TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigo: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 8

SEGURANÇA DO TRABALHO

MELHORIA CONTÍNUA DE TRABALHO

Durante o dia a dia na nossa jornada de trabalho podewmos observar diversas situações que possam chamar nossa atenção. Dentre essas podemos destacar riscos há nossa integridade física, como pude observar está na proteção que alguns maquinários como prensas,guilhotina e dobradeiras. Os maquinários tem acessos perigosos como rolamentos e motores expostos e que poderiam puxar o operador para dentro da máquina causando um enorme acidente.

Podemos destacar também a falta de sensores de parada (cortinas de luz) onde a operação da máquina eh interrompida a partir do momento que a presença de algo na descida da ferramenta.

Diversas atitudes em conjunto de trabalhadores e diretoria poderiam fazer o dia a dia serem mais seguros,basta ver que existem acidentes irreversíveis e fatais. Medidas preventivas são essenciais para ser reduzido a zero os acidentes de trabalho.

Empresas atuamente trabalham com um sistema CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) onde buscam a melhoria de trabalho seguros. Porém o alto custo para implantação de novos métodos de trabalho atrapalham a evolução desse sistema extremamente importante.

"Antes cautela que arrependimento"

~Adágio Popular~

ETAPA 02

MELHORIA CONTÍNUA PARA UM TRABALHO SEGURO

Introdução

Quando a avaliação dos riscos mostra que uma máquina ou processo acarreta um risco de lesão, o risco deve ser eliminado ou contido. A maneira pela qual isso é alcançado dependerá da natureza da máquina e do perigo. Medidas de proteção em conjunto com guarda ou impedir o acesso de um perigo ou impedir o movimento perigoso em um perigo quando o acesso está disponível. Exemplos típicos de medidas de proteção são proteções intertravadas, cortinas de luz, tapetes de segurança, controles bimanuais e chaves de habilitação.

Sistemas e dispositivos de paragem de emergência estão associados com sistemas de controle relacionados à segurança, mas eles não são sistemas de proteção diretos, eles só devem ser consideradas como medidas de proteção complementares.

Como impedir o acesso

Proteções fixas fechadas

Se o perigo está em uma parte das máquinas que não requer acesso, a proteção deve ser permanentemente fixado na máquina. Estes tipos de proteção devem requerer ferramentas para remoção. Os protetores fixos devem ser capazes de 1) suportar o seu ambiente operacional, 2) conter projéteis quando necessário, e 3) não criar riscos por ter, por exemplo, bordas afiadas. Os protetores fixos podem ter aberturas para onde a proteção encontra a máquina ou aberturas, devido à utilização de um gabinete tipo malha de arame.

Janelas fornecem maneiras convenientes para monitorar o desempenho da máquina, quando o acesso a essa parte da máquina. Cuidados devem ser tomados na escolha do material utilizado, pois interações químicas com fluidos de corte, raios ultra-violeta e o envelhecimento pode levar os materiais da janela a degradar ao longo do tempo.

Acesso de detecção

Medidas preventivas podes se usadas para detectar acesso a um perigo. Quando a deteção é selecionada como o método de redução de risco, o projetista deve entender que um sistema completo de segurança deve ser usado, o dispositivo de segurança, por si só, não prevê a redução do risco necessário.

Este sistema de segurança geralmente é composto por três blocos: 1) um dispositivo de entrada que detecta o acesso ao perigo, 2) um dispositivo lógico que processam os sinais do dispositivo de detecção, verifica o estado do sistema de segurança e se transforma em dispositivos de saída ou fora, e 3) um dispositivo de saída que controla o atuador (por exemplo, um motor). A figura 22 mostra o diagrama de blocos de um sistema simples de segurança.

Dispositivos de detecção

Há muitos dispositivos alternativos disponíveis para detectar a presença de uma pessoa que entre ou permaneça dentro de uma área de perigo. A melhor escolha para uma determinada aplicação depende de uma série de fatores.

A frequência de acesso,

Tempo de parada de perigo,

Importância de completar o ciclo da máquina, e

Contenção de projéteis, fluidos, névoas, vapores, etc

Protetores móveis adequadamente selecionados podem ser interligados para fornecer proteção contra projéteis, fluidos, vapores e outros tipos de perigos, e são muitas vezes utilizadas quando o acesso ao perigo não é frequente. Proteções intertravadas também pode ser bloqueada para impedir o acesso quando a máquina está no meio do ciclo, e quando a máquina demora muito tempo para chegar a uma paragem.

Sensores de presença, como a luz cortinas, tapetes e scanners, fornecem acesso rápido e fácil para a área de perigo e muitas vezes são selecionados quando os operadores frequentemente devem acessar a área de perigo. Esses tipos de dispositivos não oferecem proteção contra projéteis, névoas, fluidos, ou outros tipos de perigos.

A melhor escolha de medida de proteção é um dispositivo ou sistema que fornece a máxima proteção com o mínimo de obstáculos ao funcionamento normal da máquina. Todos os aspectos do uso da máquina deve ser considerada, como a experiência mostra que um sistema que é difícil de usar é mais passível de ser removido ou contornado.

DisposItivos de detecção de presença

Ao decidir como proteger uma zona ou área, é importante ter uma compreensão clara do que exatamente as funções de segurança são necessárias.

Em geral, haverá, pelo menos, duas funções.

1. Desligar ou poder desabilitar quando uma pessoa entra na área de perigo.

2. Evitar ligar ou habilitação de força quando uma pessoa está na zona de perigo.

Inicialmente, pode-se pensar que estes possam parecer a mesma coisa, mas apesar de serem, obviamente, ligados, e muitas vezes são realizados pelos mesmos equipamentos, eles são realmente duas funções separadas. Para atingir o primeiro ponto que precisa-se usar algum tipo de dispositivo de desarme. Em outras palavras, um dispositivo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com