TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Proteção Radiológica Aplicada aos Exames de Tomografia Computadorizada

Por:   •  6/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

Instituto de Ciências da Saúde - ICS

Tecnologia em Radiologia

PIM

Projeto Integrado Multidisciplinar

Avaliação da Proteção Radiológica Aplicada aos Exames de Tomografia Computadorizada

Trabalho apresentado junto Curso de Tecnologia em Radiologia do ICS como parte da nota das disciplinas cursadas no semestre.

Brasília/DF

 15 de novembro de 2013

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 2]

Instituto de Ciências da Saúde - ICS

Tecnologia em Radiologia

Banca Examinadora do Projeto Integrado Multidisciplinar “Avaliação da Proteção Radiológica aplicada aos exames de Tomografia Computadorizada”, apresentado ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista, em 15/ 11/2013, avaliado conforme relação abaixo:

Nota do trabalho escrito (Artigo): __________

Nota da apresentação oral:          __________

BANCA EXAMINADORA:

_____________________________________

Orientador (a) Professora Fernanda Oliveira

Universidade Paulista – UNIP

                             __________________________________________

Prof.                                                  .

Universidade Paulista – UNIP

_____________________________________

Prof.                                                  .

Universidade Paulista – UNIP

RESUMO

Este estudo tem como objetivo relatar a historia da Tomografia Computadorizada (TC) e sua importância para a radiologia e a humanidade.

Em 08 de novembro de 1895, o físico Wilhelm Conrad Rontgen, descobriu um novo tipo de radiação, os raios X, trazendo assim na área de diagnostico por imagem um grande passo. E com os avanços na área, na década de 70, surgiu a TC, pelo engenheiro eletrônico Sir Godfrey N. Hounsfield, em Middlesex, Inglaterra. Com a evolução veio á melhoria de imagens, diminuição de tempo na realização de exames e ate mesmo em suas entregas.

O trabalho foi feito de uma pesquisa realizada no Hospital de Base de Brasília, com técnico responsável, ALEXANDRE, que esclareceu dúvidas e mostrou como funciona o aparelho de TC.  Como funciona a mesa, sala de comando, exame, protocolos e meios de contraste.

No hospital tem um tomógrafo de ultima geração, onde é realizado o exame em menos de cinco minutos, com mais de duzentas imagens com uma varredura da anatomia a ser examinada. A maioria dos exames já sai com resultados, exceto os que precisam de analise (laudo).

E primordial que o radiologista que atue, na área de tomografia computadorizada ou em outra área de diagnostico, ter vasto conhecimento em anatomia.

1.0-INTRODUÇÃO

No final do século XIX, no dia 08 de novembro de 1895, foram descobertos os Raios X pelo físico alemão Conrad Roentgen ao ver sua mão projetada numa tela enquanto trabalhava com tubo de Cookes. Radiação invisível que ele chamou de raios X, por ser aquilo uma incógnita.

No início do século XX, ocorreu uma revolução no meio médico, trazendo um grande avanço no diagnóstico por imagem.

A tomografia computadorizada (TC) surgiu na década de 70, pelo engenheiro eletrônico Sir Godfrey N. Hounsfield, em Middlesex na Inglaterra. Para avaliação de tecido mole. O primeiro tomógrafo foi para estudo do crânio. E   revolucionou o diagnóstico neurológico.

Na radiologia o termo tomografia deriva das palavras gregos tomos e significa “parte” e graphein, que significa “escrever”. A TC utiliza um computador e um sistema mecânico de formação de imagens bastante complexo para gerar imagens cortes anatômicos nos planos axial, sagital e coronal (BANY et al,2012).

A introdução dessa modalidade revolucionou o diagnóstico neurológico. Antes de sua introdução, o diagnóstico de tumores cerebrais, avaliação de hematomas, trauma crânio encefálico (TCE), do acidente vascular encefálico só podia ser feito de forma clínica ou por intervenção cirúrgica.

Após este momento, muitas transformações na realização de estudo de corpo inteiro, passando a serem incorporadas nos maiores centro de imagens do mundo.

Desde sua descoberta, a TC está em crescimento tecnológico na busca de imagens com maior resolução em curto espaço de tempo. Hoje há variedade de equipamento no mercado buscando e atendendo às necessidades de cada centro diagnóstico. A TC é uma imagem que deriva do tratamento informático, os dados são adquiridos através de várias projeções angulares dos feixes de raios X. Secção transversal (axial) do corpo durante a varredura das imagens.

1.1-IMAGEM TOMOGRÁFICA

A definição de uma imagem tomográfica fica fácil de ser concluída, quando quem a interpreta detém conhecimentos sobre sua formação e princípios físicos envolvidos, representa um somatório de processos que norteiam o conhecimento sobre a radiação ionizante e a tecnologia da informática. A união de todos os conceitos ajuda na interpretação e produção de uma imagem.

1.2-CONCEITO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

A TC é um método de aquisição de imagens detalhadas do corpo humano, adquiridas através da interação dos fótons de raios X como a matéria (COSTA et al,2009). O resultado desse processo é várias atenuações nos tecidos estudados e medidas de atenuações que são lidas em forma de um sinal elétrico, que através de sensores e sistema computacional transformará essas informações em imagem digital.

1.3-CONCEITOS BÁSICOS DE PROTEÇÃO RADIOLOGICA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

O levantamento radiométrico é para avaliar a blindagem e os níveis de radiação nas áreas adjacentes às salas de tomografia, visando à proteção individual dos médicos, técnicos, funcionários e pacientes presentes nos setores.

A Portaria 453/98-MS diz que o treinamento em proteção radiológica deve ser realizado anualmente. Abordando os fundamentos básicos de Proteção Radiológica e técnicas práticas de otimização das doses em profissionais e pacientes envolvidos neste tipo de prática. Esse treinamento é destinado a todos os profissionais expostos à radiação ionizante, cuja importância está atrelada em manter a equipe técnica atualizada (Portaria 453/98/MS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (722.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com