TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Resenha: Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Resenha  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 4

Atletismo

Este website é dedicado aos atletas das várias modalidades de atletismo. Seja o atleta profissional ou o atleta amador. O foco é no atletismo olímpico.

Trabalharemos neste material desde a corrida de rua passando pelas modalidades de corridas, rasas, de meio fundo e corridas de fundo.

Salto triplo, salto com vara, exercícios para os praticantes das variadas modalidades de atletismo, arremessos e lançamentos, técnicas de salto, arremessos, corridas, lançamentos, programa e horários das competições oficiais, circuitos, circuit training, power training, empunhaduras, estilos, condição física do atleta. Em fim, do A ao Z do atletismo neste site.

As informações contidas neste site são voltadas aos atletas profissionais de atletismo. Se você é um atleta amador tenha moderação e entenda que alguns dos treinos ensinados neste material são bastante intensos e avançados. Recomendamos que busque orientação de um profissional de educação física antes de iniciar os treinos aqui descritos.

Navegue o assunto usando os links abaixo ou procure na barra de pesquisa. Boa pesquisa e bom treinamento.

[01] História do Atletismo - Seus Movimentos Eram Os Exercícios Básicos.

O Atletismo deriva do grego "Athlos" que significa combate.

Entende-se por Atletismo a pratica de um conjunto de exercícios corporais baseados nos gestos naturais do homem: marcha, corrida, saltos e arremessos e podem-se encontrar suas origens junto às do gênero humano. Enfrentando o meio ambiente, flutuante entre a hostilidade e a benignidade, o homem primitivo corria, saltava e lançava, reagindo instintivamente de tal maneira que seus movimentos eram os exercícios básicos do que hoje é o Atletismo.

Pode-se dizer que, nas regiões da Asia Ocidental que foram a base do florescimento das culturas Mesopotânicas, assim como no Egito e Creta, se praticava um Atletismo rudimentar.

As inscrições arqueológicas nos túmulos de Tarquinia e Chius (na antiga Etrúria, região da Itália) permitiram, aos historiadores, deduzirem que quem as construiram, praticaram uma modalidade do que hoje é o lançamento do dardo e disco; figuras bem conservadas pintam os halteres, isto é, saltadores em distância que carregava um peso nas mãos.

[02] História do Atletismo - Período Helênico Jogos Olímpicos Clássicos

A primeira fase do atletismo alcançou seu mais alto grau nas regiões da antiga cultura helênica. Concebido no princípio como um simples jogo do esforço físico para competir e obter o reconhecimento da coletividade, com os gregos, o desporto chegou a ser a máxima concepção estética na qual se reuniram valores morais e espirituais.

As justas píticas, istmicas, olímpicas e neméias, participavam os mais renomados escultores, poetas, pintores, dramaturgos, músicos e historiadores da antiga hélade que exaltavam as grandes façanhas dos atletas mais brilhantes de seu tempo.

A história dos jogos helénicos remonta às épocas mais antigas. Os jogos olímpicos, o mais famoso deles foram fundados por Hércules, o celebérrimo herói da antiguidade e cuja celebração era de quatro em quatro anos, em Olímpia.

Como exemplo da consideração tão elevada que o culto do desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com