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Associação do filme Vermelho como o céu com o ritmo

Por:   •  31/8/2016  •  Resenha  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

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RITMO E MOVIMENTO

        

Professora: Lionela

Aluna: Júlia Carmo Toledo                                           Matricula: 216000383

   

Associação do filme Vermelho como o céu com o ritmo

        O filme retrata a história de Mirco Mencacci, um renomado editor de som do cinema italiano, que ainda garoto, aos 10 anos de idade, ao brincar o rifle do pai acidentalmente um disparo ocorre e apesar de não o ter atingido diretamente, os estilhaços do artefato afeta a sua acuidade visual.

        Diante dessa situação e na época em que ocorre a trama representa, os países europeus não permitiam que as crianças com deficiências visual frequentassem escolas de ensino regular, elas eram direcionadas a um instituto onde ficavam internas e aprendiam a desenvolver trabalhos manuais para futuramente conseguir se sustentar.

        Mirco era um garoto alegre que possuía uma vida normal brincava com seus amigos na rua, frequenta a escola regularmente, era bom aluno e tinha paixão por cinema. Após o acidente ele se encontrava diante uma situação nova e sua vida mudaria totalmente seu ritmo de vida natural seria afetado pois, a partir de agora teria que se adaptar a sua limitação e as mudanças de escola, de morar sem os pais e de ter que a prender novas linguagem e maneiras de perceber o mundo.

        A visão é o sentido que permiti captar as imagens visuais e infelizmente acaba limitando o desenvolvimento dos outros na percepção do mundo. No longa apresentado, fica evidenciado a percepção da realidade através dos sons e ritmos. O personagem principal começa a construir imagens usando os ruídos, a reconhecer seus novos amigos pela voz e pela forma de falar já que cada um deles possui ritmo, timbre e intensidade diferente, o que nos mostra o ritmo próprio, aprende a caminha no mesmo ritmo dos colegas já que os deslocamentos dentro do instituto são realizados sempre em conjunto que nos remete o ritmo coletivo.

        Mirco, já interno do instituto, se recorda do pai falando que era possível assistir um filme mesmo sem enxergar e tem a ideia de roubar o gravador e começa a criar uma sequencias de sons que representa algo para ele, é apresentando nesse momento o ritmo refletido, colocando-os em sequência lógica como por exemplo as estações do ano, que é ritmo natural, que é escutado e entendido.        

        No momento em que a deficiência adquirida pelo menino evolui e se trona cegueira completa ele sofre uma nova adaptação, agora diferente de outrora ele não é capaz de distinguir quando está claro ou escuro. Essa perda total da visão não é bem aceita por ele que acaba por ficar num estado de tamanha tristeza. O padre e também professor do instituto para tentar auxiliar na melhora de Mirco lhe dá de presente um gravador por perceber o interesse do garoto pelos sons. Então o menino resolve desenvolver uma narrativa usando efeitos sonoras que represente na integra aquilo que o narrador diz. A fluidez rítmica com que a história acontece e os ruídos são usados de maneira ímpar e nos remete novamente ao ritmo refletido. O ritmo métrico também se faz presente pois, quando Mirco vai ao cinema com o pai e quando fogem do instituto para ir com seus amigos a música está presente no filme que estão assistindo e também quando o padre aparece tocando uma música no piano.

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