TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Prc Adm

Dissertações: Atps Prc Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  4.327 Palavras (18 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 18

1 – INTRODUÇÃO

Toda empresa tem objetivos bem definidos, sua razão de existir, e para descobrir qual é esse horizonte e como chegar lá é necessário muito pensar, traçar estratégias, e definir ações para que isso seja possível, ou seja, é imprescindível PLANEJAR.

Planejamento é estabelecer objetivos, pensar ações que permitam alcançar os objetivos e executar essas ações, obtendo o resultado almejado.

“Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”. (Aurélio),

“Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss)

Há na literatura sobre planejamento um vasto campo de conceitos e definições, uma delas é a de que o planejamento é representado dentro das empresas de três formas:

- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

- PLANEJAMENTO TÁTICO

- PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Vejamos o que cada um representa:

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO está diretamente ligado ao nível hierárquico mais elevado da empresa, Diretoria/Presidência, tem suas ações pensadas para longo prazo, para a empresa como um todo.

O PLANEJAMENTO TÁTICO está inserido no nível médio da empresa, como departamentos, suas ações contemplam medidas de médio prazo, e são mais detalhados que o estratégico, pois são vislumbrados para um departamento e não para toda a empresa.

O PLANEJAMENTO OPERACIONAL é definido na ponta de menor nível hierárquico da empresa, no operacional, ele é bastante detalhado e específico, pensado para curto prazo, imediatista, e seu foco é uma tarefa operacional.

2- DESENVOLVIMENTO

Planejamento estratégico

O conceito de planejamento estratégico pode ser visto de forma abrangente, mais ampla, ou de forma específica. O caráter abrangente dá-se em razão do entendimento de alguns de que todo planejamento é estratégico, na medida em que antevê e escolhe a melhor maneira de atingir os objetivos.

O caráter mais específico traz para o planejamento estratégico o aspecto da dinamicidade, ou seja, trata-se de um planejamento não tão a longo prazo quanto o planejamento formal, sendo, por isso,segundo Kunsh (1986, p. 57) “como uma arma que orienta e guia as tomadas de decisões, face às incertezas, aos conflitos e aos riscos que as organizações têm que enfrentar.”

Para Barbosa & Rabaça (2001) planejamento estratégico, no contexto do marketing, é: “Processo de planejamento e decisão que permite à empresa reagir positivamente às variações do meio ambiente, explorar melhor as oportunidades de mercado, através de um correto posicionamento de marketing, da implantação de novas técnicas de administração e de um conjunto de ações objetivando atingir as metas em sintonia com a missão da empresa. Este processo, realizado pelos integrantes da direção da empresa, segue geralmente os seguintes passos: a) missão da empresa (principal finalidade, em que negócio está a organização e para onde ela vai?); b) análise dos objetivos

globais e políticos (o que é a empresa, o que está tentando realizar?); c) avaliação dos recursos; d) integração com o meio ambiente; e) estrutura organizacional; f) estratégia global (a empresa deve crescer, manter-se ou retrair-se?); g) prioridades estratégicas (quanto a empresa deve crescer? em que lugares?); h) planos (quais os alvos a serem atingidos?; i) controle (sistemas de acompanhamento a serem adotados); j) realimentação do sistema organizacional”.

Para SHINYASHIKI, visão é tudo. Se o empreendedor tiver VISÃO, que para ele é a arte de ver as oportunidades onde muitos só veem problemas, ele terá sucesso, baseado nas suas ideias o empreendedor deve se antepor ao problema, enxergando as entrelinhas e solucionando a dificuldade de forma proativa, ou seja, se antecipando a ela. Ele acredita que o futuro é consequência do presente, então se enxergar o futuro, teremos sucesso.

Já SANTOS, acredita que o planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se dos meios acessíveis para se alcançar os objetivos pretendidos. Para ele é necessário que haja uma série de eventos planejados para o atingimento da meta, o empreendedor deve ter eficácia, eficiência, proatividade, fazer previsões e ter efetividade. O planejamento deve ter viabilidade técnica, economica e política – institucional.

ATIVIDADE PROPOSTA – PROJETO SOCIAL

O grupo optou por um projeto social, fomos visitar uma casa de apoio as crianças resgatadas pelo conselho tutelar, onde realizamos algumas brincadeiras e no final entregamos sacolinhas surpresas para as crianças.

Com o intuito de levar alegria e companhia a essas crianças carentes realizamos brincadeiras diversas, como, VIVO OU MORTO, DANÇA DA CADEIRA entre outras, conversamos com elas e podemos notar que o pouco que fizemos pra eles é MUITO, que algumas horas de companhia e conversa deixam eles felizes.

Como a organização e o planejamento são imprescindíveis em uma empresa, para esse projeto não poderia ser diferente, analisamos cada tópico e o grupo entrou em um consenso de que visitar essas crianças iria fazer muito bem a elas, e a nós mesmos, pudemos ver uma realidade diferente, onde algumas pessoas de nosso grupo nunca tinham tido contato algum com esse “mundo”, nos sensibilizamos muito com cada história de vida dessas crianças, onde Mães e Pais são ausentes, e eles contam com a ajuda de pessoas dessas casas de abrigo para serem cuidadas.

Essas casas de abrigo são essenciais em suas vidas, graças a elas, elas podem ter uma vida “normal” e digna, são educadas e aprendem como devem se portar perante a sociedade.

Conhecer esse mundo e o íntimo de cada uma delas foi uma experiência única, o difícil foi não sofrer e não se sensibilizar com as vidas ali presentes, ver o quanto reflete na vida e no comportamento delas o abandono, o problema com drogas, trabalho infantil, violências diversas entre outras.

Ver o trabalho desses voluntários é animador, eles cuidam, conversam, educam e tem a consciência de que não podem criar vínculos afetivos, pois cedo ou tarde algumas crianças voltam para os Pais ou são adotadas.

A responsabilidade pelo processo de reintegração familiar não é somente do abrigo, mas também da rede de proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com