TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Recuperação Análise De Riscos Na Cozinha Da Empresa Bom Sabor

Por:   •  6/10/2023  •  Ensaio  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

SENAC EAD

LUANA DE BITTENCURT ACOSTA

Atividade de Recuperação

Análise de riscos na cozinha da empresa Bom Sabor

Santa Maria/RS

2023

Identifique no mínimo seis fatores de riscos presentes na cozinha da empresa Bom Sabor e classifique-os. Em seguida, cite pelo menos um fator de risco de cada classificação, exceto biológico, e aponte a legislação aplicável.

Dicas de preenchimento:

  1. Analise um fator de risco por linha apenas. Se necessário, repita a atividade executada para analisar outro fator de risco na mesma tarefa.
  2. Ao justificar o emprego da norma, não cite o texto literal dos itens normativos. Seja objetivo.

Reconhecimento de riscos em cozinha industrial

N.º

Atividade executada pelo trabalhador

Fator de Risco

Classificação

(físico, químico, ergonômico ou de acidentes)

Legislação aplicável (NRs) e justificativa

E

x

e

m

p

l

o

Preparação de alimentos

Ruído intermitente

Físico

NR-15: O anexo 1 dessa norma trata da exposição ao agente ruído intermitente com foco na insalubridade.

1

Uso de objetos cortantes

Equipamento sem proteção

Acidente

NR 06 - O uso de luvas, por causa dos uso de agentes cortantes se faz necessário uma avaliação do risco inerente de cada tarefa, podendo selecionar uma luva que forneça proteção adequada. A NR 01trás também diversos fatores que contribuem para prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais.

Na NR 36 também trás como norma o estabelecimento dos requisitos mínimos para avaliação, controle  e monitoramento nas atividades que são desenvolvidas na indústria da carne.

2

Fritar a cebola

calor

Físico

NR-15: Anexo 3 trata de limites de tolerância para exposição ao calor. A NR 32 também regulamenta o risco de acidente com calor e fogo, também os EPIs que necessitam ser utilizados para prevenir e minimizar os riscos e NR 01 também  trás diversos fatores que contribuem para prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais.

3

Bater a massa/mistura dos produtos

Esforço físico constante

Ergonômico

NR 17 - As atividades que venham exigir sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, membros superiores e inferiores. A partir da análise ergonômica do trabalho em questão. NR 01trás também diversos fatores que contribuem para prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais.

4

Uso da batedeira

Ruídos

Físico

NR 15 - Anexo 1, deve ser aplicado realizando a medição e análise de ruídos e os limites de tolerância contínuo e intermitente. NR 01trás também diversos fatores que contribuem para prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais.

5

Uso do fogão

Probabilidade de incêndio

Acidente

NR 23 - Uma norma regulamentados que visa determinar quais são as medidas de proteção e combate à incêndios a serem adotadas pelas empresas em diversos casos. Trazendo uma série de disposições e orientações que devem ser feitas para proteger os colaboradores e o local em caso de incêndio. NR 01trás também diversos fatores que contribuem para prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais. A NR 32 também regulamenta o risco de acidente com calor e fogo, também os EPIs que necessitam ser utilizados para prevenir e minimizar os riscos.

6

Limpeza de pisos/ Lavar a louça

Risco de produtos químicos em geral

Químico

NR 26 - Determina que esses agentes devem ser classificados quanto aos perigos para a saúde e segurança dos trabalhadores. Esse critérios são estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos ( GHS) e da ONU. NR 01trás também diversos fatores que contribuem para prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais. A NR 09 e 32 regulamentam os riscos referentes ao contato com produtos químicos durante o trabalho.  E quis os cuidados necessários e EPIs.

7

Varrer

Exigência de postura inadequada e esforço físico constante

Ergonômico

NR 17 - As atividades que venham exigir sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, membros superiores e inferiores. A partir da análise ergonômica do trabalho em questão. NR 01trás também diversos fatores que contribuem para prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com