TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Monografias: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O conhecimento foi construído, ao longo dos tempos, a partir das informações que constituíram o cotidiano do homem. Inicialmente esse conhecimento era baseado em mitos, crenças. Com o passar dos tempos, o homem passou a usar a observação e a experimentação como instrumento para variar as descobertas.

A partir das definições encontradas na literatura, podemos afirmar que o objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediantes.

É importante ressaltar que ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental, a medida que enriquecemos a variedade de conecções e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neorológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando a retenção de conceitos.

A relação entre Teoria e Prática nos permite diferentes conceitos abstratos, funcionando na realidade, pois cada uma das oportunidades das aprendizagem relaciona-se com uma ou mais formas de aprendizagem.

SINTESE REFLEXIVA

Nota-se que o texto científico integra atividades físicas, sensoriais e emocionais a todo o processo de aprendizagem. Estimula o uso dos estilos de pensamento racional e construtivo. São padrões que encomendam um currículo adequado, conectado a outros assuntos escolares.

As pesquisas em educação cientifica que tem aceitação enfatizam que compreensão de algo demanda sua integração com o conhecimento já existente.

Já o vídeo das Tranças de Bintou se relaciona com a diversidade humana, ou seja a relação entre educação, raça, cidadania, também deve considerar que diante de uma identidade negada durante tanto tempo, o povo negro acabou por se constituir em um bloco heteregêneo, com objetivo de luta às vezes diversos. Se não houvesse consciência dessa questão, corre-se o risco de, buscando a igualdade, chegar ainda mais a prática de discriminatória.

Quando se discute o racismo no Brasil, muitos poderiam comentar que este é um assunto superado, que no nosso País é um espaço de miscigenação, de carnaval, da alegria, do povo multicor e de multirraças. Uma representação ‘bela’ do que é nossa mistura de raças.

Um ‘pacote’ interessante vendido ao exterior, na verdade, esconde todas as lutas sociais entre grupos de diferentes etnias e raças que demonstram que a elite brasileira, temerosa com o crescimento da população negra, surgiu a esteira do debate das teorias raciais Europeias da metade do

século XIX em especial do darwinismo social, que exaltava a supremacia euro americano.

Holl, no entanto afirma que quando as características físicas, tais como : a cor da pele, os traços do rosto, o tipo do cabelo, são usados para justificar a posição das pessoas no sistema produtivo constituem raça e tal atitude, o que chamamos de racismo.

Portanto vale resaltar que o vídeo é reflexivo, pois nota-se a raça, que é o cabelo, a cor da pele, é muito importante o video, pois nos mostra que para ser feliz, não depende de raças, as interações entre os sujeitos especialmente na educação infantil, os pais e os professores agem como pontes entre o que a sociedade entende como verdadeiro e valioso e o que as crianças percebem em seu ambiente.

Na história de Bintou há elementos que podem ser aproveitados como: raça, trabalhar diversidade, natureza e sociedade.

Poderia começar uma aula através da história de Bintou usando a interdisciplinalidade, pois pode se iniciar a aula com natureza e sociedade, explicando que nem todas as pessoas são iguais, em nossa sociedade, e em seguida colocar o vídeo sobre a história dela usando imagens e música, depois propor para cada aluno uma letra do alfabeto, e formar o nome de Bintou e por ultimo usar formas Geométricas e contar quantas pessoas fazem parte da história. Enfim existe várias possibilidades de trabalhar com as crianças, é só planejar as aulas com tempo que consegue muitas maneiras de aplicar o mesmo assunto em várias matérias da diciplina.

Atividades

Diciplina Natureza e sociedade

• Paisagens

• Conteúdos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com