TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Dissertações: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos Econômicos

DM2 Metalúrgica

A DM2 é uma metalúrgica que atua no mercado de construção civil há mais de 15 anos fabricando portas corta fogo.

A empresa fica localizada na cidade de Cabo de Santo Agostinho no estado de Pernambuco. Atualmente a empresa tem um quadro de 60 funcionários, juntando a parte operacional e a administrativa da empresa, e o seu faturamento mensal gira em torno de R$ 500.000,00.

A DM2 fabrica portas corta fogo (seriam as portas de saída de emergência) este é o seu principal produto, fabrica também batentes metálicos para portas de madeira e blindagem arquitetônica.

Os principais concorrentes da DM2 no estado de São Paulo são as empresas: Portal, Miragem e principalmente a Metálika. Em número a DM2 tem 40% do mercado de SP, enquanto a Metálika tem 35%, Miragem tem 15% e a Portal 10%.

A DM2 possui em São Paulo o departamento de vendas onde atua ativamente 3 vendedores, o departamento de instalação onde tem 4 equipes de instalação de portas, departamento de logística onde recebe o material fabricado em PE e distribui pela grande São Paulo e também solicita as coletas para a região do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e por fim o departamento financeiro onde auxilia o departamento financeiro da fábrica realizando as cobranças e controles de materiais e despesas do escritório em SP.

A DM2 possui representantes distribuídos por todo o Brasil, e a sua presença nacional é de 55%, só não é maior por causa do PAC – programa de aceleração do crescimento, pois as construtoras estão em pleno vapor, superando metas estabelecidas no inicio de cada ano. E com isso a demanda está muito alta e a oferta da DM2 não consegui atender a essa demanda, estaremos analisando, a seguir, o que pode ser feito na empresa para aumentar na produtividade.

CUSTO DE OPORTUNIDADE

Há 2 setores na empresa que podemos fazer melhorias. Uma seria no setor de instalação, pois atualmente há 4 instaladores e 4 ajudantes, onde cada equipe (considera-se uma equipe com 1 instalador e 1 ajudante), consegui instalar média de 9 portas por dia, resultando no final do mês em 792 portas instaladas.

A empresa pode contratar mais equipe de instalações para poder acompanhar a quantidade de portas que a empresa vende com instalação, ao qual hoje está em torno de 40% das portas vendidas são com instalação.

Porém se a empresa investir somente na contratação de equipe de instalação, estará perdendo mercado, pois no atual cenário econômico do Brasil a construção civil, mais precisamente no setor imobiliário, está crescendo a cada ano.

O outro setor que podemos fazer melhorias é na aquisição de novas máquinas, atualmente existe 4 máquinas, no setor de fabricação de portas corta fogo, pois há espaço para ser ampliada, podendo adquirir mais máquinas e essas máquinas novas seriam especiais para fabricar as portas com furação das fechaduras nas portas, como 50% das portas que fabricamos são com instalação isso ajudaria com que os instaladores pudessem instalar muito mais portas, pois para os instaladores fazerem o furo na porta é praticamente 50% do tempo total que o instalador leva para instalar a porta completa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com