TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Logistica Empresarial

Artigos Científicos: Atps - Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 13

1. Introdução

No desenvolver desse trabalho, veremos sobre a importancia da logistica sobre o progresso da empresa perante o mercado concorrente. Iremos desenvolver planos de melhorías, as vantagens da competitividade, quais os gargalos observados pela equipe e quais os indicadores de desempenho.

A logística vem apresentando um constante progresso, sendo hoje um fator essencial para a estratégia da empresa no mercado em que atua. No princípio a logistica era confundida com o transporte e armazenagem de produtos, mas não é bem assim, a logística é uma ferramenta muito importante para todo bom negocio, pois atua diretamente no gerenciamento da cadeia de suprimentos. A logística abrange todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

2. Plano de melhorias da cadeia logística

2.1 Vantagens competitivas

A logística vem sendo uma ferramenta para aumentar a competitividade entre empresas no setor de suprimentos.

As pequenas empresas se questionam se um setor logistico não seria apenas para as grandes empresas. De fato esse setor se destaca mais em grandes empresas, porém o que as pequenas empresas não percebem, é que ja praticam a logistica no planejamento, no controle de suprimentos, na produção e na distribuição fisica. A única alteração na criação de um setor, é que passará a fazer parte dessa cadeia o fornecedor e o centro de distribuição incluindo fluxo de materiais e impacto no setor financeiro. Os fatores que influenciam no valor do sistema de logística podem ser: transportes, armazenagem, manutenção de estoques e processamento de pedidos.

O desempenho logístico está dividido entre qualidade de serviço e custos, sendo que o serviço bem executado fará com que o valor cobrado do cliente fique mais caro, porém algumas medidas podem ser tomadas para melhoria do nível de serviço prestado e redução de custos. Ex.

- estratégias logisticas: buscar metodos ageis com menores custos para atender o publico-alvo sem sair do valor proposto e por um custo bem menor.

- escolher seus fornecedores e canais de distribuição em sua totalidade, levando em consideração o preço de venda, quantidade minima de compra e se eles cumprem o prazo de entrega.

- utilização de um sistema comum, itegrando compras de insumos, planejamento e programação da produção e distribuição. Isso é necessário para o controle do estoque e aumento do nivel de serviço prestado, onde se tem que ter um controle de compra para facilitar a programação da podução para evitar furo no caixa.

Para ter um sistema de logistica integrado, não significa que a empresa tem que pagar caro em softwares de ultima geração. Tem empresas que consegue toda essa integração de compra e controle de estoque, programação e distribuição com simples planilha em Excel criada por seus próprios funcionários.

O sistema de logística torna o produto mais valorizado por meio do serviço prestado ao cliente e também valoriza a produtividade da empresa pela redução de custos tornando-se uma estratégia em disponibilidade de entrega e facilidade na aquisição de pedidos.

O profissional de logística deve explorar com seu conhecimento, todos os pontos que afetam o desenvolvimento da empresa visando sempre o menor custo, deve-se buscar soluções diferentes para cada situação, como capacidade de negociação e de organização atendendo as necessidades de cada cliente, sempre dentro dos limites que a empresa oferece.

2.2 Descrição da empresa estudada

2.2.1 Nome

Razão Social: Jaime e Jaqueline Comércio de Alimentos e Bebidas Ltda

Nome Fantasia: Água e Cia.

2.2.2 Localização

A Água e Cia está localizada a 30 minutos do centro de Campinas na R. Sargento João Francisco Capri, nr. 19 - Pq Residencial Vila União - Campinas – SP

2.2.3 Segmento em que atua

Comércio de Distribuição de Água Mineral e afim.

2.2.4 Porte/tamanho

É uma empresa de pequeno porte e conta com um estoque de 2000 galões, uma equipe de 05 colaboradores dentro de um depósito de mais ou menos 40 m² com escritório, banheiro e estoque, central de atendimento, veículos, logística própria, tecnologias e qualificações.

2.2.5 Missão e valores

Missão

A Água e Cia tem como finalidade, atender todos seus clientes com rapidez, dedicação e presteza. Superar as expectativas de qualidade dos produtos distribuidos e serviços. Manter os armazenamentos adequados, garantir a qualidade dos produtos até o consumidor final. Tornar-se um referencial em distribuição de água mineral, através de inovação, tecnologia e valores humanos. Preocupar-se não somente com a venda, ter a certeza da satisfação dos clientes nos produtos e serviços adquiridos.

Visão

Tornar-se um distribuidor reconhecido no mercado de água mineral. Transformar a distribuidora Água e Cia em uma empresa de grande porte, chegando à aquisição e fornecimento de marca própria para o mercado atraves de estudos e fundação de uma fabrica de agua mineral com uma fonte de agua potavel segura.

Valores e Princípios

Nossos princípios estão alinhados aos valores humanos, reconhecimento profissional, bom ambiente de trabalho, ética, relacionamento e crescimento pessoal e profissional.

A satisfação dos valores internos dos nossos funcionários são fatores primordiais a serem considerados para alcançar os planos de crescimento da Água e Cia. Ambiente de trabalho sempre descontraído, respeitando o código de ética da empresa.

O crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos na Água e Cia direta ou indiretamente são características consideradas por nós.

Qualidade do Produto, ter a consciência de distribuir somente produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com