TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Azulejos

Seminário: Azulejos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho representa o documento final a apresentar para conclusão da unidade curricular da disciplina de Técnicas Retrospectivas.

O assunto abordado é o azulejo, a seguir poderá ser encontrado o seu histórico, disseminação, escolas de azulejos, seus fatores de degradação etc.

O termo azulejo designa uma peça de cerâmica com pouca espessura, onde uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento denominado de esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitetura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.

HISTÓRICO:

Azulejo é um pequeno ladrilho esmaltado, cuja palavra deriva do termo árabe alzulaich ou zuléija, que significa pedra lisa e chata.

As mais antigas peças de azulejo foram encontradas a cinco mil anos a.C, no Egito, mas foram os árabes que levaram a arte do azulejo para a Espanha e essa se difundiu pela Europa.

Azulejos Alicatados:

Não se conheciam técnicas de pintura que permitissem que as tintas não se misturassem durante a queima, então eram feitas placas de barro de uma só cor.

Estas placas eram cortadas com um tipo de alicate, o que permitia obter determinados efeitos, depois de colocados em combinação com outras, de cores diferentes, obtidas pelo mesmo processo.

Depois:

Aparecem os azulejos de aresta que eram fabricados aplicando um molde no barro ainda cru, criavam-se relevos ou arestas, que evitavam que as tintas de diferentes cores se misturassem durante a cozedura da argila.

A cor predominante era o azul, por influência da louça pintada desta cor, que chegava do Oriente, mas é no século XVIII que a azulejaria portuguesa afirma sua grande originalidade.

No século XIX, os azulejos passaram a ser produzidos em série, nas fábricas, por processos mais mecanizados e menos artesanais.

DISSEMINAÇÃO DE AZULEJOS

Os Árabes utilizam os azulejos desde o século IX, no Ocidente, as primeiras tentativas foram em meados do século XV;

A técnica de azulejaria chega à Península Ibérica com os árabes;

No início do século 16, Portugal começa a importar azulejos da Espanha;

Em meados desse século, Portugal começa a produzir com influências italianas.;

A sua utilização é comum a outros países tais como a Espanha, a Itália, a Holanda, a Turquia, o Irã e Marrocos.

“Em Portugal, o azulejo ultrapassou largamente a simples função utilitária ou ornamental.

Imprimindo uma nota poética na nossa arquitectura e nas nossas cidade, acedeu ao estatuto transcendente de Arte.”

Jorge Couto (Ex-Presidente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com