TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Filosofia

Artigo: Atps Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  5.317 Palavras (22 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 22

01- O que é o mundo e a realidade?

R - Mundo é o sinônimo de planeta terra ou mesmo para quaisquer outros corpos celestes assemelhado planeta. Mundo é: as artes, a ética, a política, o estético, onde vivem seres humanos e outras espécies, buscando encontrar na realidade das coisas sentido acessível ou perceptível entendido pela ciência e filosofia ou qualquer outro sistema de análise.

02-O que é o ser humano?

R - É um dos seres vivos do planeta dotados de razão e inteligência. Um ser racional formado biologicamente, psicologicamente, que pensa e através do pensamento torna-se um ser de competências e habilidades.

03- O que é viver em sociedade?

R - É interagir com outras pessoas, mostrando a necessidade de interação para com o outro.O ser humano não consegue viver sozinho e isolado.

04- Qual a grande finalidade da vida social?

R – Tem a finalidade de criar uma estrutura de indivíduos interligados com a união da diversidade, e a necessidade de aperfeiçoarmos nossos conhecimentos diante da vida.

05- O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?

R – É a capacidade de adquirir e interpretar informações recebidas por outras pessoas podendo assim ampliá-los, tirar conclusões, aumentando as referências para o estabelecimento entre as relações pessoais.

06- O que é ser cidadão?

R – É um ser humano inserido em uma sociedade o qual o torna detentor de direitos e deveres.

07- Existe uma relação intima entre cidadania e qualidade de vida? Justificar.

R - Sim, está interligada e em permanente construção, vez que é o referencial da conquista por direitos civis, políticos e sociais, em busca de maior liberdade, lutas pelas igualdades sociais, bem como o fortalecimento das garantias individuais e coletivas, que resultam em melhor qualidade de vida.

08- As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. Dê um exemplo.

R – A sociedade é produto e reprodutora de questões sociais. Citamos como exemplo, a falta de moradia, saneamento básico, etc...

09- O bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de uma vida cidadã?

R - Sim, pois o exercício pleno da cidadania reflete as conquistas pelos direitos a nós garantidos pela constituição.

10- O preconceito é amplo no meio social. Vocês poderiam citar um preconceito que faz parte do cotidiano da nossa sociedade? Qual o seu posicionamento em relação a ele?

R - São vários os tipos de preconceitos: religioso, o racismo da cor, contra os deficientes, a própria desigualdade social, contra os homossexuais. Embora haja muitas lutas no sentido de acabar com os preconceitos, ainda podemos ver claramente situações vexatórias e de constrangimentos no cotidiano da sociedade. Esperamos entender e praticar que o direito de um começa quando termina o do outro, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Podemos acompanhar esta etapa, expondo nossas ideias e experiências, buscando um consenso sobre o conhecimento nas respostas das questões acima citadas. É importante lembrar que todos do grupo responderam o questionário individualmente.

Logo, essa atividade complementar supervisionada está sendo muito importante e interessante para todas nós, pois buscamos explanar nossos conhecimentos sobre o conteúdo abordado, buscando as respostas em nosso cotidiano.

Refletindo sobre as questões, definimos o mundo e a realidade como um conjunto de tudo que existe, o lugar que nos permite a vida onde habitamos o universo. A realidade não é só o que temos contato, pode ser criada todo dia por cada indivíduo pela forma que escolhe para se viver, é o estado das coisas como elas realmente existem e não o que elas parecem ser. Assim, não há falar em realidade estática, em que há um motivo óbvio que motive da vida humana, bem como, o mundo sempre será contexto para a vida humana, resumindo só e tão só como campo de aprendizado, onde o homem busca entender sua real missão enquanto vivo.

O ser humano são seres culturais que modificam o estado de natureza, isto é, o modo de ser, a condição natural das coisas definidas pela natureza. Ele apresenta também reflexos e instintos vinculados a estruturas biológicas hereditárias próprias da espécie humana.

Como ocorre com outras espécies, a vida em sociedade para o ser humano é importante para fortalecer a capacidade de evolução já que apesar de ser geneticamente 99,99% iguais, possuímos varias capacidade/habilidades que nos tornam extremamente diferentes.

Desta sorte, o maior desafio para se viver em sociedade é a falta de uma finalidade objetiva da vida em sociedade, pois é importante se manter vínculos para o fortalecimento da capacidade de evolução, não só na condição de cidadão, mas na condição de seres humano.

Apesar das diferenças inerentes a todo ser humano, possuímos várias capacidades/habilidades, buscando a necessidade de aperfeiçoarmos nossos conhecimentos na noção das coisas e acontecimentos que permeia nossa vida.

Enfim, corramos para a busca de qualidade de vida melhor a todos, evoluindo para banir do nosso meio e na sociedade como uns todos os tipos de preconceitos, a desigualdades sociais, a exclusão social, partindo de uma união de forças Estado x Sociedade.

O Serviço Social ao longo da história vem evoluindo, junto com as modificações da sociedade e do homem e as transformações do mundo. A Filosofia sempre andou contida nesta trajetória, ampliando os conhecimentos para que o Serviço Social tivesse uma visão mais ampla de toda sociedade e suas transformações.

Na filosofia como Referência Metafísica quase nada mudou: O Homem, a Educação e o conhecimento. Sua essência define as características específicas, o que serve para identificá-las em outros seres e entender nossa evolução e o que representamos dentro do Universo, também como Referência Científica. Hoje sabemos que o homem é capaz de transformar o objeto e adequá-lo às suas necessidades além de acumular conhecimento através de suas experiências e transmiti-lo às novas gerações com a educação formal ou apenas pela simples observação dos fenômenos naturais e físico-sociais que nos rodeiam.

Mas é na Referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com