TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa do Seminário

Por:   •  7/11/2016  •  Seminário  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 4

AVP-1       Atividade Avaliativa do Seminário 1[pic 1]

PROJETO DE TRABALHO – PRÁTICAS ACADÊMICAS

Nome:

Curso: Matemática

Data: 18/07/2014

1 - IDENTIFICAÇÃO:

1.1 – Área em que o projeto será aplicado:

(   ) Direito (  X ) Educacional (   ) Empresarial (   ) Saúde (   ) Engenharia

1.2 - Título do projeto: Aprendendo a Tabuada

1.3 - Nome do idealizador:

                           

2 – SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA

Depois de trabalharmos o processo de construção da tabuada de multiplicar e dividir verificamos a necessidade de estimular a memorização de maneira ordenada e contínua. Cremos que saber a tabuada favorece para resolver problemas e para realizar cálculos mentais, que podem ser feitos em menor tempo e com mais eficiência. São várias as situações do dia a dia que requerem cálculos com rapidez e facilidade, importantes para solucionar problemas da vida cotidiana, desde conferir um troco e também calcular valores. Por isso a necessidade de propor aos educandos situações de aprendizagem, nas quais eles poderão entrosar e decorar a tabuada, dando-lhe sentido.

Consideramos a realização desse trabalho por meio de atividade lúdica. Os educandos dizem as multiplicações com seus produtos e assim a memorizam como modo de atuar na brincadeira e vencer. De acordo com estudiosos os jogos na sala de aula são necessários, pois, têm condições de representar uma experiência importante para os alunos. Por meio dos jogos os alunos podem entrar na essência do saber e arquitetar respostas a partir da brincadeira, do símbolo e do raciocínio operatório. Também porque o aluno pode entender que conhecer é um jogo de averiguação, no qual o saber é produzido. Um jogo em que se pode vencer; ser derrotado, tentar de novo e aprender com amor.

3 – OBJETIVO GERAL

Decorar a tabuada de modo não convencional.

4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1

1.

Estudar a tabuada de modo lúdico, por meio de jogos e brincadeiras;

 Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.

 Saber adequar à alimentação as suas necessidades.

 Saber preparar uma receita adequadamente.

 Adquirir hábitos para uma boa alimentação.

 Aproveitar os alimentos na época da safra.

 Classificar a origem dos alimentos.

 Incluir no cardápio do Colégio alimentos naturais.

2

Facilitar a interação entre os educandos;

 Trabalhar tabuadas de maneira lúdica, através de jogos e brincadeiras

3

Proporcionar atividades interdisciplinares.

5 – RESULTADOS ESPERADOS

5.1 – Resultados esperados com relação aos funcionários.

Espera-se que os funcionários Incentivem os alunos a interpretar e solucionar cálculos mentais de multiplicação e divisão.

5.2 - Resultados esperados com relação aos Dirigentes.

Espera-se que os dirigentes incluam atividades lúdicas como um conteúdo transversal constante das áreas do conhecimento.

5.3 - Resultados esperados com relação à clientela do local.

Que a clientela possa romper com o mito de que para aprender a tabuada é preciso decorar, mas aprender de maneira contextualizada e divertida por meio de atividades envolventes, lúdicas e prazerosas.

6- ABRANGÊNCIA E CONTEXTO

Alunos do  4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

7 – PLANO DE AÇÃO (Como agir?)

 

AÇÃO A- 

Este plano de aula baseia-se num bingo que será trabalhado com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental objetivando revisar a tabuada, tendo em vista a grande dificuldade que os educandos apresentam na matemática básica.

AÇÃO B- 

Inicialmente será apresentada a atividade às crianças, logo após os dividiremos em duplas para o desenvolvimento da atividade.

As crianças receberão cartelas de bingo como o do seguinte modelo:

 

6 X 5

9 X 5

6 X 9

81 : 9

10 : 5

7 X 8

21 : 3

8 X 7

14 : 2

7 X 5

49 : 7

10 X 6

Os resultados serão retirados aleatoriamente, e quando aparecer um número e a criança tiver a operação em sua cartela, ele marcará, por exemplo, será "falado" o número 8, as cartelas que tiverem as operações: 2 x 4, 8 x 1, 16: 2, entre outros exemplos poderão ser marcadas. A dupla que preencher a cartela inteira primeiro e acertar todas as operações, ganhará um prêmio (que pode ser um ponto ou chocolate, bala, pirulito, etc.) como prenda, poderão ser feitas aproximadamente 4 rodadas em cada série.

 

AÇÃO C- 

O     Os alunos serão avaliados de acordo a sua atuação durante o jogo: deverão mostrar interesse, espírito de competição, lógica, raciocínio, procurar efetuar os cálculos de modo rápido e correto, respeitando os colegas de dupla e a maneira de raciocinar de cada um;

         Precisam entender que aprender a tabuada é uma maneira de descomplicar o cálculo nas continhas, principalmente a divisão e a multiplicação.

          Precisam entender que este conhecimento pode auxiliá-los muito, sobretudo em situações do dia a dia em que o cálculo é fundamental;

        Por meio de jogos como o do exemplo, as crianças poderão reparar que a matemática não é tão complicada como a maioria dos alunos acredita;

8- CRONOGRAMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (177 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com