TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Macroeconomia - Uniseb

Exames: Atividade Avaliativa Macroeconomia - Uniseb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

1.a) PIB é o Produto Interno Bruto,e corresponde a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região,País,durante um período determinado (mês,trimestre,ano).O PIB é um dos indicadores mais utilizados na Macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica.

b) Expansão já que o numero é positivo indicando que o país teve um aumento de serviços e bens durante esse período.

2)Com a inflação alta perde-se a noção dos preços relativos não tendo como mensurar se os produtos ou serviços estão caros ou baratos.

- Traz efeito sobre a distribuição de renda.

- Pode afetar as finanças públicas.

- Aumenta os chamados custos de transação da economia.

- Influencia negativamente a formação das expectativas em relação ao futuro.

3) X-M representa a diferença entre as exportações e as importações (valor das exportações menos o valor das importações). Se o valor das importações for maior que o valor das exportações será ruim já que indica a ineficiência da produção interna para atender a demanda do país sendo necessário importar produtos.

4) Inflação de Demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. É causada pelo aumento do volume de crédito, que não é acompanhado pelo crescimento da produção. Ocorre apenas quando a economia está próxima do pleno-emprego, ou seja, não pode aumentar substancialmente a oferta de bens e serviços a curto prazo.

No Brasil, o principal instrumento para combater a inflação é a política de juros, cuja taxa básica é fixada pelo Banco Central. Ao aumentá-la, o BC eleva o custo do dinheiro, tornando mais caro o crédito para o consumo e para expandir a capacidade produtiva. Com menos pessoas e empresas consumindo bens e serviços, os preços tendem a cair. A redução dos gastos públicos também poderia contribuir para o combate da inflação. A explicação é que o Estado, assim como as famílias e o setor privado, é um importante consumidor do que se produz na economia, ao contrário dos outros dois, o setor público pouco reage à alta dos juros e dificulta o trabalho do BC de controlar a elevação dos preços.

5) O Brasil utiliza uma política monetária expansiva e restritiva utilizando como instrumentos para o atingimento das metas inflacionárias a Taxa de Juros (SELIC), Emissão de Títulos Públicos, Depósitos Compulsórios e Taxa de Redesconto, o objetivo da queda na Taxa de juros anunciada é de aumentar o consumo com o aumento de crédito disponível no mercado assim estimulando a produção nacional e aumentando o PIB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com