TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Tese: Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Tese  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

O referido trabalho apresenta uma empresa que foi criada a partir da competência e experiência de seus sócios, onde a transformaram numa empresa reconhecida mundialmente.

O texto nos mostrará como a competência foi instrumento importante no referido reconhecimento empresarial. Também será possível ver algumas possibilidades de crescimento no Brasil e as formas legais para que isso ocorra.

Gráficos e dados foram incluídos ao texto para que fosse possível enriquecer o conteúdo e dar mais clareza aos dados mencionados.

Também conheceremos o que uma empresa exportadora vivencia em seu período de exportação a uma empresa de grande porte como a empresa Sommerhauzer.

DESENVOLVIMENTO

O sonho em se tornar patrão e dominar seu próprio negócio se tornou alvo de muitos indivíduos, que para tornarem concretos esses sonhos são capazes de alçar altos voos.

Entretanto, para se alcançar uma liderança à frente de um negócio próprio é necessário item indispensável, pois características importantes formam e influenciam um ambiente organizacional, dando uma visão de liderança e competência.

Os sócios possuem atitudes empreendedoras, que necessitam de uma administração competente. Assim, segundo Drucker (2000), ser um empreendedor está ligado às atitudes que devem ou necessitam ser tomadas, ou seja, fazer um trabalho sistematizado, afirma ainda que empreendedorismo necessite também de transpiração e não só de inspiração.

Entretanto, o tino empresarial e a experiência auxiliaram os sócios desde muito cedo, o que proporcionou conhecimento das horas e motivos certos de investir ou recuar e conseqüentemente fizeram da Sommerhauzer uma empresa importante no segmento.

Para Rezende (2010), o gestor deverá seguir inúmeras práticas administrativas dentro da empresa, garantindo uma boa gestão e conseqüentemente o bom funcionamento da mesma.

Assim, a empresa ganhou reconhecimento mundial e também grande sonhos de se expandir pelo mundo. Com isso, os sócios começaram a pensar em implantar seus negócios no Brasil, fato que acompanhou a ideia de se ter manter essa mesma empresa com dívidas tributárias e trabalhistas, sem culminar seus negócios em falência.

Uma alternativa seria encarar a Lei de Falências, onde novas mudanças aconteceram no ramo empresarial, como o fim da concordata de antigamente, que foi substituída pela recuperação extrajudicial e judicial, que foi aprovada em 2005, cujas mudanças foram comemoradas pelo governo e pelos empresários endividados, que acreditaram na redução de juros bancários.

Essa substituição foi vista como um avanço pela equipe econômica do país.

Assim, uma solução para as empresas que possuem dívidas com trabalhadores e com o fisco seria de pedir uma recuperação judicial, onde a empresa teria uma chance de se reerguer, produzir e continuar contribuindo com a economia brasileira.

Cuja solução para empresas com dívidas foi comemorada pelo advogado Murilo da Silva Freire, do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados, cujo comentário foi feito à Revista Consultor Jurídico.

A empresa por sua vez, não se exime de quitar suas dívidas trabalhistas e tributárias, porém a partir do pedido ao governo de recuperação judicial, a mesma teria 180 dias para a quitação das mesmas, ou então seria decretada a falência pelo próprio juiz, mas mesmo ocorrendo esse fato o empresário ainda teria bastante tempo para caminhar com a empresa em funcionamento, pois processos como estes no Brasil duram até 20 anos para se concretizarem o veredito e uma vez pedidos à recuperação judicial evitaria a falência, pelo menos imediata da empresa.

Com esses sonhos de crescimento, a Sommerhauzer conseguiu grandes proporções em termos de importação e valorização, onde podemos acompanhar abaixo:

Figura 1. BRASIL. Importação: Restante do mundo, China e Alemanha: 2000-2010.

Conhecido como gráfico de linhas, esse tipo de gráfico remete simplicidade e clareza. É um gráfico que exibe as alterações dos dados em determinado período de tempo, assim, deixa claro o tempo e a taxa de mudança.

Portanto, um modelo de gráfico perfeito para demonstrar a Importação feita pela empresa Sommerhauzer de produtos existentes na China, na Alemanha e no resto do mundo, onde nos mostra claramente o aumento do número de Importações realizadas entre o período de 2000 a 2010, cujo aumento pode ser notado em grandes proporções a partir do ano de 2008.

Como também fica clara a diminuição dessa importação com a Alemanha que despencou em 2010.

A seguir podemos ver como a referida empresa se inseriu no mercado e se tornou uma das maiores importadoras do Estado de São Paulo no segmento.

Figura 2. China: Importação total (Brasil) e São Paulo

Esses gráficos também são conhecidos também como gráficos de rosca. Eles exibem os dados como proporção de um todo e são usados para destacar categorias de valor.

Essa figura exemplifica bem um gráfico de pizza explodido, pois tem uma de suas fatias explodidas, cuja fatia traz o valor percentual importante a ser analisado a partir de um todo.

Assim, o gráfico nos mostra o valor em porcentagem de quanto a importação no estado de São Paulo, foi substancial entre o período de dezembro de 2010 a janeiro de 2011, dando a noção de crescimento no mercado brasileiro dentro do estado de São Paulo da Sommerhauzer e se posiciona entre as maiores importadoras do setor.

Figura 3. SOMMERHAU COMPANY. Participação na importação brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com