo de ensino/aprendizagem, visto que ao trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar o educador permite ao educando possa desenvolver e estimular todas as áreas, empregando experiências cientificas e agregando novos conceitos. Considerando estes aspectos, o trabalho em pauta, pretende, tendo por base a obra literária infantil de temática afro-brasileira “As tranças de Bintou”, refletir sobre a questão do trabalho interdisciplinar, desenvolvendo reflexões a respeito de como esse trabalho pode ser auxiliando pelo docentes na busca de uma aprendizagem significativa, para tanto é necessário um olhar crítico e reflexivo diante da temática, e ainda fazer uma relação entre o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, do autor Harlan, com a obra já aqui já citada.

É intençao tambem deste trabalho, propor atividades prática interdiciplinares a partir do livro; “As tranças de Bintou”, para cada area do conhecimento, sendo as mesmas a área de Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e a área de Matemática, integrando-as e demonstrando, de forma clara e plausivel, como o trabalho interndisciplinar favorece um ensino pautado no dinaminiso e na criticidade.

Assim, é importante destacar que para trabalhar com a interdisciplinaridade é necessário uma mudança de costumes, ir à busca do novo, rompendo com os velhos hábitos e acomodações, enfrentando desafios. Um processo educativo através da interdisciplinaridade possibilita compreender melhor a relação entre teoria e prática, levando a escola a formar pessoas mais críticas, criativas e responsáveis, colocando a escola e educadores diante de novos desafios tanto no plano da realidade quanto ao plano do conhecimento, levando a escola a questionar o que até então era apresentado como verdade absoluta, levando à criança a descobrir novas aprendizagens diante das suas prórpias inquietações e da criatividade advinda das relações que as mesmas estabelecem.

Neste sentido, e em função dele, espera-se que as atividades proposta, juntamente com a síntese reflexiva, possa formular hipóteses e reflexões coerentes com o tema proposto.

UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM.

Diante da análise do texto: Uma abordagem integrada da aprendizagem”, percebe-se que ao criar um elo entre as diversas áreas do conhecimento com experiências científicas pode-se auxiliar, de forma significativa, no desenvolvimento da aprendizagem do educando, oportunizando-lhe a ampliação de conceitos e desenvolvimento-lhe as diversas formas de inteligência, dentre as quais pode-se citar a inteligência musical, inteligência linguísitca e etc.

O trabalho interdisciplinar onde as diversas áreas do conhecimento, tais como a matemática, a literatura, a arte, a música, são destacadas, ampliam o conhecimento da criança, levando-o a promoção de reflexões e descobertas outras, diante de um mundo novo, estimulando a criatividade, desenvolvendo conceitos de coletividade, cumplicidade, além de oferecer à criança atividades relaxantes e prazerosa, desenvolvendo um ensino mediador e facilitador da aprendizagem.

O texto também ressaltou que para um trabalho de integração entre as diversas áreas do conhecimento o professor precisa tornar-se um profissional com visão integrada da realidade, compreender que um entendimento mais profundo de sua área de formação não é suficiente para dar conta de todo o processo de ensino. Ele precisa compreender e dominar as outras áreas e fazer relação entre elas. O trabalho do professor com interdisciplinaridade só acontecerá de fato se ele for capaz de partilhar o domínio do saber, se tiver a coragem necessária para abandonar o conforto da linguagem estritamente técnica e aventurar-se num domínio que é de todos e de que, portanto, ninguém é proprietário exclusivo.

Destaca-se tambem que, ao seu modo, cada criança aprende, cria, recria, imagina e se expressa a partir de diferentes situações. Traz consigo aprendizagens e saberes já construídos, que precisam ser respeitados e explorados no cotidiano da escola. Sendo assim, o ensino para a formação de uma criança tem que ser voltado para formas que possibilitem o desempenho mental, motor, visual e intelectual, estimulando assim todas as suas áreas de aprendizagens, interligando saberes e integrando experiências científicas aos seus prévios saberes, agregando assim conceitos, que possibilitam as reflexões e auxiliam no seu crescimento pessoal.

Trabalhar de forma interdisciplinar é, acima de tudo, valorizar cada área do conhecimento, expondo sua importância no desenvolvimento de um educando crítico e reflexivo, na formação de um futuro cidadão participativo, com opiniões próprias, questionamentos e indagações, com habilidades para lidar com qualquer disciplina, sem traumas e com muita facilidade.

Assim, fica claro que a interdisciplinaridade na educação rompe barreiras entre as disciplinas, entre o conhecimento, entre docentes e discentes, e traz consigo novas formas de mediar o processo de aprendizagem, num ensino integrado, que contribua para uma educação com mais qualidade e prepare o educando para atuar em uma sociedade muitas vezes injusta e excludente.

Nesta perspectiva e ao relacionar o texto aqui citado com o video: “As tranças de Bintou”, pode-se afirmar que assim como sugere o texto, o video tambem traz contribuições no que diz respeito aos aspectos de interdiciplinaridade, pois alem de ter como protagonista a menina Bintou, de etnia negra, cujo sonho é ter tranças “enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas”, que nos fala sobre a questão da valorização da diversidade cultural e dos africanos.

Assim, a partir dessa obra literária infantil de temática afro-brasileira, pode-se situar a questão da identidade étnico-racial negra no Brasil, além de mostrar que a literatura infantil de temática afro-brasileira possibilita a formação identitária do leitor/criança afrodescendente em uma perspectiva afirmativa.

Através da história pode-se também desenvolver conteúdos para o trabalho interdisciplinar, como por exemplo, trabalhar em artes a questão das cores, em matématica a questão de quantidade, contando as tranças e os birotes falados na história, também, pode ser trabalhado conteúdos da disciplina de história, de sociedade, visto que fala dos costumes , citando aqui apenas alguns dos conteúdos que podem ser trabalhados através dessa história, sem falar na questão do preconceito racial, dos afrodescendentes, seus valores e costumes.

A história tambem pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com