TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto-desenvolvimento CAA

Tese: Auto-desenvolvimento CAA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Contextualização do tema

Tema: Desenvolvimento de concreto de auto desempenho CAA.

Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo as indústrias buscam alternativas para aumentarem sua produtividade e diminuir os custos, e uma das soluções que vem crescendo em todos os seguimentos é a da automação dos processos, onde é possível transformar tarefas totalmente artesanais em processos industrializados. E a construção civil que é um segmento que tem um histórico de mão de obra pouco qualificada, vinha sofrendo com as altas demandas do mercado,onde é cada vez mais fica difícil encontrar esse tipo de profissional,portanto essa dificuldade gerou uma oportunidade aos fabricantes de maquinas e equipamentos destinados a construção.

Sendo assim esse trabalho trata de um problema enfrentado por muitas empresas, onde os processos continuam artesanais e não possui nenhum estudo de rendimento e produtividade,e a proposta é mudar layout e fabricar alguns equipamentos,visando aumentar a produtividade,padronização das peças e do processo e diminuir esforço físico e mão de obra.

Formulação da situação problema.

Esse trabalho tem como objetivo apresentar soluções a empresa de pré-moldados PREMOBRAS, ao setor de corte, dobra e montagem de estruturas de aço (ferragem), colocada no interior das peças de concreto que serve para garantir a resistência das peças atendendo as solicitações de esforços definidas em projeto.

A empresa atua no mercado de pré-moldados em concreto em três seguimentos.

Currais em concreto protendido destinado ao seguimento da pecuária.

Galpões de concreto armado para instalações industriais e logísticas.

Galerias para águas pluviais para o seguimento de urbanização e drenagem.

Com o aumento das vendas de galeria o setor não estava conseguindo atender a demanda, se tornando o gargalo na produção, gerando atraso na produção, horas extras continuas e insatisfação dos clientes pelo não cumprimento dos prazos de entrega.

Com esse cenário a empresa tentou algumas alternativas:

1 – solução com horas extras para cumprir as metas não atingidas durante a jornada normal de trabalho.

Problema – aumento do custo com mão de e energia elétrica da iluminação, cansaço da equipe para o dia seguinte e muito retrabalho com as peças por causa da correria.

2- contratação de novos colaboradores para aumentar a produtividade.

Problema – como se trata de uma atividade dedicada não se encontra no mercado profissional treinado que dariam resultado imediato, portanto os resultados demorariam acontecer e o setor teve que deslocar um profissional da produção para treinar o pessoal contratado, causando ainda mais baixa na produtividade.

Depois de avaliar os resultados e constatar que não era suficiente para atingir a meta, a diretoria nos pediu que fizéssemos um estudo do setor e apresentássemos soluções para resolver o problema.

Estudo do setor:

Avaliando as etapas da produção constatamos que não existia um procedimento de trabalho claro onde os colaboradores pudessem ser guiado dentro do processo não tinha os tempos gastos em cada etapa documentado.

Os gabaritos de montagem eram criados de acordo com cada projeto, não existia um projeto padrão, na verdade o processo era todo artesanal.

Com os levantamentos dos tempos do setor chegamos a algumas definições que para atingir a meta proposta pela diretoria que era a produção de 100 galerias de concreto diária, de acordo com o histórico do setor seriam necessários 34 funcionários no setor de armação, onde cada funcionário era responsável por três peças dia.

Foi proposto então que faríamos um novo layout e fabricássemos alguns equipamentos para o aumento da produtividade.

O primeiro equipamento foi quatro bancadas padronizadas semi automática para o pontiamento de ferragens no modelo malha de tela, onde as ferragens eram soldadas de forma continua.

O segundo equipamento foi duas bancadas de dobra onde as telas saídas da bancada de solda eram dobradas de acordo com o tamanho das galerias

OBJETIVO GERAL

O objetivo do trabalho é o uso dos conhecimentos adquiridos no curso de engenharia mecânica para criar equipamentos e soluções que atendam as necessidades das indústrias e dos colaboradores envolvidos nos diversos processos do dia a dia, respeitando as normas de calculo, segurança de trabalho e meio ambiente, nesse apresentado a PREMOBRAS trata de um processo e equipamentos dedicados ao tipo de trabalho exercido pela empresa. Mas todo processo não consegue atingir 100% de eficiência deixando em aberto ao procedimento de melhoria continua.

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »