TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baterias Automotivas

Ensaios: Baterias Automotivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

Utilização

A funcionalidade das baterias automotivas

A bateria fornece a energia inicial para o funcionamento do veículo (da partida até o motor atingir rotação ideal para o alternador) e após este estágio ela passa a ser recarregada pelo componente acima citado. Ele supri toda a demanda energética do carro e com o seu excedente ainda recarrega a bateria do automóvel.

A energia gerada pelo alternador é tão maior quão maior seja a rotação do motor, logo, quando o veículo se encontra em marcha lenta (situação de um congestionamento, por exemplo e infelizmente a cada dia mais comum) este componente pode necessitar de auxílio para suportar todos os mimos eletrônicos embarcados que existem atualmente. Ai entram em ação, mais uma vez, as baterias.

Como já dissemos, nos automóveis em geral são utilizadas baterias de chumbo, que consistem em um conjunto de placas de chumbo embebidas em ácido sulfúrico, considerado um ácido forte.

Durante a descarga elétrica, as placas de chumbo se “dissolvem no ácido, convertendo esta mistura heterogênea numa solução de sulfato de chumbo. Neste processo (reversível) aparecem na solução ións positivos de hidrogênio e elétrons livres, que percorrem os circuitos sob a forma de energia elétrica.

Ferramentas de testes

Analisador voltagem amperagem

Componentes

tipos de baterias

BATERIAS OPTIMA

As baterias Optima são formadas por 6 vasos de alta eficiência. Cada vaso contém o mais puro chumbo alternado com fibra de vidro absorvente enrolados em espirais.

A vida útil chega a ser duas vezes maior que uma bateria normal. E o tipo de bateria é o de ciclo profundo, indicando que a bateria pode ser descarregada totalmente e depois carregada sem perder suas propriedades químicas.

Devido a sua estrutura e componentes, a bateria possui uma resistência interna muito baixa, isso indica alta eficiência. Essa eficiência se dá pela grande área de placas enroladas, suportadas por placas finas e material ácido pastoso. Possibilitando realizar uma carga completa em uma hora.

As baterias de ciclo profundo, pode ser repetidamente descarregadas (pouco abaixo de 10,5 Volts) e carregadas repetidamente sem falhas. Baterias de ciclo profundo são recomendadas para uso em sistemas que não possuem recarga constante.

Algumas vantagens:

- fornece altos picos de corrente;

- dura duas vezes mais que as baterias convencionais;

- funciona tanto em clima quente (deserto) ou frio (neve);

- funciona de lado ou de ponta cabeça;

- 14 vezes mais resistente à vibração que as baterias normais;

- maior capacidade de corrente em uma embalagem menor;

- segura a carga em longos períodos sem uso;

Algumas observações:

- as placas de chumbo puro são fixas, impossibilitando que uma placa encoste em outra;

- por ter placas mais puras, elas corroem menos;

- não necessita manutenção;

- utiliza solução ácida mais forte que as baterias normais;

- ideal para ser utilizada em equipamentos móveis sem recarga automática;

BATERIAS DE GEL

As baterias de gel apenas trocaram o ácido líquido para uma solução pastosa do ácido, possibilitando utilizá-la de lado, sem se sujeitar a problemas com trepidações. Mas isso não implica necessariamente em melhoria no desempenho ou eficiência.

BATERIAS DE NO-BREAK

As baterias importadas de no-break costumam ser de ciclo profundo, isto é, podem ser descarregadas sem perda da vida útil e geralmente permitem instalação deitadas.

Uma das baterias comercializadas no Brasil, é do fabricante Enersys (Hawker) (http://www.enersysreservepower.com)

Um de nossos colegas do fórum, informou que utiliza a bateria Enersys, linha Power Safe Front Terminal 12V155FS, comprada a R$650. Ela tem capacidade de 155Ah com dimensão de 56 x 12 x 28cm e pesa 57Kg.

Outro colega utilizou a bateria SBC C11 que tem capacidade de 110Ah, 28 Kg medindo 40 x 10 x 26cm. Confira aqui alguns manuais técnicos.

As baterias de no-break da EnergySys foram desenvolvidas para ter alto desempenho e segurança em sua instalação. Por serem utilizadas em conjuntos de várias baterias elas não emanam gás tóxido devido a tecnologia de recombinação de gases. O oxigênio gerado nos pólos positivos durante a recarga da bateria, migram através de microporos até as placas negativas e por uma série de reações químicas, se transforma em água. Cada célula, possui uma válvula que controla a pressão interna da bateria em casos extremos.

Como o ácido está dentro de um material com micro poros, ela não vaza. Construído de material ABS, tem retardo de chamas e é resistente a choques mecânicos e vibrações. As válvulas apenas permitem a saída de ar e não a entrada.

Outro modelo interessante é o NorthStar 12 VoltBattery NSB170FT com capacidade de 172 Ah

Outra marca mais fácil de encontrar, é a bateria nacional Moura Clean que é uma bateria estacionária de gel, específico para no-break que pode descarregar totalmente sem perda da vida útil. Teoricamente é ideal para som automotivo.

Distribuidoras:

A Bateria Automotiva é composta de um gabinete de material plástico (prolipopileno). Internamente é composta de grelhas que podem receber material positivo ou material negativo. Estas grelhas formam as placas que subdividem a bateria.

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »