TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Extrategica Da Area De Resursos Humanoa

Trabalho Universitário: Atuação Extrategica Da Area De Resursos Humanoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

Este trabalho tem como objetivo verificar, na prática, como a empresa entrevistada executa o Processo de Recrutamento, priorizando a qualidade na Gestão da Organização, procurando cumprir com as normas da CLT e o nível de seu Conhecimento nas Particularidades na Convenção Coletiva de Trabalho.

A empresa entrevistada é a DSS Construtora, localizada na cidade de Luís Eduardo Magalhães – BA. Seu ramo de atividade é a construção civil. A empresa hoje conta com 20 funcionários.

A Dss construtora tem como objetivos, ultrapassar dificuldades e fronteiras, buscando a expansão das ideias, Fundada pelo Sr. Danillo Souza no ano de 2011 tem realizados vários projetos de construções principalmente em fazendas da região oeste da Bahia.

.

Sua missão é oferecer serviços e produtos de excelência, na área de construção civil, realizando soluções que agregue valores aos projetos de forma moderna e profissional. A visão é de ser uma empresa reconhecida e de destaque, comprometida com a melhoria continua dos processos e o crescimento sustentável.

Seus valores estão embasados em

• Ética

• Qualidade de vida

• Respeito aos clientes, colaboradores e parceiros.

• Rentabilidade

• Integridade

• Empreendedorismo

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SETOR DE RECURSOS HUMANOS

O profissional de RH é aquele que atua diretamente com as pessoas dentro da organização de trabalho, e como tal, é sensível tanto ao cenário e contexto social em que a organização está inserida, quanto ao cenário da organização e às pessoas que fazem parte dela.

O setor de recursos humanos da empresa é exercido por profissionais que também exercem outras funções como administrativo e financeiro. Esses profissionais tem formação em administração de empresas e conciliam as funções estabelecida a cada um.

A empresa procura sempre fazer a descrição de cargos. Essa descrição de cargos começa pela relação das tarefas que serão realizadas pelo colaborador, o local ou os locais que serão realizados, os equipamentos a serem usados e os objetivos desejados.

2.2 SELEÇÃO E RECRUTAMENTO

Sobre a definição de recrutamento, os autores têm conceitos complementares. Para França (2009, p.29), “O recrutamento é a fase inicial para o preenchimento de uma vaga que está em aberto”. Já para Milkovich e Boudreau (200, p.162), “Recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns posteriormente serem contratados para o emprego”.

De acordo com Marras (2009, p.69), a finalidade de recrutamento pode ser definida como “a captação de recursos humanos interna e externamente à organização, objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa”.

Segundo Chiavenato (1985), “Recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher”.

O processo de recrutamento na empresa na maioria das vezes é externo, pois como a empresa trabalha com prestação de serviço a cada nova empreita dependendo da demanda são contratados novos colaboradores.

A escolha de novos colaboradores é realizada por indicações de amigos ou familiares e também por currículos deixados por candidatos na empresa.

A empresa ainda não utiliza o recrutamento on-line, pois a empresa está em desenvolvimento e ainda não tem estrutura suficiente, porem os gestores sabem que o recrutamento on-line gera menores custos e permite maior acesso aos candidatos.

O processo de seleção é feito através da análise de currículos. Faz entrevistas e teste de conhecimentos específicos de cada cargo.

Para a verificação sucesso ou não do processo de recrutamento e seleção a empresa faz avaliações, verificando se os objetivos foram concluídos de forma satisfatória para ambas as partes empresa/colaboradores.

2.3 AVALIAÇÃO DA GESTÃO

Segundo os gestores a empresa é avaliada periodicamente. Todos os processos são avaliados. A empresa busca melhorias e deseja fazer pesquisas de satisfação com os clientes e colaboradores conhecendo as necessidades presentes e futuras de cada um.

Avaliando desde os fornecedores até a mão de obra, avaliar se as medidas tomadas até o momento estão sendo eficazes e utilizando o controle de planejamento (medição, comparação e ação corretiva).

A empresa busca profissionais com habilidades necessárias para o bom desenvolvimento das funções. E na admissão do funcionário é realizado o treinamento de admissão (integração) com carga horaria de 6 horas e no decorrer do tempo são realizados treinamentos periódicos.

A empresa busca assegurar que os produtos/serviços que estejam não conforme sejam identificados e controlados o mais rápido possível para que não gere insatisfação do cliente e acarrete em prejuízos para ambas as partes. a empresa trabalha com garantias de serviços assegurando que o cliente tenha o serviço desejado.

2.4 CLT E CONVENÇÕES COLETIVAS

“É devida pelo empregador, no mês de dezembro, a gratificação salarial a todos os empregados (urbano, rural, doméstico, avulso e temporário) independentemente do salário a que fizer jus., levando em consideração as bases legais, referente ao 13º salário (gratificação natalina): Lei n. 4.090, de 13/7/1962 (DOU-I de 26/7/1962). Na empresa entrevistada, o 13º é pago em duas etapas: metade no mês de novembro e a outra metade até o dia 20 do mês de dezembro do ano correspondente.

Os chamados Acordos com os Funcionários não são realizados dentro da empresa, pois a mesma busca trabalhar de acordo com as Leis Trabalhistas e sabe que tal procedimento é absolutamente ilegal.

Segundo o art. 130 da CLT, “após cada período de doze meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado tem direito a férias. O art. 7º, inc. XVII, da Constituição Federal de 1988, estabelece que seja direito do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com