TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ppcp

Ensaios: Atps Ppcp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.577 Palavras (11 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo:Realizar previsões de demanda é a base para o planejamento das organizações, visto que essas projeções possibilitam que as empresas antecipem os cenários futuros de mercado, e com isso se preparem para os mesmos. Contudo, existem maneiras distintas para realizar essas previsões.

INTRODUÇÃO

Entender e ter uma expectativa do mercado futuro é de fundamental importância para as empresas, uma vez que com base nessa compreensão se realizam as previsões de demanda, que são a base para o planejamento das atividades da empresa.

Essas previsões definem as quantidades de produtos que deverão ser disponibilizadas no mercado, objetivando satisfazer as necessidades dos consumidores e melhorar os resultados da empresa através da otimização dos recursos, tornando a empresa mais competitiva.

No entanto, determinar corretamente a demanda dos produtos é um desafio. Neste sentido é que se justificam os objetivos da pesquisa em descobrir como as empresas realizam suas previsões.

Contudo apenas identificar como ocorre o processo de elaboração das previsões, não é o suficiente, portanto, buscou-se identificar, além disso, qual a importância desta atividade para as empresas, bem como a confiabilidade dos resultados obtidos através das técnicas utilizadas, entre outros aspectos, sob a ótica da análise qualitativa.

PREVISÃO DE DEMANDA

Para se conceituar previsão de demanda precisa-se inicialmente entender o conceito de demanda, que nada mais é do que a procura por determinado bem ou serviço.

Para Kotler e Armstrong (2009), demandas são desejos por produtos específicos,

respaldados pela habilidade e pela disposição de comprá-los. No entanto, afirmam ainda que os desejos tornam-se demandas apenas quando apoiados pelo poder de compra.

Segundo Moreira (2009), planejar é uma atividade comum a qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho, ou do ramo que atua, e a previsão de demanda, é a base para elaboração deste planejamento.

De acordo com Gaither e Frazier (2002-2004), prever, ou estimar a demanda futura de produtos e serviços e os recursos necessários para produzi-los é o primeiro passo da etapa do planejamento. E o ponto de partida para a elaboração das demais previsões da empresa está na estimativa das vendas futuras.

Segundo Ritzman e Krajewski (2008), a previsão é a avaliação de acontecimentos futuros, utilizada para fins de planejamento. Ele afirma ainda que as previsões são necessárias para auxiliar na determinação dos recursos necessários, na programação dos recursos existentes e na aquisição de recursos adicionais.

No entanto, para realizar boas previsões de demanda, é necessário conhecer bem os produtos e o mercado, afinal, é dessa forma que se entende as informações de venda, identifica-se a sazonalidade, as tendências, entre outros. Mas esse processo de entender os produtos e o mercado deve envolver todos os setores da empresa, pois quanto mais informações disponíveis, melhores serão os resultados da previsão.

Tendo entendido os conceitos de previsão de demanda é importante que se identifique quais as técnicas de previsão de demanda existentes bem como suas diferenças em relação à aplicabilidade das mesmas.

TÉCNICAS DE PREVISÃO De modo geral, pode-se dizer que técnicas de previsão de demanda são os modelos utilizados pelas empresas para realizarem suas previsões de modo que se obtenham resultados mais apurados. Sendo que estas técnicas devem ser definidas de acordo com os objetivos da empresa. Para Moreira (2009) os métodos de previsão podem ser classificados de acordo com critérios variados, no entanto a classificação mais comum é a que leva em consideração o tipo de abordagem utilizado, ou seja, o tipo de instrumentos e conceitos que formam a base da previsão. Por este critério os métodos podem ser qualitativos e quantitativos.

Tubino (2000), também classifica os métodos de previsão desta forma, distinguindo, contudo, que os métodos qualitativos: privilegiam principalmente dados subjetivos, os quais são mais difíceis de representar numericamente; enquanto que os métodos quantitativos: envolvem a análise numérica de dados passados, isentando-se de opiniões pessoais ou palpites. Ainda segundo Tubino (2000) embora existam inúmeras técnicas de previsão, com diferenças significativas entre elas, existem certas características que são comuns entre as técnicas, tais como a suposição de que as causas que influenciaram a demanda passada continuarão a agir no futuro; a imperfeição das previsões, visto que não se consegue prever todas as variações aleatórias que podem vir a acontecer; a diminuição da apuracidade à medida que aumenta o período de tempo investigado; a previsão para grupos de produtos é mais precisa que para produtos individuais. Além disso, Martins e Laugeni (2005) afirmam que as previsões costumam ser de curto prazo (até 3 meses), médio prazo (até 2 ou 3 anos) e longo prazo (acima de 2 anos). Sendo assim, no curto prazo normalmente são utilizados métodos estatísticos, enquanto que no médio e longo prazo utilizam-se modelos explicativos ou econométricos. Ritzman e Krajewski (2008) alertam sobre a importância da escolha do tipo de técnica a ser utilizada, visto que às vezes tem-se de optar entre precisão e custos de previsão. O objetivo fundamental é que se desenvolva uma técnica de previsão apropriada para as diferentes características de demanda. Além disso, um fator que deve ser levado em consideração no momento da escolha da técnica é o horizonte de tempo, ou seja, se as projeções são de curto, médio ou longo prazo

CÁLCULOS

Média Móvel Simples

A média móvel simples é chamada assim pois não há ponderação de pesos ao longo

do período, ou seja, todas as cotações têm o mesmo peso dentro do período

analisado.

Fórmula para calcular Média Móvel Simples:

MMS: média móvel simples

V1: valor de fechamento do primeiro período

V2: valor de fechamento do segundo período

n:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com