TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Auditoria Etapa 1

Monografias: Atps Auditoria Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 – Explique o que é Auditoria.

È uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

2.2 – Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.

A Auditoria pode variar em duas classes de acordo com o tratamento que se dá ao processo indagativo que a mesma tem como objeto de analise e estudo.

São divididas em duas classes fundamentais:

• Auditoria geral ou sintética – situa-se mais na análise das peças de balanço e de suas conexões.

• Auditoria geral detalhada ou analítica – não existem limites em sua ação, ou seja, seu exame abrange todas as transações, detendo-se em todos os documentos, em todas as contas e em todos os valores, ou seja, uma varredura geral em todas as contas e documentos.

A auditoria está dividida em dois grandes grupos: Auditoria Interna e Auditoria Externa.

Auditoria Interna:

É exercida por um funcionário da empresa e busca através de verificação e análise a prevenção de falhas operacionais, a avaliação de desempenho, a qualidade dos serviços e produtos, a eficácia dos sistemas de informação, etc..

O funcionário responsável deve se reportar diretamente a alta administração devido ao caráter sigiloso de seus relatórios.

Auditoria Externa:

Sua função e objetivo são as mesmas da auditoria interna, porém devido à ausência de vinculo com a empresa auditada, seus relatórios geram maior confiança aos usuários internos e externos, aumentando o grau de confiança das demonstrações contábeis.

2.3 – Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?

O Auditor deve ter registro na CVM, guardar dos documentos por cinco anos a contar da data do seu parecer de auditoria.

O auditado deve contratar um auditor que atenda aos requisitos básicos para exercer a profissão, comunicar a CVM a substituição de auditor com exposição clara dos motivos.

2.4 – Qual a postura que um auditor deve ter? Explicar

Um auditor deve ter acima de tudo ética. Sem ética não há credibilidade e sem credibilidade não como exercer a profissão.

Deve ter capacidade técnica, ser honesto, diligente e deve resguardar os interesses de seus clientes.

A não ser se solicitado por determinação de autoridades competentes, deve manter sigilo sobre o que descobrir no desempenho de suas funções. Deve comunicar a existência de impedimento para o exercício da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com