TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Didática Uniseb

Trabalho Escolar: Atividade Avaliativa Didática Uniseb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  3.878 Palavras (16 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 16

Atividades Avaliativas módulo 3.2

Atividade Avaliativa 1 – DIDÁTICA

Todo trabalho deve ser feito com muito esforço, precisando de organização para que tudo saia da melhor forma possível. Primeiramente temos que conhecer cada aluno,quais são as dificuldade e suas habilidades e qual são as sua realidade social,este fatos são de grande importância para dar andamento no processo de ensino.

O Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar e o Plano de Ação do Diretor, são documentos necessários para o funcionamento da escola e como parte integrante temos a Proposta Pedagógica Curricular, que define os conteúdos básicos a serem trabalhados em cada disciplina, conforme a legislação vigente.

O professor precisa conhecer as leis para, não sair fazendo tudo que lhe mandam sem medir as consequências que mais tarde lhe serão cobradas como resultado de seus atos.

É na Proposta Pedagógica Curricular que está explicitado “O que” – conteúdo de cada área do conhecimento. “Como” – metodologia de ensino e práticas avaliativas. O “Por quê” – o direito à apropriação do conhecimento produzido historicamente. Para quem? Sujeito histórico social construído nas determinações das relações de classe.

São muitas as perguntas que fazemos a nós mesmos, como agir em sala de aula? Ou o quê devo ensinar? Na nossa opinião acreditamos que estas perguntas são muito frequentes para quem esta começando a sua jornada. Então e com todas essas perguntas que temos que ter o discernimento para sabermos priorizar os conteúdos mais importante para não que exista conteúdo sem importância, é que tem conteúdos que despertam mais o interesse das crianças,que a criança saiba a onde e como aplicar o seu dia-dia,e onde ela terá mais interesse em aprender. Outro ponto que devemos respeitar e a idade de cada criança,pois há um tempo para cada coisa ou seja um tempo certo para cada aprendizagem,sem pular nenhuma etapa.

O Planejamento e a organização escolar é com certeza o fato mais importante para a organização do trabalho pedagógico. Para uma educação de qualidade, o trabalho do professor no seu papel de educador deve se fazer por ações que valorizam o conhecimento do aluno, consequentemente a tarefa docente requer dedicação no ato da descoberta, do estudo e da valorização do estudante. O trabalho do professor não se centra no conhecimento dele mesmo, mas sim em uma busca de informações e troca entre aluno e professor.

Como devemos ensinar os alunos? Ensinando de todas as formas possíveis não descartando nada, pois o que parece difícil para um e fácil para o outro. Para quem ensinar? Para todas as crianças sem excluir nenhuma. Jamais devemos excluir algum aluno por já saber tudo,devemos sim incluir com todas outras crianças para despertar em seus amigos o interesse de saber, aprender,e também seria muito bom para ambos para trocar ensinamentos e não sentirem excluídos.

Quando estar ensinando? Sempre dento da sala de aula e em casa com atividades de lição de casa. Para que a escola e pais estejam trabalhando juntos para que essa criança tenha um belo desempenho, os pais devem dar continuidade na casa como por exemplo uma forma tão simples e fácil que é, por exemplo quando colocamos a mesa do café da manhã: quantas pessoas tem? seis pessoas? eu cortei dez pedaços de bolos, quantos iram sobrar? sobraram quatro pedaços de bolos. Dessa forma é que devemos trabalhar com coisas tão simples e trabalhando juntos.

As teorias têm importância fundamental na formação do docente, pois oferecem perspectivas de análise, é um ponto de partida para que eles compreendam os contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais, proporcionando ao professor um conhecimento teórico para que possa ter uma base ao desenvolver seu trabalho diante das diversas situações encontradas na sala de aula, nem sempre um mesmo método funciona para todos.

E, então, qual é importância das teorias para o trabalho docente? As teorias são a base de um bom trabalho, e uma segurança para todos os docentes, é claro que temos que sempre estar nos atualizando por que com o passar do tempo pode acontecer alguns reajustes, e para que tudo sai da melhor forma possível para guiar os nossos alunos para o melhor caminho. Pois um professor marca muita a vida de um aluno, somos o espelho para eles, se formos um bom professor o aluno terá boas lembranças e se não formos poderemos causar danos irreversíveis para uma criança.

Se todas as teorias que estamos aprendemos e que iremos aprender ainda for postas em prática, as nossas aulas serão mais valiosas e dinâmicas, sendo bom tanto para professor de ver o seu trabalho bem desempenhado, como para o aluno que vai aprender e aula sendo mais aproveitada. É assim que nós pedagogos queremos ser lembrado com ensinamento e claro com muito carinho.

Alguns professores restringem o seu trabalho a aulas exclusivamente teóricas, sem a preocupação em procurar uma forma para que os seus objetivos sejam atingidos com mais eficácia, muitas vezes o que se aprende na teoria é bem diferente ao se deparar com a prática do dia a dia, é necessário que o professor tenha um planejamento flexível para fazer adaptações e traçar metas baseadas no que aprendeu durante o curso de formação.

Ao se deparar com uma sala de aula com uma média de 30 a 40 alunos (essa é a realidade do ensino no Brasil), com crianças em vários níveis de aprendizagem, alguns com raciocínio rápido, outros mais lentos, percebemos que devemos deixar um pouco de lado a teoria e procurar meios para que a necessidade daqueles alunos sejam supridas da melhor maneira possível.

A formação docente depende basicamente, tanto das teorias, quanto das práticas desenvolvidas na vida escolar.

Então que papel tem o professor nesse processo? Um grande papel, pois é ele que vai incentivar o aluno aprender sempre mais, é o professor que vai fazer o aluno a gostar de todas as matérias tem que ter muita dinâmica, despertar o interesse dos alunos para que não fique uma aula desagradável.E com todos esses processos não devemos esquecer-nos de sempre elogiar sempre que possível pois não é só de critica que formamos alunos e o futuro de um país melhor.

Atividade Avaliativa 1 - Organização, Estrutura e Políticas Públicas em Educação

ATIVIDADE:

A partir da leitura do texto “A Estrutura do sistema de ensino: federal,municipal, estadual”, postado como Texto 2 da Aula 1, responda:

1- No texto afirma-se que: ”os vários sistemas existentes na sociedade articulam-se com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com