TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Aprendizagem Escolar: Concepções e Reflexões

Por:   •  5/10/2022  •  Artigo  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 4

Título: Avaliação da Aprendizagem Escolar: Concepções e Reflexões

Solange Maria Ferreira de Sousa

Resumo: Este trabalho apresenta como tema a avaliação da aprendizagem escolar tendo como campo empírico as experiências vivida  em sala de aula durante a prática docente. A priori é abordado o referencial teórico que dialoga com a temática escolhida, onde se enfatiza os autores Cipriano Carlos Luckesi e Jussara Maria Hoffmann. Finaliza-se com a análise de que o ato pedagógico vem assumindo funções que podem favorecer o desempenho do aluno e a atuação do professor. Assim a avaliação deixa de ser classificatória diagnóstica e somatória a luz dos textos e artigos debatidos no início deste trabalho.

Palavras-Chave: Avaliação, Prática de Ensino e Aprendizagem

INTRODUÇÃO:

         O presente artigo analisa a importância da avaliação da aprendizagem, seus conceitos em diferentes olhares articulados às práticas vivenciadas em sala de aula e parte da hipótese que a avalição da aprendizagem não é uma atividade isolada na prática pedagógica, um mecanismo neutro ou uma questão puramente técnica desprovida de intencionalidade. O método utilizado é o hipotético dedutivo, pois parte-se de uma possível resposta advinda de uma compreensão  mais geral da temática para uma visão particular através de uma pesquisa bibliográfica nos escritos de Cipriano Carlos Luckesi e Jussara Maria Hoffmann. A prática avaliativa excludente acontece em diferentes níveis e modalidades de ensino há muito tempo, segundo Luckesi (2006, p.169), desde o início da escola propriamente dita:

 A prática de provas/exames escolares que conhecemos tem sua origem na escola moderna que se sistematizou a partir dos séculos XVI e XVII com a cristalização da sociedade burguesa. As pedagogias jesuíticas (séc. XVI) comeniana (séc.XVII), lassalista(fins do século XVII e início do XVIII) são expressões das experiências pedagógicas desse período e sistematizadoras do modo de agir com provas/exames.

 

        Diante das exposições teóricas estabelecidas acima, a questão que baliza este trabalho é: Qual a importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem

AVALIAÇÃO ESCOLAR:

 

         A compreensão do objeto de estudo deste trabalho norteia-se a partir da definição do termo avaliação estabelecida por Kraemer (2006), avaliação vem do latim, e significa valor ou mérito ao objeto em pesquisa, junção do ato de avaliar ao de medir os conhecimentos adquiridos pelo individuo. È um instrumento valioso e indispensável no sistema escolar, podendo descrever os conhecimentos, atitudes ou aptidões que os alunos apropriaram. Sendo assim a avaliação revela os objetivos de ensino já atingidos num determinado ponto de percurso e também as dificuldades no processo de ensino aprendizagem.

Na visão de Luckesi a avaliação, atesta a possibilidade efetiva de desenvolvimento de pesquisas de vários tipos, até da mais rigorosa pesquisa acadêmica, mesmo nas nossas escolas. É verdade que elas não representam a situação comum das escolas da rede pública no país, como já ficou dito. Mas, guardadas as devidas distâncias, creio que podemos, a partir de seu estudo, discutir um pouco o estado atual da questão do professor-pesquisador e seu saber, tal como vem sendo apresentada por alguns dos seus estudiosos.

Outro autor que legitima as visões abarcadas acima é HOFFMANN (1996), que afirma existir equívocos estabelecidos em relação a termos pertinentes á prática avaliativa de todo o processo avaliativo: a expressão medida, em educação adquiriu uma conotação ampla e difusa. Assim muitas das vezes a finalidade da avaliação é esta, cabendo assim a cada professor saber utilizar o sinônimo de avaliação abordada por cada teórico, ressaltando que o método de avaliar está dissociado do processo de construção do conhecimento.

        A revisão bibliográfica efetiva neste trabalho evidencia que a avaliação é uma questão epistemológica, mas é também política, por se constituir em um momento privilegiado no qual o poder se manifesta para  aprovar ou reprovar, elogiar ou punir, por isso  verifica-se que para se compreender a avaliação no interior da escola é preciso analisar a relação escola/sociedade. Nesse sentido, são múltiplos e variadas as contribuições de autores que abordam essa relação entre escola e sociedade e que tecem considerações referentes às funções da escola, contribuindo para uma melhor compreensão do ato de avaliar. Tal aspecto é legitimado por FOUCAULT( 2009), onde afirma que a escola inicia sua organização, seja de espaço dos indivíduos, da arquitetura escolar, das disciplinas enquanto conteúdo; dos exames como prova de comprovação ou medição do saber alcançado; buscando sempre uma classe homogênea e marcando uma hierarquia entre o saber e a capacidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com