TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES

Tese: AÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 QUESTÕES 4

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A Fazenda Nova, localizado no município de Brejo de Madre de Deus, no estado de Pernambuco, região nordeste do Brasil, enfrenta sérios problemas com relação à prática do turismo que representa a mola propulsora da economia local.

Essa atividade econômica tão importante para a região, hoje, devido a gestão administrativa mal executada gera problemas para a população local, que sobrevive dela, porque concentrou-se apenas em torna dos aspectos ligados ao evento religioso da encenação da “Paixão de Cristo” que acontece todos os anos na referida fazenda no período da Páscoa. Os demais setores comerciais da região ficam comprometidos durante o restante do ano.

O objetivo deste trabalho é identificar quais são os aspectos causadores desse problema, analisá-los com base não só na questão turística, mas também em indicadores locais tanto econômicos quanto sociais, indispensáveis para uma precisão nos resultados que serão apresentados.

Será necessário determinar um plano a ser executado, seja ele estratégico, tático ou operacional, dependendo da demanda, para a vila de Fazenda Nova. O passo seguinte é propor ações que venham reduzir os problemas locais encontrados.

A relevância desse trabalho se dá no fato de que a comunidade local e da região do município de Brejo de Madre de Deus depende da atividade turística para a sua sobrevivência, sendo a única fonte de renda para muitas famílias.

2 QUESTÕES

1. Com base nas informações do estudo de caso, apresente um plano (estratégico, tático ou operacional) para a vila de Fazenda Nova e justifique o plano escolhido.

Diante da situação apresentada no estudo de caso da Fazenda Nova, percebe-se claramente que o problema está associado à falta de incentivo ao turismo local ao longo de todo o ano, ficando restrito apenas à encenação da Paixão de Cristo, na Páscoa, onde todo o investimento foi concentrado.

Por conta disso, os demais setores ligados à atividade turística ficaram comprometidos por falta de oferta de atrativos que despertem nos turistas o interesse em conhecer e freqüentar a região de Brejo da Madre de Deus.

Analisada a situação e entendendo que a necessidade de retorno é imediata por parte dos moradores local, entende-se que o planejamento que atende à demanda é o operacional. Este possui um prazo curto para alcance dos resultados. É o planejamento diário, que trata de cronogramas, tarefas específicas e alvos mensuráveis e envolve gerentes, em cada unidade, que serão responsáveis pela realização do plano (cf. MONTANA e CHARNOV, 2006 apud KOETZ, 2009, P. 72).

A escolha por esse planejamento é justificada pelo fato de que, embora o problema seja de toda uma região, cada empresa deverá ser gerida individualmente, controlando os seus processos e montando as suas estratégias, buscando, ao final de tudo, um beneficiamento coletivo.

Os esforços devem ser concentrados na luta pela valorização do turismo local, e cada empresa deverá fazer a sua parte, oferecendo o que há de melhor em seus produtos e serviços, a fim de promover um maior fluxo de pessoas ao longo de todo o ano.

2. Apresente as ações que poderão tomar com relação ao plano escolhido para respeitar o meio ambiente (local em que a Fazenda Nova está localizada) bem como os princípios éticos da cultura local:

▶ AÇÕES AMBIENTAIS

O município de Brejo da Madre de Deus tem uma natureza bastante rica devido à quantidade de serras e quedas d'água livres, o que proporciona um grande escorrego natural, onde pessoas podem se divertir deslizando sobre a água que corre por este escorrego. Além disso, há um grande potencial para o Ecoturismo na região, sendo possível a prática de esportes, como rappel, ciclismo de aventura, calvagada, trekking, montanhismo, camping entre outras práticas.

Para que o desenvolvimento turístico seja desenvolvido no local sem causar danos ao meio ambiente é necessário:

- desenvolver o turismo sustentável, considerando o crescimento econômico, não esquecendo de respeitar os costumes locais, sem que o meio ambiente seja afetado;

- formação de associação de guias, devidamente registrados e capacitados para que as pessoas que adentrem a natureza faça de forma responsável, com acompanhamento profissional;

- promover oficinas de Educação Ambiental com a comunidade local para que sejam multiplicadores entre os turistas, chamando atenção para a necessidade de preservação a partir de práticas ecologicamente equilibradas;

- montagem de um Centro de Coleta, seleção e destinação correta dos resíduos gerados pelo população e visitantes, na tentativa de reduzir os impactos causados pelo lixo e evitar a contaminação das fontes hídricas, solos, ar e, consequentemente, evitar danos também à saúde humana.

▶ AÇÕES ÉTICAS

Tempos atrás, algumas festas eram realizadas no município estudado a exemplo da Festa da Cenoura, devido às grandes produções que o município alcançou no século XX, sendo exportador para todo o Brasil. O Brejo Fest, carnaval fora de época, que promovido entre os meses de novembro e dezembro. Nos meses de Abril ou Maio o Conselho de Desenvolvimento Sustentável CONDESB realiza, desde 2000, a Feira do Verde que promove a arborização e educação ambiental.

Pensando nas tradições locais, ações devem ser voltadas para o fortalecimento da cultura e promoção responsável do turismo. Sendo assim:

- resgate da Festa da Cenoura e do Brejo Fest, em diferentes épocas do ano, com grande divulgação na mídia para atrair os turistas para a região, movimentando assim a economia local;

- ampliação da Feira Verde, associando-a a eventos como Congressos, Simpósios, entre outros, a fim de atrair não só profissionais da área, mas também interessados no assunto, o que ajuda a fortalecer também a prática do turismo;

- durante o período da encenação da Paixão de Cristo promover, fora de Nova Jerusalém, feiras artesanais e culturais para que os produtos da região sejam apresentados ao público, onde pode haver também a comercialização deles, o que ajuda descentraliza o interesse dos turistas;

- eventos ligados à diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com