TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Trabalhos Academicos Faculdade Anhanguera

Ensaios: Atps Trabalhos Academicos Faculdade Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  8.821 Palavras (36 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 36

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

OBJETIVO 8

1 DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA 9

1.1 A Importância da Logística 9

2 DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA REVERSA 10

2.1 Característica da Logística Reversa 10

2.2 Logística Reversa de Pós-Consumo 11

2.3 Logística Reversa Pós-Venda 12

2.4 Vantagens da Utilização da Logística Reversa 12

3 CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE 14

3.1 Ações relacionadas à sustentabilidade 14

3.2 Benefícios da Sustentabilidade 15

3.3 Três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar 15

3.4 As Cores para a Coleta Seletiva de Lixo 15

4 DEFINIÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL 17

4.1 Perdas na Construção Civil 17

4.2 Perdas Segundo seu Controle 18

4.3 Perdas Segundo sua Natureza 18

4.4 Problemas dos Resíduos na Construção Civil 19

5 O REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS 22

5.1 Prejuízos da não Reciclagem 23

6 ATRASO NAS ENTREGAS E FORNECEDORES NÃO CONFIÁVEIS 24

6.1 Falta de Local Adequado dos Produtos 24

7 TRANSPORTE 25

7.1 Transporte Interno 25

7.2 Transporte Externo 26

8 RISCO E DANOS AMBIENTAIS DECORRENTES DO MANEJO INADEQUADO DOS RCC 35

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 37

ANEXOS 38

INTRODUÇÃO

Antes de abordar sobre logística reversa, é preciso definir o que vem a ser logística reversa e sua principal aplicação segundo as diversas literaturas pesquisadas.

Para Dias, (2005 pg 205), “logística reversa, é a área da logística que tem como objetivo, gerenciar e acompanhar o fluxo de um determinado produto, desde o ponto de venda ou consumo até o local de origem”.

A logística reversa aborda a recuperação, a reciclagem e aplicação dos produtos (resíduos sólidos) de construção civil, embalagens entre outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem, a disposição e o descarte destes resíduos em local seguro.

Atualmente, a preservação ambiental é uma preocupação mundial. Os recursos naturais já pareceram infinitos para a sociedade e a natureza era capaz de absorver quantidades ilimitadas de resíduos. Porém, começaram a surgir consequências das alterações do meio ambiente sobre o homem, mostrando a importância da regulamentação ambiental, visando o desenvolvimento sustentável. Grande parte dos resíduos sólidos gerados no mundo é constituída por resíduos da construção civil. O setor da construção civil é reconhecido como um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico e social. Mas, por outro lado, é responsável por gerar grandes impactos ambientais. Esses impactos são resultados, em sua maioria, do consumo de recursos naturais e da geração de resíduos, mas também podem surgir a partir da alteração da paisagem.

A racionalização é ferramenta que minimiza os desperdícios e a geração de resíduos, através do cumprimento de procedimentos e métodos que otimizam a gestão de recursos materiais e humanos. É na concepção das ideias de um empreendimento que devemos dar inicio a racionalização, pois é nesta etapa que são desenvolvidos os projetos e definidas especificações, sistemas construtivos e tecnologias utilizadas. Uma vez definidas estas variáveis, a racionalização deve continuar durante a construção, manutenção e uso do empreendimento para um bom resultado.

OBJETIVO

Esse trabalho visa informar sobre o beneficiamento e a reutilização dos resíduos sólidos da construção civil, apresentando a legislação vigente aplicáveis desses resíduos depois de sair dos canteiros de obras.

Visa também mostrar as conseqüências que esses resíduos sólidos sem beneficiamento causam ao meio ambiente,e quais os benefícios teremos no futuro se esses métodos forem cumpridos.

1 DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA

É o ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.

Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc.

Atualmente, a logística é conhecida como parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.

A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos cliente a um custo razoável (Ballou apud Razzonilini Filho, 2008, p. 30)

1.1 A Importância da Logística

Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois a quantidade de mercadoria produzida e consumida aumentou muito, assim como o comércio mundial.

2 DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA REVERSA

Entendemos a Logística Reversa como a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com