TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BCG VOLKSWAGEM

Trabalho Escolar: BCG VOLKSWAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  2.888 Visualizações

Página 1 de 3

História

Lançada com a missão de criar um carro para o publico em massa, a Volkswagen surgem em na década de 1930.

Heinz Nordhoff , então presidente da Volkswagen em 1950, decidiu expandir a marca para fora da Alemanha, querendo atingir novos mercados e novos países, com ideias inovadoras e pretendendo adaptar a marca ao gosto dos diferentes mercados que poderia encontrar.

A sede no Brasil foi criada em 1953, desde então a empresa tem desenvolvido modelos originais e variantes para seus diversos mercados, seja nas Américas ou África. O Brasil é o segundo maior mercado da Volkswagen, perdendo somente para a China, a demanda brasileira é tão grande que outras sedes vizinhas, como no México costumam ajudar a suprir o mercado brasileiro.

A Volkswagen dominou o mercado de venda de automóveis no Brasil por muitos anos, porém viu sua concorrente italiana FIAT ultrapassa-la em 2001, desde então a Volkswagen vem tentando recuperar o posto com modelos de diversas categorias, sua principal arma é a linha Fox/CrossFox, que tem dado muito lucro e ajudando a alavancar a marca, visto que a rival enfrenta problemas internos.

Visão: Ser líder em qualidade, inovação, vendas e lucratividade da indústria automotiva na América do Sul, com um time de altaperformance e focado no desenvolvimento sustentável.

Missão: A Volkswagen do Brasil é uma fabricante de veículos de alto volume orientada para a qualidade, satisfação do cliente, inovação e responsabilidade socioambiental. Concentramos nossos esforços em agregar valor aos acionistas, colaboradores, clientes, concessionários, fornecedores e à sociedade

A teoria BCG

A teoria da matriz BCG,foi criada com o objetivo de simplificar a situação da empresa e seus produtos, apresentando dados de qual produto está vendendo melhor e qual está causando prejuízo.

É uma análise extremamente útil, principalmente para descobrir o produto “abacaxi”, que é o prejuízo da empresa.

Ponto de interrogação: (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;

Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”.

Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”.

Abacaxi: (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.

Matriz na Empresa Volkswagen

Interrogação: O produto que pode ser considerado interrogação é o Volkswagen Up, é uma das apostas da empresa para recuperar o posto de marca mais vendida no Brasil. A empresa decide apostar em um modelo novo, que vai concorrer com sua principal adversária na venda de carros, a italiana FIAT .

Estrela: O produto estrela da Volkswagen pode ser considerado o Jetta, é um dos modelos mais novos e luxuosos da marca, feito para competir com outros sedãs da categoria, ele vem puxando um novo design seguido pela empresa, buscando inovar e modernizar todos os seus veículos.

Vaca-leiteira: É o Gol, sucesso da marca no Brasil. Por muitos anos dominou o mercado e ajudou a Volkswagen a ser a maior vendedora de automóveis por muitos anos, apesar de não ser o top da marca, já possuí 5 gerações, justificando o investimento e evidenciando seu poder no mercado.

Abacaxi: Recentemente a Volkswagen percebeu um novo abacaxi em sua linha de produção, a popular Kombi. Visto que um dia já foi um dos produtos “vaca-leiteira” da marca, a Kombi não atendia as exigências de segurança atuais e passou a causar prejuízo para a marca, visto que não compensaria o investimento em renovar a Kombi e adaptá-la a aos novos padrões, a Volkswagen decide encerrar sua produção.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »