TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Azeite De Oliva

Monografias: Azeite De Oliva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 A HISTÓRIA DO AZEITE

Não se sabe ao certo a origem do uso do azeite, mas certamente é um fato milenar. Juntamente com a parreira, a oliveira foi uma das primeiras árvores a ser cultivada, há mais de 14 mil anos no Mediterrâneo Oriental e na Ásia Menor. Há registros de que fenícios, sírios e armênios foram os primeiros povos a consumir azeite, sendo que os gregos e romanos são responsáveis pela difusão do produto na Europa e no Ocidente (BONTEMPO, 2008).

Os egípcios talvez tenham sido a primeira civilização a utilizar o azeite de oliva para diversos fins e foram também um dos melhores produtores de azeites do mundo antigo. O produto era utilizado praticamente para tudo: como tempero, recurso para frituras, remédio, além de estar presente nas cerimônias religiosas (BONTEMPO, 2008).

2.2 O AZEITE NO BRASIL

Foi em 1936 que Antônio de Oliveira Pires, português de Leiria, chegou a Campos do Jordão para tratar da saúde e naquele mesmo ano criou a Aviação Campos do Jordão. No ano seguinte, fundou a Viação São Paulo - Campos do Jordão. As estradas da época eram precárias, e o trajeto podia demorar coisa de sete horas. Sofrendo prejuízos constantes, em 1951, Pires decidiu vender a empresa e dedicar-se ao cultivo de azeitonas (PERCUSSI, 2006).

Assim, plantou as primeiras mudas, mas não teve sucesso. Não havia especialistas disponíveis que pudesse consultar. Foi quando um espanhol chamado Galvez lhe informou que as oliveiras só nasciam encavaladas. Seis anos depois já havia no sitio 10 mil oliveiras, 50% delas em franca produção os quais geravam 1.500 kg de azeite por ano, o suficiente para seu próprio consumo, o de seus amigos e para vender as indústrias interessadas. O clima da Mantiqueira era igual ao da Europa e propiciava o cultivo de oliveiras. Pires faleceu em 1966 e a fábrica foi fechada, pois ninguém mais cuidou das oliveiras. Restaram apenas alguns poucos pés (PERCUSSI, 2006).

Figura 1 Pioneiro no Brasil

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com