TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica 4º

Ensaios: Atps Estatistica 4º. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera-Uniderp

Estatística

CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ 4º SÉRIE

PORTO SEGURO/BAHIA

2013

Universidade Anhanguera-Uniderp

Estatística

CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ 4º SÉRIE

Trabalho de Estatística apresentado à faculdade de Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional para obtenção de nota parcial da disciplina, sob orientação da professora Ivonete machado de Carvalho.

PORTO SEGURO/BAHIA

2013

SUMÁRIO

Introdução_________________________________________________03

Conceitos de estatísticas______________________________________04

Aplicações da estatística______________________________________05

Aplicações dos conceitos de controle estatísticos de processos (CEP) em uma empresa de fundição do norte catarinense__________________05

Processos de coleta de dados estatísticos________________________ 06

Estudo de caso______________________________________________06

Tabela de pesagem________________________________________07

Frequência absoluta e frequência relativa_______________________09

Gráficos________________________________________________ 11

Medidas de tendência central_________________________________ 11

Medidas de dispersão______________________________________12

Média, moda, mediana, variância e desvio padrão_______________ 13

Tabela__________________________________________________13

Relatório__________________________________________________ 16

Considerações finais_________________________________________17

Referências________________________________________________ 18

1. Introdução

Este relatório tem como objetivo apresentar a estatística de controle de qualidade para um lote de café, designando a função de supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregado de verificar e controlar o processo de qualidade do empacotamento de sacos de café tento como base a coleta de informações para um melhor resultado. Após a coleta de dados teremos a construção de uma tabela, contendo frequência absoluta, frequência relativa, também elaboração de gráficos de colunas e setores. Ao final de todas as etapas iremos calcular medidas tendência central e dispersão e avaliar se o lote será aprovado ou reprovado.

Conceitos de Estatística

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, portanto podemos defini-la como; a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões (Larson; Faber, 2010).Para a utilização dos mesmos na tomada de decisões, a estatística possui dois grandes ramos:

Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza, ainda fundamentam as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

A estatística baseia-se na coleta de dados, nessa coleta estão inseridas informações de observações, contagens, medições ou respostas.

O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores, permitindo fazer a dedução sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro. Permite também fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, etc.

Na estatística existem dois tipos de conjuntos de dados: População e Amostra. População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra: é um subconjunto de uma população, fração ou uma parte do grupo. E algumas situações seriam impossíveis entrevistar todos os elementos de uma população, desta forma, o número de entrevistados corresponde a uma quantidade determinada de elementos do conjunto, uma amostra.

Os dados qualitativos consistem em atributos, classificados ou registros não numéricos. Como por exemplo: sexo, cor de pele, estado civil.

Os dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas. Como por exemplo: salário, idade, número de filhos.

Aplicações da Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que auxiliam estudos e planejamentos governamentais no país. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

Os métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com