TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ashtavakra

Tese: Ashtavakra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

depois de compreendidas ass estrategias juridicas adotadas por credores para garantir a satifação dea execução , bem como dos devedores para sua nao satisfação, produzir um relatório que compare as mudanças previstas no anteprojeto do novo codigo de processo civil , elaborado pela comissao de juriostas instituidas pelo ato do presidente do senado n 379/2009 e a atual redação do codigo de processo civil, com redação dada pela lei 11,232/2005, especialmente no tocante aos temas do cumprimento de sentença e do processo de execução.

importante , tambem , apontar as mudanças advindas com a lei 11232/2005 em relacao ao sistema anteriormente vigente, cuidando do processo historicos de reformas.

passo 1

confrontar com estudos de sala de aula os acordaos abaixos selecionados ( busca-los nos sites dos respectivos tribunais ) e discutilos em grupo;

1 recusro especial nº 849.632-SP 92006/0101955-4); trata de ilegitimidade de parte no processo de execução;

Uma ferramenta para testar a verdade

Querido Osho,

Estudando textos como o Vedanta e o Ashtavakra Gita, eu aprendi que tudo o que vale ser alcançado já está alcançado. Fazer esforço nesse sentido é perder o caminho. Eu aprofundei esta convicção. Então, por que a auto-realização não aconteceu comigo? Por favor mostre-me o caminho.

“Nunca pense que o que você compreende a partir das escrituras é a sua própria compreensão. Nunca pense que o que compreende a partir das palavras torna-se a sua própria experiência.

Ouvindo Ashtavakra, muitas pessoas sentirão, ‘Tudo já está alcançado’. Mas não é alcançado dessa maneira. Qual a conexão entre ouvir Ashtavakra e você alcançar? ‘O que era para acontecer já aconteceu’: mas isto tem que ser a sua própria experiência. O reconhecimento de sua realização, deve ser um reconhecimento seu, ele não pode ser uma conclusão intelectual.

O intelecto rapidamente aceita isto. O que pode ser mais fácil do que ‘O que era para acontecer já aconteceu'? ' Bem, agora nossos problemas acabaram-se. Já não há mais necessidade de busca, de meditação, de culto ou prece. O que era para acontecer, já aconteceu’.

O intelecto está pronto para aceitar, mas não porque ele captou a verdade. Ele aceita porque então poderá deixar de lado as dificuldades do caminho, poderá abandonar os esforços de sadhana, assim como a necessidade de continuar meditando. Mas logo você olhará para os lados e perceberá que você não alcançou. Se isto pudesse acontecer meramente através do intelecto, poderiam existir universidades espirituais. Mas nenhuma universidade de estudo espiritual existe. Isto não é alcançado com escrituras; é alcançado pela sua própria sabedoria espontânea e inspirada.

Ouça Ashtavakra, mas não tenha pressa em acreditar. A sua ganância faz você ter pressa. Ela lhe diz, ‘Isto está em suas mãos. Nós já temos o tesouro, assim acabou-se toda preocupação com alcançar. Agora não há mais aonde ir nem há mais o que fazer.’

Você sempre quis alcançar sem esforço. Mas lembre-se que o desejo de alcançar ainda está escondido por trás de tudo isto: alcançar sem fazer! Antes você pensava em se esforçar para alcançar; agora você pensa em alcançar sem esforço. Mas o desejo de alcançar continua aí. É por isto que surge a pergunta, ‘Por que a auto-realização ainda não aconteceu?’

Quem já compreendeu, dirá, ‘Mande essa questão de auto-realização para o inferno! O que eu vou fazer com ela?’ Se você tivesse compreendido Ashtavakra, nenhuma outra pergunta poderia surgir. A afirmação de que ‘A auto-realização ainda não aconteceu’ indica que enquanto está aceitando o que Ashtavakra diz, você está observando com o canto dos olhos: já foi alcançado ou não? Seus olhos estão focados no alcançar.

As pessoas vêm a mim e eu lhes digo, ‘A meditação não consegue se aprofundar enquanto você continuar desejando. Enquanto você tem expectativa de alcançar algo, seja a felicidade, Deus ou a alma, a meditação não irá se aprofundar, porque pensar em alcançar é ganância, é ambição, é política. Ainda não é religião.’ Eles dizem, ‘Tudo bem, nós vamos meditar sem qualquer expectativa, mas nós alcançaremos, certo?’

Não há diferença alguma. Eles estão prontos para parar de desejar só porque ‘Você disse que esta é a maneira para se alcançar, assim nós não vamos pensar nisto; mas, ainda assim, nós vamos alcançar, certo?’

Você não é capaz de livrar-se da ganância. Ouvindo Ashtavakra, muitas pessoas irão aceitar rapidamente que o que era para acontecer já aconteceu. Se pudesse acontecer tão rapidamente... E não é que existam muitas barreiras para que aconteça. A única barreira é a tolice de seu desejo. O acontecimento está tão próximo!

Ashtavakra está certo, o que era para acontecer já aconteceu. Mas somente quando todos os desejos por alcançar desaparecerem, então esse ‘O que era para acontecer já aconteceu’ será compreendido. Então você saberá com toda a sua totalidade que já alcançou. Mas por ora, isto é apenas um jogo intelectual. ‘Se um grande mestre como Ashtavakra disse isto, então deve estar certo.’ Você está apressado em acreditar. A sua crença é impotente. Sem duvidar, você aceitou rapidamente. Neste país, desapareceu o hábito de duvidar de qualquer coisa registrada nas escrituras. Se algo está nas escrituras, deve estar certo. (...)

Quando alguma coisa é publicada, e se for em escrituras... É muito errado acreditar em palavras escritas. Quando você conta algo a uma pessoa ela lhe pergunta onde aquilo foi publicado. Se você disser onde, ela acreditará no que você disse. É como se o escrever tivesse algum poder. Diga o quanto aquilo é antigo e as pessoas aceitarão. Como se a verdade fosse relacionada com o tempo. Quem disse isso? Ashtavakra? Buda? Mahavira? Então deve estar certo.

De sua parte, você não fez qualquer esforço para se despertar, nem um pouquinho. Alguém disse e você aceitou. E é muito conveniente: você alcança sem fazer coisa alguma!

Os seguidores de Krishnamurti têm ouvido por quarenta anos. E são exatamente as mesmas pessoas. Eles nada têm alcançado. De vez em quando um deles vem a mim e diz, ‘Eu sei que tudo já está alcançado, mas por que ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com