TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos

Pesquisas Acadêmicas: Atps Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  2.574 Palavras (11 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR TUTOR A DISTANCIA: Mariciane Moraes Nunes

PROFESSOR EAD: Ivonete Liberato Milan

VALPARAÍSO-SP

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ANGELA MARIA DE FRANÇA RA: 7931687851

BRUNA EDUARDA PEREIRA BARBOSA RA: 7931682829

ELAINE DOS SANTOS BELTRÃO RA: 7931677350

FABIANA SANTOS SILVA RA: 7931695192

JOELMA CRISTINA SILVA PEREIRA CAMPESATO RA: 7931681445

“Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Fundamentos Filosófico da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Mariciane Moraes Nunes.

VALPARAÍSO-SP

2013

Introdução

O presente trabalho visa pesquisar e compreender a importância e a contribuição da Filosofia para Educação. A Filosofia é uma disciplina que nos leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e assim despertar o senso crítico e consequentemente auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde a Educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Ela refletirá sobre a ética, liberdade, o ser humano, a educação, o que educar, que valores ensinar, a Filosofia é um olhar de conjunto que iremos construir a cerca da educação.

ETAPA 1

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A SOCIEDADE E O MUNDO

Ao observarmos a famosa escultura “O Pensador” de Auguste Rodin podemos interpretá-la como a representação de um homem imerso em seus pensamentos, buscando a solução para algum problema. O que acontece na maioria das vezes conosco, quando estamos diante de situações complicadas, precisamos de um tempo para pensar, analisar, refletir acerca daquela situação, para só então decidirmos o que fazer qual atitude tomar para resolvê-la.

A Filosofia é uma disciplina de extrema importância para o individuo. Seu surgimento na Grécia por volta dos séculos VII e VI a.C se deu a partir do momento em que os gregos começaram a estimular o argumento, ao procurar racionalmente o princípio, os fundamentos de todas as coisas. Filosofia significa amor à sabedoria: Filos é amor, amizade. Sophia é sabedoria. Filos Sophos: amante da sabedoria. Para nós o que é sabedoria? É o conhecimento acerca de tudo que se pode pensar, a maneira de observar a realidade, para pensar sobre os acontecimentos, sejam eles sobre a ciência, sobre a religião, sobre arte e sobre o homem em seu cotidiano. Na área da educação a Filosofia tem como objetivo desenvolver no aluno o senso crítico, para que o mesmo supere a compreensão sobre o homem, a natureza e a sociedade.

Desse modo, trabalha-se o aluno de uma maneira que estimule seu desenvolvimento da reflexão lhe oferecendo informações sobre o pensamento filosófico, pois a Filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, mas abrange uma maneira de pensar e se relacionar com o mundo. A educação quando se volta para a formação do pensamento crítico, contribui para a liberdade nos diversos aspectos de sua vida.

Afirma-se então que a escola não é apenas um espaço físico, mas um ambiente de convívio troca de experiências e, até mesmo, experimentação. Portanto, não basta apenas implantar uma disciplina no currículo escolar, é fundamental que os educadores revejam seu conceito de educação e comecem a pensar em dinâmicas apropriadas e em boas relações sociais, pois só assim, as crianças também terão mais oportunidade para fazer seus próprios julgamentos, suas escolhas e a construção de novos conceitos e significados, emitindo assim suas próprias opiniões. Nas escolas particulares, a implantação dessa disciplina foi mais bem aceita do que nas escolas de rede pública, visto que as mesmas possuem uma visão mais aberta da educação, além de uma maior aquisição de materiais pedagógicos para os professores e alunos, e monitores especialmente preparados para o ensino da filosofia. Enfim, para a implantação da disciplina seria necessária a realização de diversas mudanças/melhorias na escola referente a uma estrutura adequada, com a contratação de professores capacitados para um maior aproveitamento dos alunos em atividades escolares, neste sentido, as escolas públicas apresentariam uma maior dificuldade. Os professores devem desenvolver metodologias que favoreçam um ambiente educativo dinâmico, capaz de promover uma aprendizagem significativa, interdisciplinar e reflexiva. O objetivo da implantação da disciplina é fazer com que a escola realize um trabalho filosófico-pedagógico criativo, crítico e reflexivo, que envolva o relacionamento humano com o mundo, mediante análise de questões sociais que interferem diretamente no plano pedagógico escolar, como: violência, discriminação, ética e valores. O problema em torno da aplicação da disciplina Filosofia em escolas de rede pública de ensino, especialmente no Ensino Fundamental, deve-se ao fato de que a mesma é tida como desnecessária, na medida em que não é obrigatória, sem mesmo identificar a importância desse estudo para a formação dos alunos e a construção da cidadania. Portanto, implantar um trabalho de Filosofia nas escolas, principalmente de rede pública, não é simples. Afinal, Filosofia não se resume apenas em ensinar teorias de filósofos renomados de várias épocas da história da humanidade, ela serve também para preparar o educando em um sujeito ético, crítico e autônomo, que respeita o outro e a comunidade em que vive. Acredita-se que muitas análises ainda precisam ser feitas, a fim de que haja a identificação da necessidade de se implantar a disciplina filosofia no currículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com